Questões de Educação
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
Roberto é professor de Ciências de ensino médio e, para ensinar cada vez melhor, sempre busca atualizar-se sobre sua área e pesquisar novas teorias e didáticas para transpô-las em sala de aula. Ele tem a convicção de que transmitir conhecimentos é fundamental para a formação dos alunos, tanto no aspecto teórico-conceitual, quanto no âmbito prático. Roberto procura instigar os alunos para que tenham interesse pelos assuntos científicos e tem autoridade diante das turmas em que leciona. Paulo Freire aponta que existem saberes necessários à prática docente. Com base no que foi comentado no perfil de Roberto, assinale a alternativa que está em consonância com alguns pressupostos da educação na perspectiva de Paulo Freire.
a) Ensinar exige pesquisa, curiosidade e transferência de saberes com qualidade.
b) Ensinar exige autoritarismo, pesquisa e rigorosidade metodológica.
c) Ensinar exige autoridade, curiosidade e pesquisa.
d) Ensinar exige transmissão de conhecimentos com rigorosidade metodológica.
e) Ensinar exige convicção, entusiasmo e autoridade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
Elza é uma professora adepta da concepção tradicional do ensino. Em suas aulas, utiliza como recursos pedagógicos o quadro de giz e livros didáticos. A comunicação escolar, nesse caso, ocorre pela professora como emissora e os alunos como receptores das informações por ela transmitidas. Existe possibilidade, atualmente, de transformar a comunicação escolar em comunicação educativa, que se aproxima da comunicação social vivenciada fora da escola. Para tanto, há professores que, diferentemente de Elza, valem-se da multimídia educativa para promoverem a aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
a) A partir dos multimeios, o professor pode coordenar a apresentação dos conteúdos, a prática, a avaliação da aprendizagem e o feedback dado pelos alunos em termos de construção de saberes.
b) Não é necessário que o professor leve à sala de aula um variado conjunto de suportes tecnológicos para trabalhar com as diferentes linguagens, apenas o computador basta a esse propósito.
c) O uso combinado de multimeios é suficiente por si só para possibilitar a aprendizagem significativa dos alunos, que interagem com o professor, com o saber e com as tecnologias da comunicação.
d) A multimídia educacional integra linguagens verbal, sonora e visual, gerenciadas pelo computador na comunicação.
e) Os professores podem utilizar a multimídia como um instrumento de construção individual do conhecimento e como um instrumento de compartilhamento de produções dos alunos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
Odete é professora há 25 anos e sempre comenta que está mais difícil lecionar atualmente porque "os alunos não são mais os mesmos". Ela afirma que, antigamente, os alunos respeitavam os professores como faziam também com seus pais, que se levantavam e cumprimentavam, em coro, o diretor que entrava em sala de aula e que não ousavam desobedecer aos mais velhos porque eram mais vividos e sabiam o que diziam. Considerando que, no atual contexto, o modelo de escola quanto à estrutura, à organização e ao funcionamento também "não é mais o mesmo", pode-se afirmar que
a) o professor é responsável por mediar o conhecimento e favorecer a apreensão de conceitos e conteúdos relativos ao programa curricular. Valores e atitudes não constituem parte das intenções de ensino; espera-se que aconteçam em decorrência do que propõe o currículo.
b) o modelo de escola atual é composto por planejamento sistemático, o que ocasiona a eliminação da provisoriedade e das incertezas.
c) no modelo atual, o ambiente é instável, as situações e os problemas são imprevisíveis e a competitividade predomina.
d) a instituição escolar é um fragmento da sociedade, por isso é preciso promover o convívio harmônico entre os alunos e buscar a homogeneização.
e) o modelo atual não prepara os alunos para o ingresso no mundo do trabalho, pois o ideal é que sejam fortalecidos, primeiramente, os pressupostos do desenvolvimento de habilidade gerais, competências amplas e capacidades potenciais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
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Leia o texto abaixo para responder à questão.
A vida em grupo depende de fatores complexos que
determinam a ação do grupo sobre o indivíduo, do indivíduo
sobre o grupo e da ação do líder. É do entrosamento destas três
realidades sociais o grupo, os indivíduos que compõem o
grupo e o líder que depende o êxito do trabalho coletivo. A
literatura sobre grupos apresenta muitas definições para os
termos líder e liderança. A definição de líder parece óbvia. (...)
Por sua vez, liderança pode ser considerada como um processo
de influência, geralmente de uma pessoa, através do qual um
indivíduo ou grupo é orientado para o estabelecimento e
atingimento de metas.
Fonte: http://ucbweb.castelobranco.br/webcaf/nucleo_integrador/pdf/abri
l-2007/5 lideranca_e_relacoes_interpessoais.pdf
A liderança permeia a relação entre os grupos e é decisiva para o atingimento dos objetivos e o fortalecimento dos mecanismos de participação dos integrantes daquele grupo. Sobre a liderança na educação e seu impacto, assinale a alternativa incorreta.
a) O gestor ou líder escolar precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros, deverá ter competência para buscar novas alternativas e que estas atendam aos interesses da comunidade escolar.
b) O gestor ou líder deverá compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos os membros, respeitando a individualidade e buscando nos conhecimentos de cada um novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo.
c) O gestor deve saber de que maneira a legislação e as políticas públicas auxiliam ou dificultam o trabalho da Instituição.
d) Dirigir uma escola implica conhecer bem seu estado real, observar e avaliar constantemente o desenvolvimento do processo de ensino, analisar com objetividade os resultados, e fazer compartilhar as experiências docentes bem-sucedidas.
e) Gestores educacionais precisam reformular o conceito de planejamento para que identifiquem os problemas e resoluções de modo unilateral em questões que envolvam gestão financeira e relações interpessoais, que não estão intimamente ligadas à atividade em sala de aula.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Ano de 2013
Considerar o tempo como variável que interfere na construção da autonomia permite que o professor seja somente um orientador do trabalho, cabendo aos alunos o planejamento e a execução, o que os levará a decidir e a vivenciar o resultado de suas decisões sobre o uso do tempo. Sendo assim, para desenvolver esta habilidade nos alunos, o professor deve I. definir claramente as atividades.
II. estabelecer organização dos alunos em grupos.
III. disponibilizar recursos materiais adequados.
IV. definir um período previsto para a execução da atividade. É correto o que está contido em
a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental
Ano de 2013
Fundamentando-se em Lerner, analise as afirmações quanto a sua veracidade: I. Para que as crianças aprendam a ler, no âmbito da escola, a leitura precisa ser trabalhada como objeto de ensino.
II. A prática escolar da leitura predominantemente em voz alta, põe em destaque o processo pessoal do aluno na construção do conhecimento.
III. Ler para resolver um problema prático, ler para se informar, ler para escrever, ler para buscar informações específicas são propósitos sociais da leitura.
IV. A avaliação é uma necessidade legítima da instituição escolar, no entanto, a prioridade da avaliação deve terminar onde começa a prioridade do ensino. As afirmativas I, II, III e IV são, correta e respectivamente,
a) V, V, F, V.
b) F, V, F, F.
c) F, V, F, V.
d) F, F, V, V.
e) V, V, F, F.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
No "Documento Base" publicado pela Secretaria de Educação Profissional Tecnológica do Ministério da Educação, discute-se as concepções e princípios da educação profissional técnica de nível médio, mais especificamente do ensino médio integrado, conforme as razões indicadas no trecho abaixo.
"Entre as razões do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, a opção pelo apoio à forma de oferta de educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio dá-se, principalmente, pelo fato de ser a que apresenta melhores resultados pedagógicos. Assim, o PDE propõe sua consolidação jurídica na LDBEN, com o acréscimo de uma seção especificamente dedicada à articulação entre a educação profissional e o ensino médio, denominada "Da Educação Profissional Técnica de Nível Médio", e pelo financiamento para a melhoria da qualidade do ensino médio integrado e ampliação de sua oferta nos sistemas de ensino estaduais".
O sentido do ensino médio integrado expressa uma concepção de formação humana, com base na integração de todas as dimensões da vida no processo educativo, visando à formação dos sujeitos, as quais compreendem o trabalho, a ciência e a cultura. Um dos princípios do ensino médio integrado é o do "Trabalho como Princípio Educativo". Sobre esse princípio, assinale a alternativa incorreta.
a) Considerar o trabalho como princípio educativo equivale dizer que o ser humano é produtor de sua realidade e, por isso, se apropria dela e pode transformá-la.
b) O trabalho se constitui como prática econômica, obviamente porque se garante a existência por meio da produção de riquezas.
c) Formar profissionalmente é, exclusivamente, preparar o indivíduo para o exercício do trabalho.
d) O trabalho é princípio educativo no ensino médio à medida que proporciona a compreensão do processo histórico de produção científica e tecnológica, para a transformação das condições naturais da vida e a ampliação das capacidades, das potencialidades e dos sentidos humanos.
e) O trabalho é princípio educativo no ensino médio na medida em que apresenta exigências específicas para o processo educativo, visando à participação direta dos membros da sociedade no trabalho socialmente produtivo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
Todos os anos na Escola Rumo ao Saber, na primeira reunião pedagógica, a equipe escolar respalda-se na avaliação dos resultados do ano anterior para elaborar o planejamento e estabelecer o Projeto Político-Pedagógico. Sobre o planejamento dialógico e o Projeto Político- Pedagógico da escola, é incorreto afirmar que
a) a definição dos compromissos é essencial ao planejamento e operacionalização do projeto.
b) as possíveis soluções para os problemas detectados na escola também devem ser elencadas no Projeto Político-Pedagógico.
c) a etnografia escolar deve ser considerada no planejamento no início do ano letivo.
d) as metas expostas no Projeto Político-Pedagógico são imutáveis e devem ser rigorosamente seguidas para vislumbrar mudanças qualitativas e quantitativas na escola.
e) os recursos financeiros, humanos e materiais devem ser considerados na estrutura básica referencial do Projeto Político-Pedagógico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Ano de 2013
Os alunos das turmas de ensino médio da professora Ana Lúcia são muito questionadores. Diante de toda a situação que julgam injusta e determinada apenas por uma pessoa, indagam "Onde está a democracia?". A palavra democracia é largamente utilizada, em diferentes contextos. Sabendo-se que desde a constituição inicial do governo democrático, na Grécia, houve a definição de uma estrutura organizacional que subdividia as classes sociais, na sociedade brasileira atual, é possível apontar que esse aspecto também prevalece. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a contribuição da educação para a reversão ou minimização desse quadro de desigualdade social.
a) Os princípios da não diretividade e da autogestão contribuem para a democratização nas escolas.
b) A dissociação de escola e sociedade é essencial para que haja o afastamento do problema e a compreensão de que é preciso mudar primeiramente o tratamento em relação ao outro na escola.
c) Não necessariamente diferentes indivíduos que agem em equipe precisam ter objetivos e perspectivas afins.
d) O papel do educador é permitir que haja conciliação de ideias, uma vez que a diversidade é conflitiva e ocorre na contramão e da construção do conhecimento.
e) Saber que a verdade é relativa, instável e diversa e não contribui necessariamente para a aceitação dos princípios alheios. Por isso, tal conceito não precisa ser abordado na escola ao tratar de democracia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil
Ano de 2013
Leia as afirmações a seguir. ( ) O que caracteriza o jogo é menos o que se busca do que o modo como se brinca, o estado de espírito com que se brinca.
( ) Parece que a criança, longe de saber brincar, deve aprender a brincar, e que as brincadeiras chamadas de brincadeiras de bebês entre a mãe e a criança são indiscutivelmente um dos lugares essenciais dessa aprendizagem.
( ) As crianças têm dificuldade de discriminar, durante o recreio, uma briga de verdade de uma briga de brincadeira, pois essa é uma capacidade de interpretação do mundo adulto. Com base na leitura de O brincar e suas teorias, classifique as afirmações em V (verdadeiro) e F (falso). Assinale a alternativa que contém a classificação correta de cima para baixo.
a) V, V, V.
b) F, V, F.
c) F, F, V.
d) V, V, F.
e) V, F, V.
A resposta correta é: