Questões de Educação Física

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Educação Física

Ano de 2009

O conceito de MODERADAMENTE ATIVO adotado por Nahas (2006) equivale às seguintes condições:

a) prática de atividades físicas com gasto energético menor que 500 Kcal/semana.
b) nenhuma prática de atividade física regular.
c) prática de atividades físicas com frequência menor que 3 vezes/semana.
d) prática de atividades físicas com gasto energético menor que 1000Kcal/semana.
e) prática esporádica de atividades físicas sem orientação específica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Ed- Física

Ano de 2009

A escola deve estar continuamente submetendo os alunos a situações que lhes permitam valorizar conhecimentos, princípios e comportamentos saudáveis. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as escolas que fazem a diferença e contribuem para a promoção da saúde asseguram a seus alunos algumas condições especiais, tais como

I - interação dos aspectos físicos e ambientais para a promoção da saúde;
II - participação ativa dos educadores na elaboração do projeto pedagógico que contempla a Educação para a Saúde;
III - desenvolvimento da autoestima e da autonomia pessoal de seus alunos;

A(s) condição(ões) correta(s) é(são)

a) II, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

Acerca do sistema de disputa de competições esportivas e a elaboração de regulamentos, julgue os itens que se seguem.

O regulamento de uma competição esportiva é um documento facultativo, que poderá ser elaborado quando houver alguma dúvida sobre as regras oficiais da modalidade que está sendo disputada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Educação Física

Ano de 2009

A APTIDÃO FÍSICA, definida pela capacidade humana de realizar atividades físicas, pode ser dividida em 2 (duas) formas distintas de abordagem. São elas

a) aptidão física relacionada aos esportes e relacionada à saúde.
b) aptidão física relacionada à recuperação da saúde e à prevenção de doenças.
c) aptidão física relacionada à saúde e à capacidade produtiva.
d) aptidão física relacionada ao trabalho e ao desempenho nos esportes.
e) aptidão física relacionada à performance e relacionada à saúde.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Ed- Física

Ano de 2009

Uma aluna foi à secretaria da escola reclamar com a coordenadora que estava sendo zuada pelos colegas porque gostava de jogar futebol nas aulas de Educação Física. Uns diziam que ela joga que nem homem e outros a chamavam de Maria sapatão. Embora sejam inegáveis as diferenças entre meninos e meninas, esse tipo de comportamento denuncia a presença de discriminação na escola e deve ser trabalhado por todos os professores. O conceito de gênero envolvido na situação descrita pela aluna considera que a(o)

a) diferença biológica entre os sexos constrói os fazeres típicos de meninos e meninas.
b) natureza é responsável pela diferença entre os comportamentos masculinos e femininos.
c) natureza cria padrões de comportamentos e define os lugares a serem ocupados por meninos e meninas.
d) dimensão biológica determina as atividades a serem praticadas por meninos e meninas.
e) masculino e o feminino são construções sociais e históricas que se manifestam de forma diferenciada em cada cultura.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Educação Física

Ano de 2009

Considerando a Síndrome Biológica do Estresse, ou Síndrome Geral da Adaptação, quais são as 3 (três) fases que a compõem?

a) Fase de estimulação, fase de alarme e fase de exaustão.
b) Fase de estimulação, fase de alarme e fase de recuperação.
c) Fase de alarme, fase de estimulação e fase de exaustão.
d) Fase da Reação de alarme, fase de resistência e fase de exaustão.
e) Fase de alarme, fase de acomodação e fase de exaustão.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Técnico Desportivo

Ano de 2009

A metodologia do treinamento esportivo busca a planificação e a prescrição do treinamento, utilizando-se de diferentes estudos para a sua elaboração. Com relação aos fundamentos do treinamento esportivo, julgue os itens que se seguem.

A aferição regular dos parâmetros físicos e fisiológicos desempenha relevante papel para a obtenção de dados comparativos relacionados à evolução física e fisiológica do desportista.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

Acerca do sistema de disputa de competições esportivas e a elaboração de regulamentos, julgue os itens que se seguem.

Consolação é, em um sistema de disputa, o processo de disputa que se caracteriza por oferecer ao participante não classificado em determinada fase de competição, a possibilidade de disputar classificações inferiores ao título máximo, ou seja, é o mesmo que repescagem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Ed- Física

Ano de 2009

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com a Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Tocantins, os conteúdos Jogo, Esporte, Dança, Ginástica e Lutas, tematizados pela Educação Física escolar, configuram uma área de conhecimento identificada como cultura

a) Física.
b) Corporal.
c) Esportiva.
d) das atividades esportivas.
e) das atividades físicas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Técnico Desportivo

Ano de 2009

A metodologia do treinamento esportivo busca a planificação e a prescrição do treinamento, utilizando-se de diferentes estudos para a sua elaboração. Com relação aos fundamentos do treinamento esportivo, julgue os itens que se seguem.

No treinamento esportivo, esforços anaeróbios láticos são aqueles que possuem intensidade entre 90% e 100% da capacidade máxima do praticante, com duração de um a dez segundos.

A resposta correta é:

Filtro