Questões de Educação
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Assistente de Alunos
Ano de 2013
Para a configuração e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico, não deve ser considerada(o):
a) análise da realidade ou da situação escolar.
b) discussão da situação escolar, tomada de decisão e definição de prioridades e metas para o trabalho escolar.
c) implementação das decisões tomadas para o funcionamento da escola.
d) acompanhamento e avaliação das decisões práticas.
e) controle e monitoramento das diversas etapas de desenvolvimento das atividades.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Assistente de Alunos
Ano de 2013
Nas organizações institucionais, é primordial, para o desenvolvimento pessoal e profissional, a formação de uma equipe com autonomia de trabalho. Para formar uma equipe com essa característica, é preciso:
a) treinar pessoas, dar background, disponibilizar informações, acompanhar o processo de comunicação, intervir quando necessário, compartilhar problemas e soluções e dividir poder.
b) treinar pessoas, dar feedback, reter informações de trabalho, acompanhar o processo de comunicação, intervir quando necessário, compartilhar problemas e soluções e dividir poder.
c) treinar pessoas, dar feedback, disponibilizar informações, acompanhar o processo de comunicação, intervir quando necessário, compartilhar problemas e soluções e dividir poder.
d) treinar pessoas, acompanhar o processo de comunicação sensorial, intervir quando necessário, compartilhar problemas e soluções e dividir poder.
e) treinar pessoas, acompanhar o processo de comunicação, intervir quando necessário, compartilhar problemas pessoais no ambiente e impor o poder de gestor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil
Ano de 2013
Em um espaço de educação infantil, uma professora estimula seus alunos, de 4 a 6 anos, a ler e interpretar histórias e outros gêneros de texto. As crianças não estão alfabetizadas, por isso a coordenadora pedagógica da escola considera que a professora deve se limitar a ler histórias de ficção para as crianças.
Considerando essa situação, a partir do exposto por Emilia Ferreiro, in: Com todas as letras, pode-se afirmar que
a) a professora deveria, nessa faixa etária, limitar-se às histórias de ficção, uma vez que fazem parte do imaginário infantil.
b) o procedimento da professora interferirá negativamente na alfabetização, pois seus alunos ficarão confusos com relação aos gêneros textuais.
c) a concepção da coordenadora pedagógica parte de uma visão equivocada sobre a leitura, que não deve se limitar aos textos de ficção.
d) a coordenadora pedagógica deveria orientar a professora a iniciar o processo de alfabetização com as crianças de 5 anos de idade.
e) a concepção da professora está equivocada, uma vez que, nessa faixa etária, ainda não é possível às crianças darem sentido adequado aos textos ficcionais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
Os trechos abaixo foram extraídos do estudo "O IDEB e a qualidade da educação no ensino fundamental: Fundamentos, Problemas e Primeiras Análises Comparativas", de Fábio Mariano da Paz, que traz um histórico das avaliações externas no Brasil.
Se antes, o objetivo era eliminar preliminarmente os
alunos considerados inaptos para a escolarização,
especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje, o
enfoque avaliativo possui outros objetivos mais definidos,
sendo, principalmente, medir e escalonar os resultados da
aprendizagem escolar visando a mensurar a qualidade do
ensino oferecido e favorecer o crescimento econômico.
O desenho e implementação de sistemas de avaliação
externa devem, portanto, ser acompanhados de discussão e
esclarecimentos quanto a seus objetivos, a fim de deixar claro
que, ao contrário do que fazem professores e escolas, essa
avaliação externa não se destina a reprovar ninguém, mas a
fornecer informações aos gestores educacionais e ao público
sobre o desempenho do sistema como um todo, as escolas,
regiões, municípios ou Estados que precisam melhorar seus
resultados e o que é necessário fazer para promover essa
melhoria.
Neste contexto, o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - é uma métrica que vem sendo largamente utilizada. Sobre este indicador, assinale a alternativa incorreta.
a) A sua utilização reflete o desafio atual do ensino fundamental, que não se situa mais em termos de acesso à escola e, sim, na oferta de um ensino que atenda a padrões mínimos de qualidade.
b) O IDEB pondera os resultados do SAEB e da Prova Brasil e não inclui, portanto, aspectos como evasão escolar.
c) O IDEB expressa a pontuação em exames padronizados, obtida por estudantes ao final de determinadas etapas do sistema de ensino.
d) Os indicadores de desempenho utilizados no IDEB estão restritos à aplicação de testes de Língua Portuguesa, Matemática e questionários socioeconômicos.
e) O IDEB é medido em escala numérica de 0 a 10, tendo o Ministério da Educação estabelecido como meta nacional o atingimento de nota 6, para os anos iniciais do ensino fundamental, até o ano de 2021.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
Henrique é um aluno bastante assíduo. Dos 200 dias letivos, teve, em 2012, apenas duas faltas, justificadas por problemas de doença, com atestado médico. Ele e os cinco irmãos estudam na mesma escola municipal, a renda de sua família é de um salário mínimo e eles são beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Acerca desse Programa, é incorreto afirmar que
a) o Bolsa Família foi implantado em 2003, passou a integrar e unificar o "Fome Zero" e incorporou os programas "Bolsa Escola", "Auxílio Gás" e "Cartão Alimentação".
