Questões de Educação Física
Assunto Geral
Banca Instituto Neo Exitus
Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F
Ano de 2013
Atualmente a TV e a internet têm alcançado as diversas camadas sociais vinculando a divulgação de ginástica, aparelhos de exercícios físicos, produtos para emagrecer, aumentar massa muscular, entre outros. Diante do exposto, é importante o uso da TV nas aulas de Educação Física, por que:
a) O professor não sabe abordar cientificamente essa temática.
b) Insere o aluno no mundo do consumo de produtos relacionados à prática das atividades físicas.
c) Trata os conteúdos de maneira mais genérica, superficial e rápida.
d) Facilita a divulgação do modelo ideal, saudável e hegemônico de beleza física.
e) A imagem atinge primeiramente a emoção, comovendo o aluno e facilitando a discussão posterior sobre o assunto.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca Instituto Neo Exitus
Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F
Ano de 2013
O professor Gustavo, fazendo o planejamento do ensino para as turmas do 6° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, deparou-se com o problema, o tempo era restrito de duas aulas semanais de 50 minutos com cada turma. E assim, como poderia cobrir todo o conteúdo de procedimentos e de conceitos relativos à enorme diversidade de esportes, jogos, lutas, danças, atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo e hábitos saudáveis de vida. Ao tratar, especificamente, dos conteúdos relativos aos jogos esportivos coletivos, qual seria a solução possível para garantir que a aprendizagem tenha significado para os alunos, e para que o tempo seja aproveitado da melhor maneira possível?
a) Selecionar, dentre os diferentes jogos esportivos coletivos, aquele que seria o mais popular na comunidade onde se situa a escola, ensinando seus gestos técnicos específicos.
b) Iniciar o estudo pelos fundamentos comuns aos jogos (domínio de corpo, manipulação de bola, passe, recepção, drible e finalização) para, em seguida, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade de jogo esportivo coletivo.
c) Selecionar, dentre os diferentes jogos esportivos coletivos, aquele que seria o mais popular na comunidade onde se situa a escola, ensinando apenas suas táticas de ataque e defesa específicas.
d) Promover o estudo dos fundamentos comuns aos jogos (domínio de corpo, manipulação de bola, passe, recepção) sem ensinar estratégias de ataque e defesa.
e) Iniciar o estudo pelos gestos técnicos específicos de cada modalidade de jogo esportivo coletivo, concluindo com o ensino dos fundamentos comuns aos jogos (domínio de corpo, manipulação de bola, passe, recepção, drible e finalização).
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca Instituto Neo Exitus
Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F
Ano de 2013
Correlacione a coluna A, variável de condição física ou motora, com a coluna B, atividade desenvolvida pelos alunos com o intuito de desenvolver a referida condição.
Coluna A
I. Força.
II. Resistência.
III. Agilidade.
IV. Equilíbrio
Coluna B
( ) Correr por 3 minutos initerruptamente num trajeto determinado.
( ) Transportar individualmente objetos, de um local para o outro, em trajeto determinado, estando prevista a mudança de direção na forma de locomoção, no meio do percurso.
( ) Individualmente, realizar um, dois ou três dos exercícios seguintes: Avião; Vela com apoio; Vela sem apoio.
( ) Posicionados em decúbito ventral, com os braços estendidos à frente e apoiados no solo, as pernas estendidas e apoiadas num banco sueco, realizam flexão de braços individualmente.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
a) I - II -III - IV.
b) I - IV - II - III.
c) IV - III - I - II.
d) II - I - III - IV.
e) II - III - IV - I.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca Instituto Neo Exitus
Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Educação F
Ano de 2013
Durante as aulas de Educação Física, o professor Guilherme utilizou os seguintes procedimentos de ensino:
I. Grupos de alunos realizaram jogos elaborados pelos colegas e apontaram alguns elementos que poderiam ser alterados ou melhor explicitados.
II. Os alunos modificaram os jogos através da inclusão de novas regras, proibições e formas de pontuar.
III. Quando o assunto foram as lutas, os alunos discutiram questões atitudinais como respeito à integridade física e moral dos colegas e às diferenças de gênero, estatura e peso para poderem modificar as regras.
IV. O professor elaborou uma coreografia de ginástica aeróbia e treinou os alunos para a realizarem todos no mesmo ritmo cobrando reprodução correta dos movimentos.
Marque a opção CORRETA que apresenta as estratégias adequadas para o desenvolvimento da criatividade e/ou autonomia dos alunos.
a) I - II - III.
b) I - II - III - IV.
c) I - II.
d) II - III.
e) III - IV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
O treinamento intensivo de resistência por um longo período desencadeia uma considerável redução do trabalho cardíaco diário. Este fato pode ser atribuído
a) ao aumento do calibre arterial e diminuição do volume sanguíneo bombeado.
b) à hipertrofia da musculatura cardíaca e aumento das cavidades internas do coração.
c) ao aumento da pressão arterial e diminuição das cavidades internas do coração.
d) à hipertrofia da musculatura cardíaca e diminuição do volume sanguíneo bombeado.
e) à diminuição das cavidades internas do coração e aumento do calibre arterial.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
A atividade física longa e intensa necessita de reservas de energia. Por meio do treinamento de resistência, as reservas de
a) gordura e de glicogênio diminuem.
b) gordura aumentam porque são armazenados ácidos graxos nas células.
c) glicose muscular aumentam e de gordura diminuem.
d) glicogênio diminuem e de gordura aumentam.
e) glicose diminuem devido ao desgaste do glicogênio do fígado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
O coração possui quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos; assim sendo,
a) o átrio direito recebe sangue arterial e o ventrículo direito o envia aos pulmões, enquanto o átrio esquerdo recebe sangue venoso e o ventrículo esquerdo o impulsiona para todo o organismo.
b) os átrios são separados dos ventrículos pelo septo interatrial.
c) o átrio esquerdo recebe sangue arterial e o ventrículo esquerdo o envia aos pulmões, enquanto o átrio direito recebe sangue oxigenado e o ventrículo direito o impulsiona para todo o organismo.
d) o septo atrioventricular separa o átrio direito do ventrículo esquerdo.
e) o átrio direito recebe sangue venoso e o ventrículo direito o envia aos pulmões, enquanto o átrio esquerdo recebe sangue oxigenado e o ventrículo esquerdo o impulsiona para todo o organismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
São três as formas mais comuns de treinamento da flexibilidade: a balística ou ativa, a estática ou passiva e a facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP). Em relação à essas formas, pode-se afirmar que
a) na forma balística, move-se progressivamente o segmento para a posição de sobrecarga. A forma estática, consiste em levar o movimento até sua máxima amplitude e contrair a musculatura alongada. A FNP compreende movimentos forçados e repetidos nos extremos da amplitude articular.
b) na forma balística, move-se progressivamente o segmento para a posição de sobrecarga. A forma estática compreende movimentos forçados e repetidos nos extremos da amplitude articular. A FNP consiste em levar o movimento até sua máxima amplitude e contrair a musculatura alongada.
c) a forma balística consiste em levar o movimento até sua máxima amplitude e contrair a musculatura alongada. Na forma estática, move-se progressivamente o segmento para a posição de sobrecarga. A FNP compreende movimentos forçados e repetidos nos extremos da amplitude articular.
d) a forma balística compreende movimentos forçados e repetidos nos extremos da amplitude articular. A forma estática consiste em levar o movimento até sua máxima amplitude e contrair a musculatura alongada. Na FNP, move-se progressivamente o segmento para a posição de sobrecarga.
e) a forma balística compreende movimentos forçados e repetidos nos extremos da amplitude articular. Na forma estática, move-se progressivamente o segmento para a posição de sobrecarga. A FNP consiste em levar o movimento até sua máxima amplitude e contrair a musculatura alongada.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
Segundo parâmetros biomecânicos, quando relacionamos as formas de movimento às situações em que ocorrem, o movimento
a) linear pode ser observado em uma pessoa correndo em linha reta.
b) angular pode ser observado em uma pessoa na posição de quatro apoios.
c) geral pode ser observado em uma pessoa durante a progressão para a bandeja.
d) de circundução pode ser observado em uma pessoa fazendo abdominais.
e) de translação pode ser observado em uma pessoa nadando.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
Para análise da composição corporal, podem-se empregar diversas técnicas. Dentre elas, as mais utilizadas no cotidiano profissional do professor de Educação Física são:
a) a bioimpedância elétrica, baseada na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade que percorre o corpo da pessoa e a antropometria, que utiliza valores de densidade corporal como referência para análise.
b) a densitometria, que consiste em tomar conhecimento da quantidade de água total existente no organismo, e a antropometria, que se caracteriza pelo emprego das medidas das dobras cutâneas em equações de regressão.
c) a antropometria, que utiliza valores de densidade corporal como referência para análise, e a absortometria, que se caracteriza pelo emprego das medidas das dobras cutâneas em equações de regressão.
d) a absortometria, que consiste em tomar conhecimento da quantidade de água total existente no organismo, e a antropometria, que se caracteriza pelo emprego das medidas das dobras cutâneas em equações de regressão.
e) a antropometria, que se caracteriza pelo emprego das medidas das dobras cutâneas em equações de regressão, e a bioimpedância elétrica, baseada na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade que percorre o corpo da pessoa.
A resposta correta é: