Questões de Educação Física

Assunto Geral

Banca CESPE

SEMEC AFERIÇÃO - Prof- Ens. Fundamental - Educação Física

Ano de 2008

O compromisso da educação física em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos educandos mediante a disseminação de conhecimentos, o ensino de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes favoráveis a um estilo de vida ativo e saudável está relacionado com diversos aspectos além da aptidão física propriamente dita. De acordo com esse princípio,

a) a valorização de conhecimentos relativos à construção da auto-estima e da identidade pessoal conduz ao respeito pelas diferenças corporais em lugar da imposição de um padrão estético.
b) a apreciação do esporte-espetáculo permite identificá-lo como sinônimo de saúde e bem-estar, reforçando uma relação direta de causa e efeito de caráter linear e incondicional.
c) a atividade física está necessariamente vinculada ao consumo de determinados bens e serviços, tais como equipamentos de ginástica, academias e complementos alimentares.
d) a transmissão de informações científicas sobre o corpo contribui de forma acertada e inequívoca para a alteração ou construção de comportamentos favoráveis à proteção e à promoção da saúde do educando.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PMV SEMAD - ES - Técnico Esportivo

Ano de 2008

Os seres humanos conseguem tolerar uma queda de temperatura corporal profunda de 10 ºC, porém, um aumento de apenas 5 ºC.
Nos últimos anos, muitos atletas morreram de estresse térmico (calor) durante treinamento ou competição. Lamentavelmente, a lesão induzida pelo calor ocorre comumente em uma variedade de eventos atléticos de duração mais prolongada. Considerando que uma boa compreensão da termorregulação poderá prevenir essas tragédias e que a maior parte dessa responsabilidade cabe às pessoas que organizam e orientam os eventos atléticos e os programas de atividade física, julgue os itens subseqüentes.

São características da exaustão induzida pelo calor: pulso fraco e rápido, pressão arterial baixa na posição ereta, cefaléia, vertigem e fraqueza geral.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

Pref de Goytacazes - SMEC - Professor I - Educação Física

Ano de 2008

Das situações descritas a seguir, a que indica que o professor está tratando o jogo como um conhecimento de ensino-aprendizagem da Educação Física é a

A) vivência de jogos de arremesso para melhorar a força explosiva e a precisão.
B) execução do pique-corrente com o propósito de fortalecer os sentimentos de solidariedade e a capacidade de agir estrategicamente.
C) proposição de jogos de correr e agrupar para reforçar a habilidade de realizar operações de adição, subtração, divisão e multiplicação.
D) prática de jogos de "Queimar com a bola" para identificar a variação de nomes, de espaços e de regras.
E) realização de atividades de estafeta para melhorar a habilidade de passagem de bastão.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PMV SEMAD - ES - Técnico Esportivo

Ano de 2008

Os seres humanos conseguem tolerar uma queda de temperatura corporal profunda de 10 ºC, porém, um aumento de apenas 5 ºC.
Nos últimos anos, muitos atletas morreram de estresse térmico (calor) durante treinamento ou competição. Lamentavelmente, a lesão induzida pelo calor ocorre comumente em uma variedade de eventos atléticos de duração mais prolongada. Considerando que uma boa compreensão da termorregulação poderá prevenir essas tragédias e que a maior parte dessa responsabilidade cabe às pessoas que organizam e orientam os eventos atléticos e os programas de atividade física, julgue os itens subseqüentes.

O volume plasmático não se altera quando exercícios prolongados e de alta intensidade são realizados.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PMV SEMAD - ES - Técnico Esportivo

Ano de 2008

Os seres humanos conseguem tolerar uma queda de temperatura corporal profunda de 10 ºC, porém, um aumento de apenas 5 ºC.
Nos últimos anos, muitos atletas morreram de estresse térmico (calor) durante treinamento ou competição. Lamentavelmente, a lesão induzida pelo calor ocorre comumente em uma variedade de eventos atléticos de duração mais prolongada. Considerando que uma boa compreensão da termorregulação poderá prevenir essas tragédias e que a maior parte dessa responsabilidade cabe às pessoas que organizam e orientam os eventos atléticos e os programas de atividade física, julgue os itens subseqüentes.

A elevação moderada da temperatura corporal central representa um ajuste favorável que aprimora as funções fisiológicas e metabólicas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PMV SEMAD - ES - Técnico Esportivo

Ano de 2008

Os fatores que afetam a resposta ao treinamento aeróbio dependem da intensidade, duração e freqüência da atividade prescrita. Tendo em vista esses princípios, julgue os próximos itens.

Os programas de atividade física devem acompanhar a evolução do desempenho de forma coletiva e não de forma individualizada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONESUL

Pref. de Pelotas - RS - Professor II - Educação Física

Ano de 2008

Educação Física é um termo utilizado para distinguir a educação pela atividade física da educação pelos meios formais e tradicionais dos bancos escolares. Algumas correntes filosóficas procuraram definir a Educação Física a partir dos elementos que a compõem, caracterizando-a como um processo de ensino-aprendizagem que possui como elemento central o movimento corporal sistematizado. Entretanto, como representação social a Educação Física deve ser compreendida como

a) o conjunto de atividades físicas não competitivas e os esportes com fins recreativos.
b) um processo de educação não intelectual.
c) um processo curricular, que se efetiva através de uma dinâmica pedagógica em que o elemento central é a cultura corporal e o elemento filosófico é a corporeidade, que contribui para a formação cidadã do indivíduo.
d) o componente curricular no ensino fundamental que se destina à transmissão de conhecimentos ligados ao esporte e que contribui para o desenvolvimento físico e motor do indivíduo através de atividades competitivas.
e) é o ato de exercitar o corpo, dentro da escola, para fortificá-lo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PMV SEMAD - ES - Técnico Esportivo

Ano de 2008

Os fatores que afetam a resposta ao treinamento aeróbio dependem da intensidade, duração e freqüência da atividade prescrita. Tendo em vista esses princípios, julgue os próximos itens.

A intensidade da atividade física proposta não precisa ser monitorada quando a duração dessa atividade for superior a 30 minutos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PMV SEMAD - ES - Técnico Esportivo

Ano de 2008

Os fatores que afetam a resposta ao treinamento aeróbio dependem da intensidade, duração e freqüência da atividade prescrita. Tendo em vista esses princípios, julgue os próximos itens.

A duração e a intensidade interagem em seus efeitos sobre a resposta ao treinamento. Em geral, as sessões de exercício de 30 minutos são efetivas e o prolongamento na duração compensa as reduções na intensidade do exercício.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONESUL

Pref. de Pelotas - RS - Professor II - Educação Física

Ano de 2008

Em algumas escolas, geralmente as matérias e disciplinas se vinculam à área tecnológica, enfatizando e priorizando o conhecimento de técnicas e por conseqüência reproduzindo uma determinada técnica. A função social da escola está ligada à

a) apropriação do conhecimento científico, dandolhe um tratamento metodológico de modo a facilitar sua apreensão pelo aluno e desenvolvendo, nesse mesmo aluno, a reflexão sobre esse conhecimento.
b) produção do conhecimento científico de melhor qualidade através de experimentos nas dinâmicas pedagógicas explorando a potencialidade criativa dos alunos.
c) limitação do processo reflexivo do aluno para dentro de um corpo de conhecimento já produzido, de forma que se reproduza as relações sociais, acomodando a lógica dominante e incorporando-a no cotidiano do aluno.
d) produção de uma lógica reflexiva ampliada e comprometida com os interesses das camadas sociais dominantes.
e) limitação da reflexão do aluno, a um eixo de conhecimento técnico e científico da área de interesse curricular.

A resposta correta é:

Filtro