Questões de Educação Física
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Educação Física
Ano de 2009
Os motivos que podem prejudicar a aprendizagem nas aulas de educação física incluem
I aspectos como a existência de alunos de camadas econômicas variadas em uma mesma turma.
II debates durante as aulas acerca de questões sociais sobre a comunidade dos professores e alunos.
III perturbações decorrentes de condições conjunturais, como o estado ruim de campos, quadras e ginásios e o excesso de chuva ou calor durante as atividades.
IV aspectos pessoais, como o desinteresse no conteúdo das aulas, a preguiça e a falta de esforço em aprender, o medo excessivo de lesões e de insucessos e a dificuldade de acompanhar o grupo como um todo.
Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Educação Física
Ano de 2009
A teoria de estágio no estudo do desenvolvimento motor identifica-se pela
a) descrição de fases com características motoras relacionadas a determinadas faixas etárias.
b) inexistência de relação hierárquica entre as fases de desenvolvimento.
c) inexistência de relação de aprendizado entre movimentos simples e complexos.
d) aquisição de uma sequência fixa de habilidades e invariabilidade na velocidade do aprendizado motor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Educação Física
Ano de 2009
Com base nas características de desenvolvimento que ocorrem na infância, um programa de educação física desenvolvimentista deve
a) encorajar a participação da criança em atividades especializadas de movimento.
b) preparar o ambiente de aprendizagem com o máximo de oportunidade de experiências motoras de locomoção, manipulação e estabilidade.
c) dar oportunidade às crianças de se desenvolverem em habilidades básicas de locomoção e manipulação. As habilidades básicas de estabilidade devem ser priorizadas somente na adolescência.
d) evitar atividades rítmicas, que dificultam o desenvolvimento da coordenação motora.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - FUB - Técnico Desportivo
Ano de 2009
O culto ao corpo na civilização ocidental tem origem histórica na antiguidade grega clássica. Entender a cultura grega é entender a nós mesmos, uma vez que nossas raízes foram, em grande parte, construídas a partir dos ideais gregos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Faz parte da Paideia, expressão que significa ideal de formação do homem grego, a reflexão permanente acerca do mundo das ideias e a valorização do corpo por meio da prática da ginástica, da dieta alimentar e da estética, vistas, por exemplo, nas esculturas gregas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - UNIPAMPA - Técnico Desportivo
Ano de 2009
Os sistemas desportivos têm de ser capazes de se regenerar, sob pena de estagnarem, o que abre novas possibilidades de intervenção profissional para as novas gerações interessadas no mundo do desporto. Acerca da administração como elemento essencial na atuação do profissional de educação física, julgue os itens.
O Sistema Brasileiro do Desporto compreende o Ministério do Esporte, o Conselho Nacional do Esporte, o Sistema Nacional do Desporto e os sistemas de desporto dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, organizados de forma autônoma e em regime de colaboração, integrados por vínculos de natureza técnica específicos de cada modalidade desportiva.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Ed- Física
Ano de 2009
Uma professora, ao falar sobre o conteúdo dança com alunos do 8o ano, após uma aula prática de dança moderna, solicita aos seus alunos, meninas e meninos, que comparem a experiência em aula com as experiências individuais com outros tipos de dança, fora da escola. Nesse momento as finalidades da professora são:
I - favorecer a reflexão sobre a dança como manifestação cultural;
II - analisar as diferenças e as semelhanças entre os diferentes tipos de dança conhecidos;
III - garantir a elaboração de uma produção coreográfica da turma;
IV - discutir o contexto das manifestações rítmicas.
São corretas APENAS as finalidades
a) II e III.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Educação Física
Ano de 2009
Quanto ao rendimento dos alunos durante a aprendizagem e o desenvolvimento de esportes, o professor de educação física deve
I estabelecer objetivos a serem atingidos a longo prazo, com marcas intermediárias que possam ser alcançadas.
II estabelecer uma comparação entre os alunos que possuem baixo rendimento com o intuito de motivá-los.
III ter expectativas sempre muito altas, com vistas à deteção de novos talentos esportivos em suas turmas.
IV orientar os alunos a buscarem a vitória, custe o que custar, visando o sucesso em suas carreiras esportivas.
Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - UNIPAMPA - Técnico Desportivo
Ano de 2009
Os sistemas desportivos têm de ser capazes de se regenerar, sob pena de estagnarem, o que abre novas possibilidades de intervenção profissional para as novas gerações interessadas no mundo do desporto. Acerca da administração como elemento essencial na atuação do profissional de educação física, julgue os itens.
Sistemas de disputa de competições são processos utilizados para classificar os competidores ou apurar um vencedor. Esses sistemas são classificados em profissionais, amadores e intermediários.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Ed- Física
Ano de 2009
Um professor de Educação Física, com base em conhecimentos já trabalhados, solicita aos seus alunos do Ensino Médio que escolham uma capacidade física qualquer a fim de contribuir para o desenvolvimento de sua aptidão física e que selecionem atividades compatíveis com esta capacidade. Nesta situação, o professor está desenvolvendo a competência de
a) elaborar programas de preparação física para os colegas de turma.
b) participar das aulas de Educação Física com conduta, respeitando os colegas.
c) treinar técnica e taticamente as equipes esportivas da escola.
d) utilizar as aulas de Educação Física para o tempo de lazer individual.
e) utilizar conhecimentos do funcionamento do organismo humano, aplicando-os nas suas práticas corporais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - UNIPAMPA - Técnico Desportivo
Ano de 2009
Os sistemas desportivos têm de ser capazes de se regenerar, sob pena de estagnarem, o que abre novas possibilidades de intervenção profissional para as novas gerações interessadas no mundo do desporto. Acerca da administração como elemento essencial na atuação do profissional de educação física, julgue os itens.
A programação de um evento esportivo consiste na relação ordenada das atividades de um evento, provas ou jogos de uma competição, com a indicação de dia, hora, local, sequência das atividades, entre outras informações.
A resposta correta é: