Questões de Educação
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Ano de 2013
Sobre o trabalho em sala de aula com foco na resolução de problemas, assinale a alternativa incorreta.
a) A resolução de problemas é uma atividade que se resume em compreender o que foi proposto e em dar respostas aplicando procedimentos adequados.
b) O ponto de partida da atividade matemática não é a definição, mas o problema.
c) O problema certamente não é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório.
d) Um problema matemático é uma situação que demanda a realização de uma sequência de ações ou operações para obter um resultado.
e) O aluno não constrói um conceito em resposta a um problema, mas constrói um campo de conceitos que tomam sentido num campo de problemas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Técnico em Assuntos Educacionais
Ano de 2013
Com base nos processos de planejamento, julgue os itens que se seguem.
A organização de um grupo maior em pequenos grupos e a promoção de discussões para o mapeamento dos problemas da organização facilitam o desenvolvimento do copertecimento e o engajamento coletivo na solução criativa dos problemas identificados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SERPRO - Desenho Instrucional
Ano de 2013
Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação
A análise organizacional compreende os objetivos organizacionais e a filosofia de treinamento de uma empresa, sem, contudo, fazer considerações do macroambiente socioeconômico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Técnico em Assuntos Educacionais
Ano de 2013
Com base nos processos de planejamento, julgue os itens que se seguem.
Equipes alinhadas com as metas organizacionais e que influenciem na formulação das soluções para os problemas mapeados inibem o raciocínio criativo e aumentam a resistência à mudança organizacional.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Ensino Fundamental
Ano de 2013
Analise as seguintes afirmações, classificando-as em V (verdadeira ) ou F (falsa ). ( ) O conceito de cidade educadora parte do pressuposto de que cada instituição escolar deve ser capaz de responder isoladamente aos desafios do desenvolvimento integral de suas crianças e adolescentes.
( ) A proposta de cidade educadora supõe que o território seja tomado como espaço educativo e que o meio seja concebido como agente e conteúdo da educação, acolhendo todas as dimensões da educação integral e da educação permanente.
( ) No bairro-escola, a educação das crianças e adolescentes é de responsabilidade exclusiva da instituição escolar que, por meio de projetos locais, busca o desenvolvimento integral desses indivíduos. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de acordo com a obra Trilhas Educativas, de cima para baixo. )
a) V; F; V.
b) F; V; F.
c) F; V; V.
d) V; V; F.
e) F; F; V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SERPRO - Desenho Instrucional
Ano de 2013
Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação
No sistema de treinamento, as entradas de manutenção incluem, além dos recursos financeiros e do orçamento, a alocação do estafe.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Técnico em Assuntos Educacionais
Ano de 2013
Com base nos processos de planejamento, julgue os itens que se seguem.
O rodízio de pessoas e a distribuição de papéis distintos à equipe executora e à planejadora são fundamentais para o sucesso de um planejamento participativo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Ano de 2013
O ensino de ciências pode contribuir para que o aluno transforme sua curiosidade em uma curiosidade epistemológica. Para tanto, o professor deve considerar algumas atitudes dos alunos em sala de aula. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma dessas atitudes.
a) O aluno deve ser um observador.
b) O aluno deve ser um questionador e problematizar sua realidade.
c) O aluno deve levantar hipóteses sobre os temas abordados.
d) O aluno deve ser comunicativo, deve debater, analisar e apresentar soluções às situações-problema apresentadas.
e) O aluno deve apreender o conhecimento científico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SERPRO - Desenho Instrucional
Ano de 2013
Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação
A identificação e o treinamento de recursos humanos foram sendo inseridos nas organizações ao longo do tempo. Um exemplo disso é a diferença entre os antigos departamentos de pessoal e os departamentos de recursos humanos. Enquanto o primeiro se preocupava em contratar, administrar e demitir pessoas, o segundo passou a programar atividades de treinamento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Técnico em Assuntos Educacionais
Ano de 2013
Com base nos processos de planejamento, julgue os itens que se seguem.
Responsabilidades claramente definidas, plano de comunicação estabelecido e capacitação da equipe para as soluções e as tomadas de decisões são exigências de um planejamento bem-sucedido.
A resposta correta é: