Questões de Educação

Assunto Geral

Banca CESPE

FUB - DF - Técnico em Assuntos Educacionais

Ano de 2013

Acerca dos tipos de liderança, julgue os itens subsequentes.

Um exercício de liderança marcado pela abertura, flexibilidade e percepção de que a realidade é dinâmica e mutável contribui para a gestão democrática de uma organização e facilita a integração do grupo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Ano de 2013

De acordo com Ropoli et alii (2010), é correto afirmar que

a) o professor da Educação Especial, na perspectiva da inclusão escolar, não é mais um especialista em uma área específica, e suas atividades desenvolvem-se, preferencialmente, nas escolas comuns.
b) o primeiro passo para se planejar o Atendimento Educacional Especializado é saber as causas, diagnósticos e prognósticos da suposta deficiência do aluno.
c) a organização do Atendimento Educacional Especializado funciona, necessariamente, em conformidade com um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada.
d) alunos com a mesma deficiência necessitam de atendimentos semelhantes, portanto, não é preciso considerar as peculiaridades de cada aluno no Atendimento Educacional Especializado.
e) o Atendimento Educacional Especializado tem funções próprias do ensino especial, as quais se destinam a substituir o ensino comum e a fazer adaptações a seus currículos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SERPRO - Desenho Instrucional

Ano de 2013

No que concerne à avaliação da aprendizagem e a modelos de avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem

A avaliação diagnóstica envolve a descrição, a classificação e a determinação de valor de comportamento do aluno.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SERPRO - Desenho Instrucional

Ano de 2013

No que concerne à avaliação da aprendizagem e a modelos de avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem

Na modalidade formativa, que está diretamente associada à função de controle, a avaliação da aprendizagem busca identificar as insuficiências principais em aprendizagens.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SERPRO - Desenho Instrucional

Ano de 2013

No que concerne à avaliação da aprendizagem e a modelos de avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem

A avaliação educativa tem como consequências a formulação de objetivos, a obtenção de evidências de resultados, a interpretação de resultados e a formulação de um juízo de valor. Nessa avaliação, a descrição qualitativa do desempenho do aluno é suficiente para a emissão do juízo de valor.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Ministério da Defesa - Assistente em C&T - Treinamento e Desenvolvimento

Ano de 2013

A Secretaria Escolar é o setor componente da unidade educacional responsável pela documentação sistemática da vida da escola em seu conjunto. Seu papel é o de proceder, segundo determinadas normas, ao registro, dentre outros:

a) da movimentação financeira da associação de pais e amigos da escola.
b) das atas de reuniões do grêmio estudantil.
c) das reuniões da associação de moradores, quando realizadas no espaço escolar.
d) das eleições, realizadas no âmbito escolar, dos representantes das associações de classe.
e) dos fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SERPRO - Desenho Instrucional

Ano de 2013

No que concerne à avaliação da aprendizagem e a modelos de avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem

A avaliação da aprendizagem possui um aspecto formal e um informal. Este aspecto, informal, acarreta um comprometimento da efetividade da própria avaliação como método de adquirir evidências necessárias para melhorar o ensino.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

SERPRO - Desenho Instrucional

Ano de 2013

No que concerne à avaliação da aprendizagem e a modelos de avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem

A avaliação, em qualquer modelo, possui funções gerais e específicas, que se associam, respectivamente, às funções diferenciadas e integrativas da educação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

FUB - DF - Técnico em Assuntos Educacionais

Ano de 2013

Acerca dos tipos de liderança, julgue os itens subsequentes.

O reconhecimento, pelo líder, da presença de forças contraditórias de conflito e de cooperação nas organizações dificulta o exercício da liderança democrática e compromete a mobilização e a motivação das pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Ano de 2013

Ropoli et alii (2010) defendem o ponto de vista de que

a) se faz necessária uma adaptação dos currículos para atender aos alunos com necessidades especiais.
b) deve ser garantida a terminalidade específica dos níveis de ensino ao educando com necessidades especiais.
c) é preciso criar mecanismos de oferta de ensino diferenciado aos portadores de necessidades especiais.
d) devem ser encaminhados às escolas especiais os alunos que, em função de suas deficiências, não podem frequentar escolas comuns.
e) há inclusão quando se reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca-se a participação e o progresso de todos.

A resposta correta é:

Filtro