Questões de Educação Física

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Educação Física

Ano de 2009

A existência de programas de qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa está relacionada à fase do processo de gestão de pessoas proposto por Chiavenato (2004) de

a) recompensar pessoas.
b) aplicar pessoas.
c) monitorar pessoas.
d) reter pessoas.
e) manter pessoas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

De acordo com Gallahue e Ozmun ( 1998 ), o ser humano passa por fases de desenvolvimento motor com características próprias.
Respeitando-se essas fases, são apresentadas experiências de movimento que podem levar o ser humano ao desenvolvimento de suas potencialidades. Com relação à proposta desenvolvimentista de Gallahue e Ozmun, julgue os itens seguintes.

A primeira fase, que começa ainda no útero e vai até o nascimento, é conhecida como aquela dos movimentos rudimentares.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

De acordo com Gallahue e Ozmun ( 1998 ), o ser humano passa por fases de desenvolvimento motor com características próprias.
Respeitando-se essas fases, são apresentadas experiências de movimento que podem levar o ser humano ao desenvolvimento de suas potencialidades. Com relação à proposta desenvolvimentista de Gallahue e Ozmun, julgue os itens seguintes.

Por volta dos dois anos de idade, a criança chega à fase dos movimentos fundamentais e começa a desenvolver padrões de movimento como correr, saltar, girar e arremessar de forma mais organizada e complexa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

De acordo com Gallahue e Ozmun ( 1998 ), o ser humano passa por fases de desenvolvimento motor com características próprias.
Respeitando-se essas fases, são apresentadas experiências de movimento que podem levar o ser humano ao desenvolvimento de suas potencialidades. Com relação à proposta desenvolvimentista de Gallahue e Ozmun, julgue os itens seguintes.

A fase dos movimentos especializados inicia-se a partir dos 7 anos de idade e segue durante a idade adulta. Nessa fase, os movimentos tornam-se uma ferramenta que é aplicada em uma variedade de atividades motoras complexas na vida diária, no trabalho, na recreação e nos esportes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

De acordo com Gallahue e Ozmun ( 1998 ), o ser humano passa por fases de desenvolvimento motor com características próprias.
Respeitando-se essas fases, são apresentadas experiências de movimento que podem levar o ser humano ao desenvolvimento de suas potencialidades. Com relação à proposta desenvolvimentista de Gallahue e Ozmun, julgue os itens seguintes.

Na sequência de desenvolvimento motor das pessoas, devem-se considerar dois processos distintos e interrelacionados: o aumento na diversificação de movimentos e a redução do nível de suas complexidades.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para, Julgue itens.

adotar uma postura ativa de praticante de atividades físicas, sendo consciente da importância desse tipo de atividade na sua vida.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para, Julgue itens.

participar de atividades em grandes e pequenos grupos, potencializando e canalizando as diferenças individuais para o seu próprio benefício.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para, Julgue itens.

participar de diferentes manifestações da cultura do movimento, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Ed- Física

Ano de 2009

A Educação Física escolar dispõe de uma diversidade de formas de abordagem para a aprendizagem. Com isso, o professor pode construir um clima mais inclusivo do que seletivo, valorizando a convivência, a solidariedade e as habilidades individuais nas suas práticas pedagógicas. Qual das seguintes intervenções está de acordo com essa abordagem?

a) Deixar aluna fora do jogo por falta de domínio do movimento do saque.
b) Alterar as regras do basquete visando à participação de todos no jogo.
c) Atuar na dinâmica do jogo tendo como referência o padrão de excelência técnica do movimento.
d) Valorizar a participação dos alunos com maior habilidade em detrimento da participação de todos.
e) Permitir que a turma escolha o time, selecionando os alunos habilidosos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Ed- Física

Ano de 2009

Considerando os objetivos para aprendizagem motora básica, em relação aos movimentos, o professor de Educação Física deve, necessariamente, garantir em suas aulas

a) quantidade e variabilidade.
b) memorização e especialização.
c) variabilidade e padrão.
d) atenção e especialização.
e) especialização e quantidade.

A resposta correta é:

Filtro