Questões de Educação

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Elisa é professora recém-formada em Pedagogia. Em sua atuação profissional, tem enfrentado muitas dificuldades no que diz respeito à prática docente, pois tem conhecimento teórico, mas não consegue transpô-lo para a realidade dos alunos. No Brasil, os cursos de formação inicial na área educacional são alvo de constantes discussões. Acerca da formação docente de base, é incorreto afirmar que

a) há uma grande variedade de nomenclatura de disciplinas entre os cursos de Pedagogia, o que sinaliza que o projeto curricular de cada instituição diferencia-se e reflete na nomenclatura das disciplinas.
b) as ementas dos cursos têm abordagem predominante de caráter descritivo-teórico.
c) menos da metade das horas do currículo de Pedagogia são dedicadas às disciplinas referentes à formação profissional específica.
d) os conteúdos das disciplinas a serem ensinadas na Educação Básica são tratados superficialmente ou de forma genérica nos cursos de licenciatura em Pedagogia.
e) a escola como instituição social e de ensino é bastante abordada nas ementas dos cursos de Pedagogia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Em um curso de formação continuada de professores, foi discutido com o grupo que a escola deve ser construtora de cidadania e que deve respaldar-se nos princípios do respeito, da justiça e da solidariedade para que haja a docência de melhor qualidade. Sobre as dimensões que devem ser articuladas para o trabalho competente do professor com vistas à constituição da cidadania dos alunos, são essenciais:

a) a dimensão atitudinal, a dimensão procedimental e a dimensão conceitual.
b) a dimensão teórico-prática, a dimensão reflexiva e a dimensão psicossocial.
c) a dimensão técnica, a dimensão estética, a dimensão política e a dimensão ética.
d) a dimensão generalista, a dimensão restritiva e a dimensão humanística.
e) a dimensão artística, a dimensão ecológica, a dimensão social e a dimensão prática.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Ao efetivar a matrícula de seu filho em uma escola pública, Tânia procurou conversar com a equipe gestora da instituição de ensino para compreender melhor a constituição curricular e observou que o currículo da escola está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pois

a) na parte diversificada do currículo, há, a partir do ensino médio, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna escolhida pela equipe escolar.
b) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e indígena brasileira são ministrados obrigatoriamente apenas no ensino fundamental na disciplina de História.
c) o estudo sobre os símbolos nacionais é tema transversal no currículo do ensino fundamental.
d) o currículo do ensino médio trata, obrigatoriamente, dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme Estatuto da Criança e do Adolescente.
e) a base comum do ensino fundamental e médio também inclui as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil

Ano de 2013

De acordo com as discussões propostas por Constance Kamii, in: A criança e o número, para que a criança construa o conceito de número, é fundamental que o professor

a) encoraje o pensamento ativo e a autonomia da criança.
b) ensine a sequência numérica aos alunos.
c) conte os objetos, para que a criança possa imitá-lo.
d) trabalhe sempre com a criança e todos os seus colegas juntos.
e) apresente o traçado correto dos numerais aos alunos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Adriana é professora-alfabetizadora e, enquanto ensina seus alunos, dá atenção a todos e a cada um, preocupase com as dificuldades que enfrentam fora da escola e com o que prejudica a aprendizagem deles, promove troca de ideias e a livre manifestação de todos. Com base nessa descrição, pode-se assegurar que o "currículo oculto" não é

a) a relação de atitudes e comportamentos diante da vida e dos outros.
b) tácito e incidental.
c) o ensino da submissão e da passividade ou da liberdade e da participação social.
d) formado pelas experiências que a criança traz de fora da escola.
e) o conteúdo, geralmente inconsciente, que acompanha o ensino das matérias escolares.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Ano de 2013