b) para continuar com o benefício, as famílias devem manter seus filhos e/ou dependentes frequentando a escola e cumprir o calendário de vacinação.
c) um dos objetivos desse Programa é reduzir a pobreza por meio de transferências condicionadas de capital.
d) cada família considerada pobre (com renda mensal por pessoa de R$70,01 a R$140,00) e extremamente pobre (com renda mensal por pessoa de até R$70,00) recebe mensalmente R$100,00 do Programa Bolsa Família.
e) o Programa Bolsa Família foi considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, sendo citado, por exemplo, pela revista inglesa The Economist e pelo jornal francês Le Monde.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Ano de 2013
A avaliação deve ser compreendida como um processo
a) com visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos.
b) em que se restringe o aluno ao julgamento sobre sucessos ou fracassos deste.
c) que não influencia diretamente o planejamento do professor.
d) que integra o ensino e a aprendizagem em um conjunto de ações cujo objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica.
e) que acontece em dias pré-estipulados, caracterizando a finalização de uma etapa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
A professora Dolores leciona na Escola Mundo Novo para uma turma de 3º ano do ensino fundamental. Ao iniciar o ano, realiza uma avaliação para verificar o que os alunos dominam em relação aos saberes das diferentes áreas do conhecimento. Existem objetivos gerais para a série, e com base naquilo que foi notado na primeira avaliação de cada aluno, a professora procura auxiliá-los a avançar em relação aos objetivos estabelecidos para todos e para cada um. Realiza avaliações sistemáticas durante o ano, não necessariamente por meio de provas, que indicam como o aluno está naquela etapa do ano letivo e faz tabulações de seus saberes e dificuldades para ponderar acerca das intervenções que deve realizar com cada aluno para que avance. Ao final de cada trimestre, há provas com notas. Se o aluno atinge a média 7,0, ele é aprovado para o ano subsequente. Nessa perspectiva, são citadas, respectivamente, a avaliação
a) diagnóstica, a avaliação formativa, a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa.
b) somativa e a avaliação formativa.
c) formativa, a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa.
d) diagnóstica, a avaliação somativa e a avaliação diagnóstica.
e) diagnóstica e a avaliação formativa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil
Ano de 2013
Leia as afirmações a seguir. ( ) Uma das funções principais da leitura, ao longo de toda a escolaridade, é a obtenção de informação a partir de textos escritos.
( ) Há crianças que terminam de alfabetizar-se na escola e outras que necessitam da escola para apropriar-se da escrita.
( ) O importante, no primeiro período da alfabetização, é saber situar corretamente a dúvida ortográfica da criança. Com base na leitura de Com todas as letras, classifique as afirmações em V (verdadeiro) e F (falso). Assinale a alternativa que contém a classificação correta de cima para baixo.
a) F, F, F.
b) F, V, F.
c) V, F, V.
d) V, V, F.
e) V, V, V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental
Ano de 2013
Recomponha o texto em que Delia Lerner explicita o que é ler, preenchendo as lacunas com as palavras sequencialmente corretas. Ler é ________ em outros mundos ______. É indagar a ______ para compreendê-la melhor, é se distanciar do _______ e assumir uma ______ crítica frente ao que se diz e ao que se ______ dizer, é tirar ______ de cidadania no mundo da _______ escrita&
a) entrar & projetados & sociedade & texto & visão & pensa & documento & cultura
b) penetrar & possíveis & cultura & real & visão & quer & carta & comunicação
c) mergulhar & reais & vida & livro & visão & pensa & registro & realidade
d) pensar & possíveis & cultura & real & postura & pensa & carta & linguagem
e) entrar & possíveis & realidade & texto & postura & quer & carta & cultura
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
A professora Alessandra notou que seu aluno Pedro Henrique não conseguia resolver determinadas situaçõesproblema em Matemática por envolverem conhecimento mais abstrato. Com o passar dos dias, verificou que a aprendizagem do aluno avançou daquela simples e concreta para uma mais complexa e abstrata. Ele atingiu o equilíbrio, pois houve a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos. Pedro Henrique é capaz de resolver problemas mais abstratos com o auxílio da professora ou de algum colega mais experiente, pois ainda não possui total autonomia. Está em seu nível de desenvolvimento potencial e a professora procura criar meios de aproximá-lo de seu desenvolvimento real, funcionando como mediadora. Nesse trecho, estão subentendidas teorias de desenvolvimento de pensadores importantes, que podem ser notadas por meio de nomenclaturas específicas utilizadas. A esse respeito, pode-se afirmar que
a) Wallon aborda a ideia de "nível de desenvolvimento potencial e real".
b) Vygotsky explicita que a aprendizagem ocorre por meio de assimilação, acomodação e equilibração.
c) Piaget afirma que o conhecimento dá-se do simples e concreto para o complexo e abstrato.
d) Vygotsky aponta que o nível de desenvolvimento real antecede o nível de desenvolvimento potencial.
e) Piaget aponta principalmente que a aprendizagem efetiva-se pelo contato com o outro (professora ou aluno mais experiente) .
A resposta correta é: