Questões de Educação
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental
Ano de 2013
Complete as lacunas para recuperar o texto de Isabel Solé. & o ensino de estratégias de compreensão de leitura visa à formação de ______ autônomos, capazes de _______ de forma ______ textos de índole muito _________, na maioria das vezes _______ dos utilizados durante a instrução.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta das palavras.
a) alunos & estudar & motivada & emocionante & próximos
b) leitores & rever & inteligente & engraçada & distantes
c) leitores & enfrentar & inteligente & diversa & diferentes
d) grupos & enfrentar & particular & intrincada & diferentes
e) alunos & estudar & motivadora & particular & próximos
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil
Ano de 2013
Isabel Solé, in: Estratégias de leitura, apresenta cinco etapas propostas por Baumann como método de ensino direto da compreensão leitora. A ordem correta dessas etapas é:
a) Prática individual, Introdução, Ensino direto, Exemplo, Aplicação dirigida pelo professor.
b) Exemplo, Introdução, Ensino direto, Aplicação dirigida pelo professor, Prática individual.
c) Introdução, Exemplo, Ensino direto, Aplicação dirigida pelo professor, Prática individual.
d) Prática individual, Introdução, Exemplo, Ensino direto, Aplicação dirigida pelo professor.
e) Introdução, Aplicação dirigida pelo professor, Ensino direto, Exemplo, Prática individual.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental
Ano de 2013
Isabel Solé afirma que as estratégias de leitura são procedimentos de caráter elevado que envolvem o cognitivo e o metacognitivo, alertando para o fato de que no ensino essas estratégias
a) não podem ser aplicadas a outros conhecimentos.
b) se caracterizam pela precisão técnica.
c) podem ser substituídas por planos.
d) não podem ser tratadas como técnicas precisas.
e) devem obedecer uma estrutura padronizada
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Ano de 2013
Uma proposta curricular voltada para a cidadania deve preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preceitos éticos. É a ética que norteia e exige de todos, principalmente da escola e dos educadores em particular, propostas e iniciativas que visem à superação do preconceito e da discriminação. A contribuição da escola na construção da democracia, de acordo com os PCNs - Temas Transversais e Pluralidade, é a de promover os princípios éticos de I. liberdade.) II. dignidade.
III. respeito mútuo.
IV. justiça e equidade.
V. solidariedade.
VI. diálogo no cotidiano. É correto o que está contido em
a) I, II, III, IV e V, apenas.
b) II, IV, V e VI, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) IV, V e VI, apenas.
e) I, II, III, IV, V e VI.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental
Ano de 2013
Conforme Ferreiro, a escola, por meio de seu longo processo de desenvolvimento enquanto instituição social, operou uma transmutação da escrita. Em decorrência desse processo, a escrita, que é um objeto social, foi transformada em
a) metodologia da linguagem.
b) habilidade cultural.
c) código psicossocial
d) objeto exclusivamente escolar.
e) documento institucional.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Assistente de Alunos
Ano de 2013
"Liderança" é definida como:
a) a influência, arte ou processo de influenciar pessoas, de modo que lutem para a realização de metas pessoais. Esta influência é adquirida por meio de um relacionamento pessoal - emotivo entre o líder e os seus seguidores.
b) a influência, a arte ou o processo de influenciar pessoas, de modo que lutem discriminativamente para a realização de metas empresariais. Esta influência é adquirida por meio de um relacionamento pessoal efetivo entre o líder e os seus seguidores.
c) a influência, a arte ou o processo de influenciar pessoas, de modo que lutem desejosamente para a realização de metas grupais. Esta influência é adquirida por meio de um relacionamento pessoal efetivo entre o líder e os seus seguidores.
d) a influência, a arte ou o processo de intimidar pessoas, de modo que lutem para a realização de objetivos políticos. Esta influência é adquirida por meio de um relacionamento pessoal efetivo entre o líder político e os seus eleitores.
e) a influência, a arte ou o processo de influenciar pessoas de classes sociais desfavorecidas, de modo que lutem para a realização de atos públicos. Esta influência é adquirida por meio de um relacionamento pessoal afetivo entre o líder público e os seus funcionários.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Assistente de Alunos
Ano de 2013
Assinale a alternativa que apresenta um comportamento correto, quanto à ética no ambiente profissional.
a) Levar para casa objetos ou material da empresa.
b) Usar a impressora da empresa para imprimir trabalhos pessoais.
c) Chegar atrasado ao trabalho e não apresentar uma desculpa plausível.
d) Usar o telefone da empresa para tratar de assuntos da empresa.
e) Sair cedo do trabalho para tratar de assuntos pessoais, sem explicação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Assistente de Alunos
Ano de 2013
Quanto à organização do trabalho escolar, assinale a alternativa que apresenta aspectos que um assistente de alunos deve considerar para desenvolver de forma correta o seu trabalho.
a) Horários de entrada da escola; duração dos seus intervalos de descanso; formas de comportamento dos alunos nos espaços coletivos; atitude de respeito para com os alunos.
b) Horários de entrada e saída da escola; duração dos intervalos entre as aulas; formas de comportamento dos alunos nos espaços coletivos; atitude de respeito para com os alunos.
c) Horários de saída da escola; duração dos intervalos entre as aulas; formas de controle do comportamento dos alunos nos espaços coletivos e em suas residências através de visitas domiciliares.
d) Horários de entrada e saída da escola; duração dos intervalos entre as atividades extraescolares; formas de comportamentos punitivos dos alunos com as alunas nos espaços coletivos.
e) Horários de entrada e saída da escola e nos pontos de ônibus; duração dos intervalos entre as aulas; formas de comportamento dos alunos nos espaços coletivos e postura cabisbaixa frente aos alunos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Assistente de Alunos
Ano de 2013
"Primeiros Socorros" são a atenção imediata dada a uma vítima cujo estado físico pode colocar sua vida em perigo. Na avaliação de uma vítima, qual o procedimento que não deve ser efetuado?
a) Verificar nível de consciência.
b) Verificar se respira.
c) Checar pulsação através da artéria carótida em adultos, ou artéria braquial em crianças.
d) Remover imediatamente a vítima do local, arrastando-a com seus próprios braços.
e) Verificar hemorragias, fraturas e outras lesões, por meio de inspeção e palpação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Ano de 2013
A educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Sendo assim, assinale a alternativa que não condiz com o conceito de diversidade.
a) Atender a necessidades singulares de determinados alunos.
b) Atender esses alunos fora do ensino regular para garantir sua participação e aprendizagem.
c) Ter consideração com os interesses e motivações dos alunos.
d) Levar em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno.
e) Garantir condições de aprendizagens iguais a todos os alunos.
A resposta correta é: