Questões de Educação Física

Assunto Geral

Banca CESPE

SEDU ES - Professor de Educação Física

Ano de 2008

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

Os efeitos do exercício físico na queima de calorias são cumulativos e devem ser avaliados em longo prazo, sem expectativas de mudanças corporais rápidas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

Pref- Paulo Afonso BA - Professor Nível I - Educação Física

Ano de 2008

Predominantemente, a festa do Bumba-meu-boi, Senhor do Bonfim e a Feijoada são consideradas manifestações
folclóricas de quais regiões, respectivamente:

A) Nordeste, Norte e Sudeste.
B) Sul, Nordeste e Sudeste.
C) Norte, Nordeste e Sudeste.
D) Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
E) Nordeste, Norte e Sul.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IDESPEM

Pref- Matias CardosoMG - Professor QPII - Educação Física

Ano de 2008

Sobre a dança, na perspectiva escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Ela não tem por objetivo o rendimento técnico, a execução perfeita do gesto; mas deve ser vista como elemento que
contribui para a reflexão e a crítica.
( ) É preciso "ler", analisar, comentar e criticar as mensagens simbólicas, os significados que estão impregnados que
permeiam os aspectos da dança veiculada pela mídia.
( ) Torna-se necessário vivenciar as mais diferentes possibilidades de expressão corporal, desde a dança na sua forma
mais simples e livre até as danças mais elaboradas e formalizadas.
( ) É recomendável uma abordagem de totalidade na qual as diferentes disciplinas podem contribuir para compreender o
universo simbólico que a dança representa.

A seqüência está correta em:

A) V, V, V, V
B) F, F, F, F
C) F, F, V, V
D) V, V, V, F
E) V, V, F, F

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMEC AFERIÇÃO - Prof- Ens. Fundamental - Educação Física

Ano de 2008

As tendências pedagógicas da educação física revelam o papel social que a educação do corpo desempenhou ao longo da história. Para atingir seus objetivos, cada uma delas adotou um conteúdo específico considerado mais adequado na época. Os conteúdos que as tendências higienista, pedagogicista, competitivista e progressista da educação física mais valorizavam consistiam, respectivamente, em

a) jogo, ginástica, cultura corporal e esporte.
b) esporte, cultura corporal, ginástica e jogo.
c) ginástica, jogo, esporte e cultura corporal.
d) cultura corporal, esporte, ginástica e jogo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEDU ES - Professor de Educação Física

Ano de 2008

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

Bastam exercícios localizados em uma parte do corpo, como no caso dos músculos abdominais, para a redução de gordura nessa região corporal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMEC AFERIÇÃO - Prof- Ens. Fundamental - Educação Física

Ano de 2008

Considerando que o professor de educação física deve saber avaliar as funções que um músculo pode desempenhar, quando atua separadamente ou como membro de um grupo muscular, julgue os itens seguintes.

I O neutralizador é um músculo que se contrai para contrapor-se a uma ação indesejável de outro músculo que se contrai.
II Um músculo desempenha uma função sinergista quando atua isoladamente, assumindo o papel de motor principal de uma ação articular específica.
III A função de um músculo estabilizador é fixar um osso ou uma parte do corpo para que outro músculo tenha uma base firme para tracionar.
IV A contração do músculo agonista produz uma ação articular exatamente oposta à ação de outro músculo específico.

Estão certos apenas os itens

a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

UEPA - Educação Física

Ano de 2008

O desenvolvimento moral está relacionado com o amadurecimento cognitivo. A evolução da capacidade de julgamento dá-se em 2 estágios: a moralidade de restrição, quando a criança pensa as questões morais de forma rígida, e a moralidade de cooperação, quando a criança passa a admitir vários pontos de vista. Assinale a opção que contém um comportamento típico do estágio da moralidade de restrição.

a) As crianças colocam-se no lugar do outro.
b) As crianças julgam os atos pelas conseqüências reais e não, pela motivação por trás deles.
c) As crianças reconhecem que as regras são feitas pelas pessoas e podem ser modificadas.
d) As crianças valorizam a punição leve, que compense a vítima e ajude o culpado a reconhecer o erro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMEC AFERIÇÃO - Prof- Ens. Fundamental - Educação Física

Ano de 2008

Texto para as questões.

A discussão em torno da estratégia de avaliação mais indicada para a educação física escolar deve levar em consideração a relação existente entre objetivo, conteúdo e metodologia. Nesse sentido, é possível caracterizar três grandes tendências: tradicional, com foco nos conteúdos avaliados de maneira somativa; humanista, com foco nos interesses dos educandos, que são avaliados de maneira formativa; e crítica, com foco na reflexão sobre o papel político e social da educação, em que o educando é avaliado de maneira processual.

Determinada aula de educação física tem o objetivo de orientar a formação de equipes de atletismo para a participação de todos os educandos nos jogos interclasses realizados dentro de uma visão adaptada das provas esportivas oficiais, a partir de uma metodologia que permita avaliar o potencial de cada educando. Nessa situação e de acordo com o texto, a tendência de avaliação mais adequada para a aula em questão deve ser a

a) crítica, pois a discussão acerca do uso ideológico do esporte é fundamental para evitar a exclusão dos menos habilidosos.
b) humanista, pois cada educando deve ter o direito de definir e aplicar os critérios de avaliação do seu próprio rendimento.
c) tradicional, pois os critérios técnicos devem ser levados em consideração em uma prática educativa que utilize o esporte como meio.
d) humanista, pois a ênfase do processo de avaliação deve estar centrada nas questões de ordem psicológica e emocional.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

Pref- Paulo Afonso BA - Professor Nível I - Educação Física

Ano de 2008

Sobre a coordenação motora fina e ampla pode-se afirmar que, EXCETO:

A) A coordenação motora ampla é a condição que deve ser desenvolvida primeiramente no espaço infantil.
B) A coordenação motora fina diz respeito aos trabalhos mais finos, aqueles que podem ser executados por membros
superiores e inferiores.
C) A escrita da criança irá depender muito do trabalho e do desenvolvimento da coordenação motora fina.
D) As brincadeiras que podem auxiliar o desenvolvimento da coordenação motora fina são: bolas de gude, dominós e
cinco-marias.
E) As atividades que auxiliam na coordenação motora grossa são: amarelinha, futebol, morto ou vivo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IDESPEM

Pref- Matias CardosoMG - Professor QPII - Educação Física

Ano de 2008

Sobre a Capoeira, marque a afirmativa INCORRETA:

A) A ginga constitui-se na movimentação básica da capoeira de onde partem movimentos e golpes.
B) A ginga caracteriza-se pela oposição entre braços e pernas ( perna direita na frente/braço direito atrás; perna esquerda na
frente/braço esquerdo a atrás ).
C) Seus gestos, hoje esportivizados e codificados em muitas "escolas" de capoeira, no passado significaram saudade da
terra e da liberdade perdida.
D) Segundo a história da capoeira, Mestre Pastinha utilizou golpes primitivos com elementos importados de outras lutas,
conseguindo com isso, aglutinar dezenas de golpes na capoeira regional.
E) No processo histórico da capoeira, pode-se afirmar que esta passou por um momento de criminalização no final do
século XIX até a década de 1930.

A resposta correta é:

Filtro