Questões de Educação Física

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

Analise as afirmações a seguir sobre a Educação Física Escolar:

I. Na dinâmica da Educação Física, sobretudo no ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento, o conteúdo que melhor satisfaz a maioria das pretensões desta disciplina é o esporte.
II. Através da tematização da cultura corporal pode ser estabelecida uma associação entre o movimento humano e os aspectos histórico-sociais.
III. A Educação Física possui uma grande fonte de estudos didático-pedagógicos renovadores.

Marque a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

a) I - II - III.
b) I - II.
c) I.
d) II.
e) III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

Analise as afirmações a seguir sobre a Avaliação na Educação Física escolar.

I. As concepções de avaliação dependem das concepções mais gerais de metodologia, relação professor-aluno e aprendizagem.
II. Na concepção progressista, o professor transmite conhecimentos ao aluno, que aprende de forma passiva, a avaliação usa uma medida, através de uma prova, que atribui ao aluno uma nota fria, que não serve para reformular o processo, e mede apenas habilidades cognitivas.
III. Na concepção tradicional, o professor, orientador da aprendizagem, faz diagnósticos, considera a capacidade de aprendizagem do aluno, e se autoavalia, o aluno, sujeito da aprendizagem, é mais crítico e também se autoavalia, a avaliação é contínua, e serve para a reorientação do processo.

Marque a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

a) I - II - III.
b) I - II.
c) I.
d) II.
e) III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

A respeito da história da educação física, marque a opção CORRETA.

a) A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos.
b) A sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.
c) Na Idade Média, caracteriza-se a reação contra a adoração pagã do físico, e o espírito passa a predominar sobre a matéria. Os exercícios físicos são relegados a plano secundário e a "justo" e o "torneio" são as formas bárbaras de sua manifestação, por influência das ordens de cavalaria.
d) Na tendência Militarista, a educação física tornou-se disciplina obrigatória nos cursos secundários. Sua concepção era o aperfeiçoamento da raça e tinha como princípios o homem adestrado e obediente.
e) Modernamente, com o desenvolvimento da fisiologia e outras ciências, cai, o conceito anatômico e passa a prevalecer o fisiológico. O que se deseja não é a força, mas sim a saúde, mais do que a força. É preciso, também, considerar o lado moral.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

De acordo com os estudos sobre Educação Física, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Segundo os princípios do treinamento esportivo a aptidão física e a técnica necessitam de uma disciplina rígida para que sejam melhoradas. A melhoria das capacidades físicas e das técnicas do gesto esportivo demanda dedicação que envolve uma reorganização pessoal.
( ) A prática esportiva, mesmo na sua versão inglesa e educativa, esteve associada a valores tais como disciplina, controle e autocontrole, respeito à autoridade do técnico e do juiz, espírito de competição e de equipe.
( ) A educação física brasileira, por sua origem militar, foi fortemente associada a uma imagem de disciplina e ordem, de formação de caráter, utilizando-se a ginástica e o esporte como meios de controlar o indivíduo e, no caso dos homens, de formação da masculinidade.
( ) "A aula de educação física deve ser prazerosa como qualquer outra disciplina" - esta é a crença dominante em diretrizes e propostas.
( ) A possibilidade de participação com sugestões e a utilização de atividades já conhecidas dentro da comunidade ocupam lugar de destaque nas propostas pedagógicas participativas ou progressistas que supõem que essas incorporações podem ser um fator estimulador para os alunos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

a) V - F - F - F - V.
b) F - F - V - V - V.
c) V - V - V - V - V.
d) F - V - V - F - F.
e) V - F - V - F - V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

O ensino da Educação Física escolar deve-se partir dos conhecimentos que os alunos já possuem sobre diferentes manifestações corporais e de movimento, para assim buscar:

a) Ampliá-lo, aprofundá-lo e qualificá-lo criticamente.
b) Aperfeiçoá-lo e adaptá-lo aos fundamentos dos esportes olímpicos a serem desenvolvidos no programa escolar.
c) Modificá-lo e encontrar objetivos que atendam as necessidades de desenvolvimento da população escolar.
d) Utilizá-lo no desenvolvimento das qualidades físicas, higiênicas e psicológicas dos escolares.
e) Aperfeiçoá-lo, no sentido de aproveitar o lado educativo dessas manifestações, desenvolvendo a interdisciplinaridade na escola.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

A Educação Física escolar possui estreita ligação com o duplo aspecto educativo do lazer: educação para o lazer e pelo lazer. Considerando a relação entre lazer e escola com um processo educativo, é CORRETO afirmar que os estudos do lazer na escola têm por finalidade:

a) Divulgar as atividades e eventos que ocorrem na cidade.
b) Promover o conhecimento apenas dos conteúdos físico-esportivos que podem ser praticados no tempo livre.
c) Desenvolver os conteúdos culturais físico-esportivos voltados tanto à formação do praticante quanto do espectador ativo, crítico e criativo.
d) Promover, eminentemente, ações de lazer enquanto espetáculo.
e) Utilizar o lazer físico-esportivo para combater os maus hábitos de saude da população brasileira.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

Analise a afirmação a seguir:
"Os jogos coletivos possuem, sob o ponto de vista tático, dois sistemas: defensivo e ofensivo. A passagem de um sistema para outro é chamada de ______________, portanto, os jogos coletivos podem ser entendidos como jogos ________________."

Roberto Rodrigues Paes (2009)


Marque a opção CORRETA que completa respectivamente as lacunas.

a) Transição / de transição.
b) Estratégia de jogo / estruturantes.
c) Estruturação / aplicados.
d) Adaptação de jogada / adaptados.
e) Descentração de jogo / de concentração.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

Na vivência do jogo coletivo de futsal, durante as aulas de Educação Física, o professor Luiz permite que os alunos montem suas próprias equipes. Para realizar a separação desses times, ele designa quatro meninos que, durante o ano, mostraram-se mais habilidosos no futsal para realizarem a escolha dos demais colegas. Pensando na aplicação do princípio da inclusão, pode-se afirmar que esse procedimento didático adotado pelo professor foi:

a) Correto, uma vez que se fundamenta no princípio do respeito à habilidade técnica do aprendiz para montagem de equipes esportivas.
b) Correto, pois leva em consideração que os meninos, culturalmente, possuem maior conhecimento acumulado sobre o futsal, o que lhes permite organizar equipes mais equilibradas.
c) Incorreto, porque tanto meninos, quanto meninas, independentemente de sua habilidade, devem ter iguais oportunidades para realizar a escolha de suas equipes.
d) Correto, porque os demais componentes da turma, independentemente de serem meninos ou meninas, identificarão, nos mais habilidosos, modelos que devem ser seguidos.
e) Incorreto, pois deve, sempre, designar os menos habilidosos da turma, sejam eles meninos ou meninas, para escolher os times, evitando que sejam deixados de fora durante o processo de divisão de equipes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

Acerca da relação entre saude e prática de atividade física, marque a opção CORRETA.

a) As doenças decorrem exclusivamente de determinismos biológicos, o que torna limitados os efeitos da prática de atividades físicas.
b) O desenvolvimento de doenças relacionadas à realização de pouca atividade física é de responsabilidade única e exclusiva do indivíduo.
c) A atividade física está associada ao estado socioeconômico do indivíduo, o que deve ser considerado pelo professor quando promove a reflexão sobre o assunto, tanto com seus alunos, quanto com demais pessoas ligadas à saude pública.
d) Pode ser considerada saudável a pessoa que não apresenta doenças, sejam elas relacionadas ou não à falta de atividade física regular.
e) A teoria do "estilo de vida" nega que depende apenas da decisão pessoal do indivíduo alterar seus hábitos sedentários de vida e adotar hábitos mais saudáveis para eliminar a causa das doenças hipocinéticas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F

Ano de 2013

A obesidade é considerada, hoje, uma questão de saude pública. Ao tratar deste assunto, qual a melhor atitude que o professor de Educação Física deve ter?

a) De censura, já que a obesidade é sempre resultado de comportamento indisciplinado das pessoas no que se refere aos alimentos que ingerem.
b) De censura, já que a obesidade é sempre resultado de comportamento inadequado das pessoas no que se refere à falta da prática de exercícios físicos.
c) De advertência, uma vez que as informações veiculadas sobre a obesidade nas diversas mídias costumam ser equivocadas em sua grande maioria.
d) De orientação, informando os fatores que determinam a obesidade, os comportamentos para preveni-la e combatê-la, promovendo reflexão pessoal sobre o assunto.
e) De avaliação, realizando medições antropométricas e mantendo fichas atualizadas e individualizadas dos alunos.

A resposta correta é:

Filtro