Questões de Educação

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Ano de 2013

Um professor, do 4º ano do Ensino Fundamental, na sua prática, costuma propor e organizar uma série de situações com diferentes obstáculos (variáveis didáticas dentro dessas situações), organizando as diferentes fases (investigação, formulação, validação, institucionalização). Além disso, organiza a comunicação da aula, propondo, no momento adequado, os elementos convencionais do saber (notações, terminologia ). Os alunos ensaiam, buscam, propõem soluções, confrontando-as com as de seus colegas. O saber é considerado dentro de sua lógica própria.
Conforme Charnay (in: Parra & Saiz), o modelo de aprendizagem utilizado por esse professor é o chamado )

a) renovado.
b) tradicional.
c) normativo.
d) aproximativo.
e) incitativo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

Torna-se necessário, na pesquisa participante, discernir o campo próprio da produção do conhecimento do nível de intervenção no processo, para transformá-lo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil

Ano de 2013

Na perspectiva da avaliação mediadora, de acordo com Hoffmann, avaliar é, dentre outras coisas,

a) corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas certas e erradas, a fim de garantir a evolução contínua dele.
b) analisar teoricamente as manifestações dos alunos em situações de aprendizagem, para acompanhar suas hipóteses acerca de determinados assuntos.
c) aplicar verificações periódicas para deliberar sobre a aprovação ou reprovação do aluno em cada série ou nível de ensino.
d) verificar as tarefas feitas no caderno pelo aluno, a fim de se atribuir uma nota em cada momento ou etapa do processo de ensino-aprendizagem.
e) diagnosticar, em momentos pontuais e determinados, o nível de desempenho em relação aos conteúdos transmitidos pelo professor.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

A proposta de formulação de um projeto político-pedagógico surgiu como meio de superação do paradigma tecnicista.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental

Ano de 2013

Ao discutir a questão da consciência terrena, Morin faz menção à consciência espiritual da condição humana, que decorre do(a )

a) exercício complexo do pensamento e que nos permite, ao mesmo tempo, criticar-nos mutuamente, autocriticar- nos e compreender-nos mutuamente.
b) reconhecimento da unidade na diversidade, segundo o qual, ainda que as pessoas sejam fisicamente diferentes, em essência, são iguais.
c) união consubstancial com a biosfera, a fim de que seja possível habitar, com todos os seres mortais, a mesma esfera viva (biosfera ).
d) aceitação de uma realidade que transcende a natureza física das coisas, realidade metafísica que, para alguns, diz respeito a um ser ou princípio divino.
e) responsabilidade e da solidariedade para com os filhos da Terra, ou seja, plantas, animais e quaisquer outras formas de vida terrena.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que preconiza a redefinição das funções estratégicas dos atores sociais envolvidos na educação, como professores, comunidade, direção e coordenação pedagógica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

O planejamento de ensino restringe-se ao momento de elaboração dos planos de trabalho pelo educador.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

O planejamento escolar abrange as funções de diagnóstico, definição de objetivos, determinação de atividades e avaliação dos processos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Ano de 2013

A modalidade de ensino da notação numérica que é defendida por Lerner e Sadovsky (in: Parra & Saiz) caracteriza- se por

a) estabelecer metas definidas por ano: no primeiro, trabalha- se com números menores que cem, no segundo, com números menores que mil e, assim, sucessivamente. Só a partir do sexto ano manipula-se a numeração sem restrições.
b) ensinar os dígitos para, em seguida, introduzir a noção de dezena como conjunto resultante do agrupamento de dez unidades. Apresenta-se, então, formalmente, a escrita do número dez, que deve ser interpretada como representação do agrupamento.
c) explicar o valor posicional de cada algarismo, em termos de unidades, dezenas etc., para os números de determinado intervalo da série, tendo em vista este ser considerado requisito prévio para a resolução de operações.
d) apresentar cada algarismo individualmente, trabalhando seu nome e seu traçado de diversas formas até sua completa assimilação, unindo-o, então, à sua quantidade. Após esse trabalho, introduzir as dezenas.
e) trabalhar com a numeração escrita e só com ela; abordá- -la em toda a sua complexidade; assumir que o sistema de numeração, enquanto objeto de ensino, passará por sucessivas definições e redefinições antes de chegar à sua última versão.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

Por ser expressão da cultura organizacional, o projeto político pedagógico expressa os valores e as crenças daqueles que o elaboram, assim não permite alterações durante sua vigência.

A resposta correta é:

Filtro