Questões de Educação Física
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
Em caso de desmaio, recomenda-se à pessoa que fará os primeiros socorros os seguintes procedimentos: arejar o ambiente,
a) desapertar as roupas e, se a vítima estiver consciente, colocá-la com a cabeça em nível mais baixo que o resto do corpo e virada para o lado durante o tempo necessário.
b) desobstruir as vias respiratórias e, se a vítima estiver consciente, colocá-la com a cabeça em nível mais baixo que o resto do corpo e virada para o lado durante o tempo necessário.
c) desapertar as roupas e, se a vítima estiver inconsciente, colocá-la com a cabeça em nível mais baixo que o resto do corpo e virada para o lado durante o tempo necessário.
d) desapertar as roupas e, se a vítima estiver inconsciente, fazê-la sentar-se com os joelhos pouco afastados e a cabeça entre os mesmos.
e) desobstruir as vias respiratórias e, se a vítima estiver inconsciente, fazê-la sentar-se com os joelhos pouco afastados e a cabeça entre os mesmos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
A Lei de Incentivo ao Esporte, nº 11.438/06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07, considera um projeto desportivo o conjunto de ações organizadas e sistematizadas por
a) empresas privadas em geral com fins lucrativos, destinadas à promoção e difusão do desporto educacional, de participação e de rendimento por meio das diversas mídias em todo o território nacional.
b) organizações não governamentais, destinadas à implementação de projetos sociais que visam promover melhorias socioeconômicas nas comunidades que atendem a, pelo menos, uma das manifestações desportivas: o deporto educacional, de participação e de rendimento.
c) secretarias de esportes dos municípios, destinadas a organização de eventos esportivos que envolvam o desporto educacional, de participação e de rendimento entre associações públicas e privadas diversas, buscando otimizar para a população em geral a melhoria da qualidade de vida.
d) entidades de natureza esportiva, destinadas à implementação, à prática, ao ensino, ao estudo, à pesquisa e ao desenvolvimento do desporto, atendendo a, pelo menos, uma das manifestações desportivas: o deporto educacional, de participação e de rendimento.
e) instituições públicas e privadas, destinadas a promover a melhoria da qualidade de vida de seus empregados, servidores e colaboradores, incentivando a prática, o ensino e o desenvolvimento do desporto educacional, de participação e de rendimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
Em relação à Ginástica Laboral, considere as seguintes afirmações:
I. É controversa a afirmação de que a Ginástica Laboral previne lesões, lombalgias e distúrbios referentes à atividade laboral.
II. Os malefícios da atividade laboral resultam no afastamento de grande percentual de trabalhadores de suas atividades, sendo a principal causa de indenizações de auxílio doença e a terceira causa de aposentadoria por invalidez.
III. Em todo o mundo, a presença de lombalgias e doenças osteomusculares relacionados ao trabalho vem atingindo proporções endêmicas.
IV. A Ginástica Laboral visa melhorar a saúde individual do trabalhador, não contribuindo para a melhoria da sua saúde social (diminuição de conflitos interpessoais e maior concentração e facilidade de trabalhar em equipe).
V. Diante do aumento da produtividade e do lucro das empresas, o empresário é o maior beneficiado pela atividade preventiva da Ginástica Laboral.
Estão corretas APENAS as alternativas
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) III, IV e V.
d) I, III e V.
e) II, IV e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
Quanto às medidas da atividade física, é correto afirmar que
a) os instrumentos de medidas de atividade física são construídos e validados para qualquer população, independente das características próprias de sexo, idade, etnia e nível social.
b) os instrumentos de medida, de um modo geral, podem ser classificados em três grandes grupos: 1) aqueles que utilizam as informações fornecidas pelos sujeitos (questionários, entrevistas e diários); 2) aqueles que utilizam marcadores fisiológicos; 3) aqueles que utilizam sensores de movimento para a mensuração direta da atividade em determinado período de tempo.
c) a calorimetria direta mede a energia despendida a partir da taxa de calor perdido pelo corpo para o ambiente; trata-se de uma medida dos segmentos corporais, realizada dentro de câmaras fechadas.
d) a monitoração da frequência cardíaca apresenta uma limitação em relação aos indivíduos sedentários, pois a frequência cardíaca medida em 24 horas quase não ultrapassa os limites de repouso, o que dificulta a distinção entre atividades leves e moderadas.
e) as atividades físicas são relativamente fáceis de medir e quantificar, diferentemente de outros fatores de risco para doenças, que são de difícil medição e quantificação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
O Atletismo é composto pelas provas de
a) pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como a maratona, decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como o triatlo), corridas em campo (cross country), corridas em montanha e marcha atlética.
b) pista (corridas e lançamentos), provas de campo (saltos), provas combinadas, como decatlo, heptatlo e cross country (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a marcha atlética) , a maratona e o pentatlo moderno.
c) pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona) , corridas em campo (cross country), corridas em montanha e marcha atlética.
d) pista (corridas e saltos), de campo (lançamentos e triatlo), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona) , corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética.
e) pista (corridas e lançamentos), de campo (saltos e cross country), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como o pentatlo moderno), corridas em montanha e marcha atlética.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
São aparelhos da competição da Ginástica Artística feminina:
a) solo, barras paralelas, salto sobre a mesa, trave olímpica e argolas.
b) solo, barras paralelas assimétricas, barra fixa, e argolas.
c) solo, barras paralelas assimétricas, trave olímpica e salto sobre a mesa.
d) barras paralelas assimétricas, trave olímpica, cavalo com alças e salto sobre a mesa.
e) barras paralelas, barra fixa, cavalo com alças e solo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
Em um jogo de Basquete, se o placar estiver empatado no final do tempo de jogo no quarto período, a partida
a) será desconsiderada e novo jogo será marcado.
b) acabará e será confirmado o empate.
c) continuará com quantos tempos extras de 5 minutos forem necessários até o desempate.
d) continuará com cobrança de 3 lances livres para cada equipe, persistindo o empate serão realizadas cobranças alternadas até haver um vencedor.
e) continuará com mais um tempo extra de 5 minutos; persistindo o empate haverá cobrança alternada de lances livres até que haja um vencedor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
Em relação ao Handebol,
I. empunhadura é a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos; a mesma deve ser segurada com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava, sendo que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.
II. a recepção pode ser feita com uma ou com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas voltadas para frente; a recepção pode ser classificada em alta, média e baixa, dependendo da altura que a bola seja recepcionada.
III. dentre os tipos de passes classificados no handebol, encontra-se o "acima do ombro"; este pode ser realizado em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.
IV. os arremessos são denominados "de ombro": a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.
V. drible é o movimento de bater na bola contra o solo com uma das mãos, estando o jogador parado ou em movimento. O ritmo trifásico consiste no drible em que o jogador dá três passos à frente e em direção à meta adversária com a posse da bola. Já o drible duplo ritmo trifásico é um fundamento onde o jogador dá sete passos com a posse da bola, sendo obrigatoriamente realizado à frente, da seguinte forma: os três primeiros passos são dados com a posse da bola imediatamente após tê-la recebido, e simultaneamente na execução do quarto passo o jogador terá que quicar a bola no solo uma vez, tornar a empunhá-la e dar mais três passos com a bola dominada. Ao final do sétimo passo terá obrigatoriamente que passar ou arremessar a bola.
Quanto aos movimentos fundamentais do handebol descritos acima, está correto o que se afirma APENAS em
a) I, II, III e IV.
b) II, III, IV e V.
c) III, IV e V.
d) I, II e V.
e) I, II, III e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
No treinamento do Futebol, os métodos empregados para a aprendizagem do gesto técnico e da compreensão tática apresentam vantagens e desvantagens. Diante dessa prerrogativa pode-se afirmar que
a) o método analítico ou por partes mostra-se ineficiente em movimentos com alto nível de complexidade técnica (dificuldade) e baixo nível de organização (sequência das ações), pois a repetição sistemática dos movimentos sem oposição faz o aprendiz dispersar a sua atenção para o aprimoramento do gesto técnico.
b) o método integrado de treinamento pode ser compreendido como aquele capaz de aproximar o treinamento da realidade do jogo por meio de jogos educativos, pois os exercícios são organizados com propósitos didáticos e executados com objetivos previamente definidos e neles centralizadas as aprendizagens pretendidas.
c) a combinação dos métodos analítico e global é pouco utilizada, com a utilização de exercícios analíticos no começo da sessão de treinamento e jogo coletivo (método global) no final; isso decorre de estudos que indicam que a mistura dos métodos não facilitam o aprendizado dos elementos do jogo.
d) o método global ou "do todo" se dá através do jogo propriamente dito; no entanto, estudos indicam que seu uso não favorece o aprendizado do gesto técnico específico, tampouco a compreensão tática do jogo.
e) o uso do método integrado independe da adequação dos jogos ao nível de aprendizado dos praticantes; os jogos reduzidos facilitam a participação dos alunos com baixa capacidade técnica, garantindo a aprendizagem de todos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Educação Física
Ano de 2013
Para Tizuko Kishimoto, tanto a função lúdica quanto a educativa estão presentes nos jogos e brincadeiras, sejam eles espontâneos ou dirigidos. Isso significa dizer que
a) nas atividades lúdicas espontâneas a função educativa está presente, pois mesmo sem nenhum comprometimento com a produção de resultados, as atividades espontâneas são naturalmente educativas, implicando sempre em alguma aprendizagem.
b) aquilo que é próprio das atividades educativas dirigidas também se encontra nas atividades espontâneas, como a intencionalidade da ação proposta pelo agente educador, o interesse do brincante e a organização da atividade.
c) são os jogos dirigidos os que possibilitam ajudar na formação e desenvolvimento integral (física, intelectual e moralmente) , na constituição da individualidade e na formação do caráter e da personalidade do brincante.
d) as atividades espontâneas não possibilitam o caráter educativo em função da imposição de meios e fins aos brincantes, por parte de um agente educador.
e) a cooperação entre os participantes ocorre fundamentalmente nas atividades dirigidas, pois nos jogos espontâneos, por não ter um agente organizador e tampouco intencionalidade, não há como os brincantes regularem seus comportamentos.
A resposta correta é: