Questões de Educação
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Ensino Fundamental
Ano de 2013
De acordo com Cury (2002), pode-se afirmar corretamente que o direito à
a) igualdade será garantido mediante a negação da heterogeneidade, já que para o Estado todos devem ser tratados da mesma forma.
b) diferença demanda, necessariamente, prejuízo ao direito à igualdade, uma vez que não há conciliação possível entre ambos.
c) igualdade é o princípio da não discriminação, bem como o foco pelo qual os homens lutaram para eliminar privilégios de sangue, de etnia etc.
d) diferença representa uma ameaça ao Estado democrático de direito, pois restringe a aplicação igualitária das leis.
e) igualdade implica a imposição uniforme das leis sobre todos o sujeitos e em todas as situações, mesmo considerando um contexto mais amplo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SERPRO - Desenho Instrucional
Ano de 2013
A respeito do planejamento, do desenvolvimento e das teorias pedagógicas aplicadas à EaD, julgue os itens seguintes.
No planejamento de um curso na modalidade de EaD, deve-se dar igual importância aos recursos acadêmicos e administrativos, pois estes envolvem desde o suporte pré-admissional até o atendimento ao ex-aluno. Além disso, a negligência em qualquer uma dessas fases pode interferir no andamento do curso.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Técnico em Assuntos Educacionais
Ano de 2013
No que se refere a planejamento, linguagem e recursos didáticos, julgue os próximos itens.
Em uma classificação dos meios e recursos didáticos feitos por um critério temporal, computadores e filmes são colocados como recursos de terceira geração devido ao grau de tecnologia neles empregada.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SERPRO - Desenho Instrucional
Ano de 2013
A respeito do planejamento, do desenvolvimento e das teorias pedagógicas aplicadas à EaD, julgue os itens seguintes.
Na EaD, uma das principais diferenças no processo de avaliação discente está relacionada à baixa integração da avaliação formal com a avaliação informal.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Técnico em Assuntos Educacionais
Ano de 2013
No que se refere a planejamento, linguagem e recursos didáticos, julgue os próximos itens.
Cabem ao planejamento educativo as seguintes funções: diagnóstico e análise da realidade; definição de objetivos e metas, compatibilizando a política e as diretrizes do sistema; determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas em função de prioridades.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SERPRO - Desenho Instrucional
Ano de 2013
A universidade corporativa corresponde ao terceiro estágio histórico da universidade. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subsecutivos
Educação corporativa é um fenômeno de aprendizagem moderna e flexível que está regulamentado pelo Ministério da Educação e necessita de sua autorização para ter validade no território nacional.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Ministério da Defesa - Assistente em C&T - Treinamento e Desenvolvimento
Ano de 2013
No Sistema Educacional Brasileiro, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino. Compete à União prestar _________ e __________ aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a afirmação.
a) apoio
informação
b) assistência técnica
financeira
c) assessoria
orientação
d) consultoria técnica
profissional
e) assessoria técnica
logística
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SERPRO - Desenho Instrucional
Ano de 2013
A universidade corporativa corresponde ao terceiro estágio histórico da universidade. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subsecutivos
A empresa General Electric, dos Estados Unidos da América, no início da segunda metade do século XX, criou a primeira universidade corporativa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Ano de 2013
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam, como objetivos gerais de saúde para o Ensino Fundamental, que os alunos sejam capazes de, exceto
a) compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano.
b) compreender os sistemas nervoso e hormonal como sistemas de relação entre os elementos internos do corpo e do corpo todo com o ambiente, em situações do cotidiano ou de risco à integridade pessoal e social, valorizando condições saudáveis de vida.
c) adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
d) compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem.
e) conhecer formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental
Ano de 2013
O art. 27 da Resolução CNE/CEB n.º 07/2010 expressa o dever dos sistemas de ensino, das escolas e dos professores em mobilizar recursos para que os alunos não tenham sua trajetória escolar retardada ou interrompida indevidamente. Contudo, o mesmo texto legal alerta que as providências necessárias para a operacionalização do princípio de continuidade não devem ser
a) traduzidas em promoção automática ou transformadas em descompromisso com o ensino e a aprendizagem.
b) confundidas com justificativas pedagógicas para o não cumprimento dos propósitos estabelecidos pelo ciclo/ série/ ano escolar.
c) entendidas como oportunidades específicas para que as avaliações não sejam realizadas.
d) traduzidas em situações pedagógicas peculiares e injustificáveis.
e) confundidas com formas particulares de burlar o controle de frequência.
A resposta correta é: