Questões de Educação Física

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Educação Física

Ano de 2012

Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física apontam que as vivências nas aulas de Educação Física na escola permitem experiências que transitam entre o sentimento de competência, prazer e vitória e o sentimento de inadequação e de incompetência. Considerando a importância da Educação Física na escola como um dos determinantes para a prática de atividades físicas na vida adulta, é correto afirmar que

a) cabe à Educação Física democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área.
b) a Educação Física na escola deve apoiar-se exclusivamente no ensino dos esportes coletivos.
c) à Educação Física cabe o papel de fortalecer as diferenças entre os mais e menos aptos à prática de atividades físicas ao longo da vida.
d) a Educação Física na escola deve apoiar-se apenas na perspectiva biológica como suporte para a sua prática pedagógica.
e) a Educação Física deve estimular as diferenças de gênero em relação às possibilidades de escolha das práticas de atividades físicas e motoras.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Educação Física

Ano de 2012

É comum a associação entre a prática de atividades físicas e a estética, especialmente no Brasil, onde é possível constatar a relação entre um corpo idealizado e a prática de atividades físicas que está presente nos discursos midiáticos. Alguns importantes autores da área questionam se toda a publicidade que envolve o corpo e a atividade física levará ao incremento da prática de atividades físico-esportivas ou se apenas estimulará o consumo de imagens e informações, condenando as pessoas ao sedentarismo que, não raro, acompanha certa culpa.
Nesse contexto, espera-se que o profissional de Educação Física seja capaz de

a) obedecer à demanda do mercado do corpo, atendendo aos consumidores naquilo que eles esperam e almejam.
b) disseminar informações e sentidos para a prática das atividades físicas, ajudando as pessoas a adotarem uma postura crítica sobre os padrões de beleza, além de proporcionar a prática em si.
c) criar novas técnicas que sejam eficientes para todas as pessoas na conquista do padrão estético veiculado pela mídia.
d) participar da criação de equipamentos que permitam resultados estéticos ótimos, em prazos curtos.
e) conscientizar as pessoas de que a conquista dos padrões estéticos vigentes é a principal meta de um programa regular de atividades físicas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Educação Física

Ano de 2012

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações a seguir.
Para a sociologia, os esportes podem ser classificados a partir das interações específicas entre seus atores e o meio ambiente. Isso significa afirmar que:
( ) esportes individuais são diferentes dos grupais ou coletivos;
( ) esportes em ambientes naturais podem ser distinguidos de esportes praticados em ambientes padronizados;
( ) um esporte organizado em torno de clubes, como o futebol, tem significados sociológicos diferentes daquele esporte no qual o clube desempenha papel reduzido, como no tênis;
( ) a cultura esportiva é a mesma em todas as partes do mundo, independentemente dos valores culturais.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta, de cima para baixo.

a) F, F, V, V.
b) F, V, F, V.
c) F, V, V, V.
d) V, V, F, F.
e) V, V, V, F.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Educação Física

Ano de 2012

Leia o texto e classifique as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).
É consenso entre estudiosos do jornalismo esportivo que alguns veículos de comunicação têm dado mais espaço às notícias sobre as celebridades esportivas do que sobre o esporte em si. Com o agendamento de dois grandes eventos internacionais no Brasil - a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 - parece fundamental que a mídia esportiva assuma seu papel social e se reorganize, dando maior atenção ao contexto esportivo, para que seja possível:
( ) proporcionar maior conhecimento sobre o legado social e econômico que os megaeventos podem trazer para a população do país/cidade sede.
( ) estimular a população em geral à prática de atividades físicas e esportivas.
( ) vender mais produtos das empresas patrocinadores das equipes esportivas.
( ) promover a cidadania e o surgimento de lideranças populares capazes de fiscalizar a organização dos megaeventos esportivos.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta, de cima para baixo.

a) V, V, V, V.
b) V, F, V, V.
c) V, F, F, V.
d) V, V, F, V.
e) F, V, V, F.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Educação Física

Ano de 2012

O conceito de cultura corporal de movimento na Educação Física

a) aparece inicialmente na década de 30, do século XX, quando da introdução da Educação Física na escola.
b) é apenas uma nova forma de denominação das atividades esportivas, danças e jogos.
c) reforça a prioridade do desenvolvimento das capacidades físicas para que as pessoas possam participar de atividades esportivas com mais desenvoltura.
d) traz implicações sobre a pedagogia da Educação Física, que deve visar à formação de cidadãos críticos e reflexivos.
e) relaciona-se, exclusivamente, aos conteúdos como as lutas e atividades rítmicas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Educação Física

Ano de 2012

Com a introdução do esporte moderno como conteúdo da Educação Física escolar no Brasil, principalmente a partir dos anos 30, a mulher manteve-se perdedora porque era um corpo frágil diante do homem. No entanto, por natureza, sempre executou melhor as atividades como a dança e outras de cunho artístico, já que se considerava que o corpo da mulher estava naturalmente mais dotado de docilidade e sentimento do que o dos homens.
Na atualidade, pode-se constatar que

a) os homens passaram a praticar menos atividades esportivas do que as mulheres.
b) o fato de homens e mulheres praticarem os mesmos esportes não significa que a sociedade tenha deixado de considerá-los como mais apropriados para um ou outro gênero.
c) na escola os meninos não se importam mais em compor equipes mistas, nas quais meninos e meninas façam parte de um mesmo "time".
d) os meninos praticam espontaneamente as atividades tradicionalmente consideradas tipicamente femininas, como a ginástica rítmica e a dança.
e) não há mais relações sexistas nas práticas esportivas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Educação Física

Ano de 2012

O planejamento e a preparação de equipes esportivas de alto rendimento, além de voltarem-se para os objetivos técnicos e táticos específicos da modalidade, devem também levar em consideração:
I. os fatores ambientais, como as condições climáticas, altitude e condições atmosféricas;
II. os fatores individuais, como o sono, o repouso e os cuidados com a saúde;
III. os fatores sociais;
IV. a agenda de compromissos com a mídia e patrocinadores como determinante do horário de início ou fim do treinamento.

Está correto o contido em

a) I, II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Educador Físico

Ano de 2012

O profissional de Educação Física quando do oferecimento de um programa individualizado ou coletivo de exercícios físicos, deve exigir previamente de cada participante informações médicas sobre fatores de risco (histórico familiar, consumo de cigarros etc.),

a) obesidade, sedentarismo; doenças (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.), condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas e etc.) e nível de motivação.
b) doenças (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.), condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas e etc.) e o nível atual de condicionamento físico em relação ao de atletas.
c) doenças (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.), condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas e etc.) e expectativas com relação aos efeitos do programa.
d) doenças crônico-degenerativas (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.), condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas e etc.).
e) obesidade, sedentarismo; doenças (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.) e condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas), condição social e escolarização.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Educador Físico

Ano de 2012

O Educador Físico deve considerar na construção do exercício de força que ele envolve as seguintes contrações musculares:

a) dinâmica, excêntrica e balística.
b) dinâmica, concêntrica e excêntrica.
c) balística, concêntrica e isométrica.
d) concêntrica, isométrica e balística.
e) concêntrica, excêntrica e isométrica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Educador Físico

Ano de 2012

A magnitude do efeito de um treino de força muscular realizado de uma maneira adequada é influenciada, de forma determinante, por dois fatores. São eles:

a) motivação intrínseca e suporte técnico.
b) predisposição genética e condição atual de treinamento.
c) motivação intrínseca e nível de habilidade motora.
d) nível de habilidade motora e condição atual de treinamento.
e) nível de habilidade motora e predisposição genética.

A resposta correta é:

Filtro