A sala de aula deve ser um espaço que privilegie o trabalho em grupo, o diálogo e a cooperação. Para que isso ocorra,

a) deve ser um ambiente que possua carteiras fixas e enfileiradas.
b) deve possuir armários trancados.
c) deve-se considerar a possibilidade de os alunos assumirem a responsabilidade pela decoração, ordem e limpeza da classe.
d) deve-se restringir a aprendizagem ao espaço escolar.
e) deve-se manter os materiais fora do alcance das crianças.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Marina é vista como uma aluna indisciplinada na escola em que estuda. Ela trata os professores desrespeitosamente, não cumpre as regras e não demonstra interesse em realizar as atividades propostas. A equipe gestora e seus professores já conversaram diversas vezes com o pai da aluna, que é o único responsável por ela, uma vez que Marina não convive com a mãe ou com outro membro familiar. O pai queixa-se de que está presente na escola somente em momentos em que sua filha está envolvida em conflitos, e a escola aponta que não está preparada para lidar com situações tão acentuadas de indisciplina e "falta de limites". Nesse sentido, sobre a participação da família na escola e na vida escolar, pode-se afirmar que

a) o trabalho de parceria com a família deve ser intencional, planejado e ocorrer no coletivo, mediante a articulação de diferentes atores da organização, na complexidade e na dinamicidade das relações.
b) a parceria escola-família não deve ser explicitada no projeto político-pedagógico, uma vez que ocorre, necessariamente, em todas as unidades escolares.
c) as ações coordenadas de parceria escola-família, quando se pretendem transformadoras da situação vigente, devem considerar exclusivamente as configurações familiares atuais.
d) na pós-modernidade, a tendência é que as escolas sigam o modelo racional, que promove a aproximação com as famílias e as corresponsabiliza pela educação e pela formação global de seus filhos, o que favorece a cogestão.
e) a participação dos pais na escola deve ocorrer somente no âmbito coletivo para a efetivação da parceria e do estabelecimento de metas de curto a longo prazo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental

Ano de 2013

Conforme Delia Lerner, o desafio de dar sentido à leitura e de assumir a problemática apresentada pela formação do leitor caracteriza-se como

a) uma tarefa específica de determinadas séries.
b) um projeto para toda a instituição escolar.
c) responsabilidade específica dos alfabetizadores.
d) atividade significativa para grupos heterogêneos.
e) garantia para uma avaliação significativa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Beatriz é deficiente múltipla e está inclusa no ensino regular, pois seus pais foram orientados a fazê-lo, uma vez que ouviram que a aluna poderia desenvolver-se melhor cognitivamente do que se estivesse em uma escola de Educação Especial. Sobre os princípios da educação inclusiva, é incorreto afirmar que

a) cada ser humano é essencialmente diferente do outro e cada um tem um ritmo de aprendizagem desigual.
b) a escola tem a obrigação de integrar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.
c) o termo "necessidades educacionais especiais" refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
d) a escola deve comprometer-se em adaptar as crianças e os jovens com deficiência às assunções preconcebidas a respeito do ritmo e da natureza do processo de aprendizagem.
e) um princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Nicolas foi transferido de uma escola que se baseava no princípio de programas curriculares para outra cuja metodologia é a de projetos. Sobre essa diferenciação, pode-se afirmar que

a) os programas curriculares dão sentido ao conhecimento baseado na busca de relações entre os fenômenos naturais, sociais e pessoais, o que não ocorre com os projetos como estratégia pedagógica.
b) os programas curriculares são rígidos e determinados antecipadamente, ao passo que os projetos são estratégias que visam à transformação do real.
c) os projetos têm por característica constitutiva agir em função de um princípio de realidade e os programas curriculares são uma representação prévia do sentido da transformação do real.
d) os programas curriculares pressupõem decisões, escolhas, riscos e incertezas, o que não ocorre com os projetos, que são previamente antecipados por esquemas mentais.
e) a concepção de transversalidade está mais associada aos programas curriculares e a ideia de interdisciplinaridade está mais associada aos projetos.

A resposta correta é:

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