Questões de Educação Física

Assunto Geral

Banca FUNRIO

FURNAS - Educação Física

Ano de 2009

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA"s) são uma exigência da legislação trabalhista e hoje têm sua função ligada diretamente à qualidade de vida dos trabalhadores. Dentre as opções abaixo, qual delas representa uma função das CIPA"s nas empresas?

a) Apontar condições inseguras de trabalho existentes na organização.
b) Corrigir falhas relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho - QVT.
c) Propor programas de exercícios físicos que previnam lesões no trabalho.
d) Capacitar trabalhadores para que não se acidentem no trabalho.
e) Providenciar soluções para problemas na ergonomia dos postos de trabalho.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Ed- Física

Ano de 2009

Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do Tocantins consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo. Tradicionalmente, as avaliações em Educação Física se resumiam a

a) testar força, resistência e flexibilidade medindo apenas a aptidão física do aluno.
b) contextualizar a aptidão física em relação aos objetivos e conteúdos.
c) oferecer oportunidades ao aluno de traçar metas e melhorar seu desempenho.
d) considerar conteúdos e objetivos que levam em conta cada indivíduo, suas motivações e possibilidades.
e) considerar as individualidades e esperar resultados diferentes em relação à meta.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Técnico Desportivo

Ano de 2009

Educação física adaptada designa um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Com relação à educação física adaptada, julgue os itens.

O profissional de educação física regular não deve atuar em programas de educação física adaptada, pois pode adotar procedimentos incompatíveis com as necessidades dos portadores de necessidades especiais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Ed- Física

Ano de 2009

Os conhecimentos construídos no âmbito da Educação Física devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, como os padrões de beleza e saúde, desempenho e competição exacerbada dominantes na sociedade, e do seu papel como instrumento de exclusão e discriminação social. Situações de discriminação relacionadas a esses valores sociais são recorrentes entre os alunos nas aulas de Educação Física. Um professor preocupado com estas questões deve abordar nas suas aulas conhecimentos sobre o(a )

a) processo político e histórico de inclusão dos negros e das mulheres nas práticas dos esportes em Olimpíadas.
b) supremacia do homem no esporte como um valor de modernidade.
c) competição exacerbada e a conquista dos recordes como um valor para a saúde dos esportistas.
d) inferioridade das mulheres no esporte como uma questão de natureza biológica.
e) exclusão dos menos habilidosos como uma prática necessária para a dinâmica das aulas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

No que se refere a esporte, lazer e diversidade, julgue os itens.

Embora seja relevante, o SNEL não prevê a criação de centros de referência de esporte e lazer nas esferas estaduais e municipais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Técnico Desportivo

Ano de 2009

Educação física adaptada designa um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Com relação à educação física adaptada, julgue os itens.

As atividades de medidas e avaliação na educação física adaptada devem ocorrer para a constatação de necessidades especiais e para o estabelecimento de uma programa de educação física compatível com as necessidades do praticante.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Técnico Desportivo

Ano de 2009

Educação física adaptada designa um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Com relação à educação física adaptada, julgue os itens.

O profissional de educação física adaptada não deve estimular a competição durante a realização do esporte adaptado, para que o praticante evite lesões e não tenha agravada a sua deficiência.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

No que se refere a esporte, lazer e diversidade, julgue os itens.

Uma das diretrizes do SNEL é a integração étnica, racial, socioeconômica, religiosa, de gênero e de pessoas com deficiência e com necessidade especial de qualquer natureza.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - FUB - Técnico Desportivo

Ano de 2009

No que se refere a esporte, lazer e diversidade, julgue os itens.

Esportes tradicionais como akô, corrida de tora, jãmparti ( Iãmparti ), kaipy ( kaipâ ), katukaywa são disputados durante os jogos indígenas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Técnico Desportivo

Ano de 2009

Educação física adaptada designa um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Com relação à educação física adaptada, julgue os itens.

Segundo Piaget, o tipo mais primitivo de brincadeira é a brincadeira prática ou do exercício. O profissional de educação física adaptada pode e deve utilizar a brincadeira prática ou do exercício como atividades de sua aula, com benefícios para os praticantes.

A resposta correta é:

Filtro