Questões de Educação Artística

Assunto Geral

Banca FJPF

Pref- Vitória - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

O Princípio da "Consciência Política e Histórica da Diversidade", presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, deve conduzir à:

a) participação de grupos culturais negros, bem como da comunidade em que se insere a escola, na elaboração de projetos político-pedagógicos que contemplem a diversidade étnico-racial;
b) ampliação do acesso a informações sobre a diversidade da nação brasileira e sobre a recriação das identidades, provocada por relações étnicoraciais;
c) formação e à instrução que devem ser oferecidas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, em todos os estabelecimentos, inclusive os localizados nas periferias urbanas e nas zonas rurais;
d) valorização da oralidade, da corporeidade e da arte, como a dança e a música, por exemplo, que são marcas da cultura de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura;
e) compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem história e cultura próprias, igualmente valiosas e que, em conjunto, constroem, na nação brasileira, sua história.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II - Educação Artí

Ano de 2007

Segundo Robert William Ott a relação entre a experiência de crítica em museu e a aula de arte tem antecedentes históricos no Victoria and Albert Museum e no College of Art em Londres e nas realizações de Thomas Munro no campo da educação em museu, no Cleveland Museum of arte, nos Estados Unidos. Preocupado em ensinar crítica nos museus, Ott afirma:

a) A tecnologia oferece oportunidades de entrar em visitas virtuais nos sites dos museus. Embora nada possa competir, inclusive a tecnologia, com a riqueza de uma obra de arte no original, deve-se resgatar as experiências feitas no Victoria and Albert Museum com esta tecnologia desde o início de seu excelente trabalho.
b) É imprescindível o contato direto com as obras de arte, pois sem o estar em presença da obra a experiência estética fica muito debilitada.
c) A releitura aproxima o estudante das obras de arte, mesmo que seja feita a partir de reproduções. Entretanto estas precisam ser de excelente qualidade.
d) O ensino de arte precisa de um processo sistemático de aprender a ver, observar, pensar criticamente ou investigar a respeito da arte em museus, e isto depende exclusivamente da organização de uma ação conjunta entre escola, curador e a monitoria.
e) A tecnologia de reproduzir obras e simular a experiência que se tem em um museu está em andamento e está fazendo o ver e o aprender arte mais acessíveis e disponíveis do que foram antes na História da arte e da Educação em museus.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Pref- Louveira SP - Professor de Artes

Ano de 2007

O contato com a produção em dança de outras culturas e em diferentes períodos da história é considerado parte importante dentro da abordagem triangular no ensino da Arte. Dentro dessa abordagem, tais conteúdos referem-se ao eixo do

a) apreciar.
b) historicizar.
c) interpretar.
d) contextualizar.
e) fazer.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FEC

Pref. Niterói-RJ - Professor II - Educação Artística

Ano de 2007

Na segunda década do século XX, dois artistas desempenharam no Brasil um papel precursor do que viria a ser a estética modernista celebrada na Semana de Arte Moderna. São eles:

a) Tarsila Amaral e Alfredo Volpi;
b) Anita Malfatti e Lasar Segall;
c) Alfredo Volpi e Lasar Segal;
d) Anita Malfatti e Cândido Portinari;
e) Tarsila Amaral e Cândido Portinari.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

Estado - MT - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Na África, ao sul do Saara, a música representa um sistema de comunicação sonora que inclui determinadas práticas sociais, ao mesmo tempo em que está inserida em diferentes contextos de cultura. Considerando o exposto, assinale a opção correta acerca dos instrumentos musicais africanos.

a) A categoria de instrumentos musicais que simboliza melhor as culturas africanas são os tambores.
b) As harpas-alaúde são instrumentos de corda de origem africana, muito populares e conhecidas em todos os continentes.
c) As campânulas duplas produzem dois sons distintos. São ligadas por um arco e feitas de madeira ou metal e são percutidas por uma baqueta.
d) O lamelofone, ou marimba, é o que a cultura africana tem de mais genuíno. É bastante conhecido no mundo, principalmente na América do Sul.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJPF

Pref- Vitória - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Segundo a Resolução nº 2, de 11/09/2001, que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, os sistemas de ensino devem matricular:

a) os alunos, de acordo com o tipo de necessidade educacional especial, reorientando a matrícula para Escolas Especiais;
b) todos os alunos, cabendo às escolas organizaremse para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais;
c) apenas os alunos portadores de deficiências físicas, que não tenham comprometimento cognitivo;
d) os alunos cegos e/ou surdos e/ou mudos, organizando turmas específicas para eles;
e) os alunos portadores de necessidades educacionais especiais que apresentarem laudo médico, que ateste a sua condição de socialização e aprendizagem. Didática e Currículo

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II - Educação Artí

Ano de 2007

Nos projetos de trabalho propostos por Fernando Hernandez, o portfólio

a) é facilitador da reconstrução e reelaboração, por parte de cada estudante, de seu processo ao longo do percurso de um projeto.
b) permite a conferência da seqüência das aulas dadas, sendo realizado sempre de forma coletiva e compartilhada.
c) é ferramenta do professor para controlar os objetivos procedimentais de seu trabalho, sendo chave também para a avaliação do aluno.
d) organiza todos os trabalhos realizados, os vários textos pesquisados, as anotações pessoais colocando em ordem cronológica o que facilita a avaliação e análise do percurso vivido num projeto.
e) é facilitador da reconstrução e reelaboração de todo o percurso e devem ser expostos para toda a escola juntamente com o produto final num grande mural.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Pref- Louveira SP - Professor de Artes

Ano de 2007

A dança não está sempre presente em nossa sociedade como manifestação artística. As danças podem ser caracterizadas também como de lazer, religiosas, regionais. Indique a alternativa que apresenta conjunto de danças regionais.

a) Candomblé, maracatu e samba.
b) Maracatu, rock, coco.
c) Frevo, maracatu, fandango.
d) Candomblé, coco, maracatu.
e) Fandango, candomblé, samba.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

Estado - MT - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Em uma aula de dança, um projeto de expressão corporal iniciase com estratégias para atrair todos os alunos, inclusive os meninos. Acerca da aplicação e dos resultados desse tipo de atividade em sala de aula, assinale a opção correta.

a) Executar movimentos livres, depois fazer um desenho que mostre a relação entre o tamanho do corpo e o da sala de aula auxiliam os alunos a ter noção de espaço.
b) Para que os alunos conheçam as diversas formas de dançar, devem ser apresentadas a eles obras de arte, fotografias e vídeos de danças de rua e, em seguida, pedir que cada um interprete um estilo.
c) É importante que o aluno inicie uma atividade corporal com a realização direta de passos que expressem determinada mensagem. Para isso, o aquecimento é desnecessário.
d) A avaliação da atividade de expressão corporal deve ser feita durante uma apresentação pública.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJPF

Pref- Vitória - Professor de Educação Artística

Ano de 2007

Um currículo crítico inspirado nas teorias sociais que questionam a construção social da raça e da etnia não pode conceber o racismo como questão de preconceito individual. O foco de tal estratégia passa a ser o "racista" e não o "racismo". Nesse caso, um currículo crítico deve centrar-se na:

a) criação de movimentos populares, que envolvam as comunidades na causa anti-racista;
b) questão multicultural sem, contudo, politizar as discussões sobre o racismo;
c) identificação de grupos culturais específicos, propondo a socialização de todos;
d) discussão das causas institucionais, históricas e discursivas do racismo;
e) informação e na troca de representações, como forma de vivenciar atitudes racistas.

A resposta correta é:

Filtro