Questões de Educação

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental

Ano de 2013

De acordo com a obra Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão das crianças de 6 anos de idade, a escola deve objetivar que as crianças e os adolescentes

a) pensem sobre a sociedade, interajam para transformá-la e construam identidades pessoais e sociais.
b) frequentem as salas de aula e aprendam conceitos ou teorias científicas desarticuladas das funções sociais.
c) desenvolvam apenas sua dimensão cognitiva, pois a dimensão afetiva é de responsabilidade dos pais e demais familiares.
d) sejam avaliados sistematicamente para que seja medida sua aprendizagem e eles sejam classificados em aptos ou inaptos.
e) fiquem retidos na série/ano quando não puderem acompanhar os demais colegas de sala, almejando-se o desenvolvimento cognitivo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Quando Gabriel comete algum erro na realização das atividades propostas em sala de aula, tenta novamente com a mesma determinação. Com base na concepção das ações consecutivas propostas por Paulo Freire na sentença "fazemos, logo pensamos, assim existimos", em que está intrínseca a intencionalidade social e histórica por trás de todo saber firmado e situando o erro como algo positivo, decorrente da própria busca, assinale a alternativa incorreta.

a) O erro para o aluno deve ser tido como algo construtivo para que a prática seja continuamente verificada, revista e melhorada. Para o professor, é preciso evitar o erro, uma vez que errar, neste caso, envolve outros seres e pode acarretar em opções que influenciam toda a vida do aluno, como uma retenção, por exemplo.
b) Sem o erro não há construção do conhecimento, uma vez que o saber estagna-se.
c) Os alunos podem construir suas próprias hipóteses e investigá-las, sendo capazes de fomentá-las ou eliminá-las ao passo que pesquisam e estudam suas hipóteses, comparam dados e teorias e quebram as fronteiras da tradicional assimilação e absorção dos conteúdos previamente estipulados.
d) Errar é aproximar-se sucessivamente do objeto de aprendizagem.
e) Tradicionalmente, a escola não tem estabelecido diferença entre o erro integrante do processo de aprendizagem e aquele classificado como simples engano ou mesmo desconhecimento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Leia os casos dos alunos abaixo para responder à questão.

1. Júlio estuda no 9º ano do ensino fundamental. É um bom aluno, mas não gosta de comparecer às aulas. Durante todo o ano, compareceu em 600 horas letivas.
2. Mariana é aluna do 5º ano do ensino fundamental, não tem domínio das aprendizagens imprescindíveis e apresenta presença em 140 dias letivos.
3. Kaique é aluno do 1º ano do ensino médio e esteve presente em 175 dias letivos. No entanto, ausentouse em 50% das aulas de Matemática.


Diante do exposto, é possível afirmar que, devido à quantidade de faltas,

a) Júlio e Mariana não serão classificados para o ano seguinte e Kaique será promovido.
b) Apenas Júlio será promovido para o ano seguinte.
c) Kaique e Júlio serão promovidos para o ano seguinte e Mariana será retida.
d) Os três alunos serão retidos.
e) Mariana e Kaique não serão classificados para o ano seguinte e Júlio será.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil

Ano de 2013

Segundo Martins, Picosque e Guerra, in: Didática do Ensino da Arte, as produções infantis denominadas garatujas

a) têm grande importância motora, pois facilitam os futuros processos de escrita.
b) devem seguir modelos indicados pelo professor, para que possam desenvolver o senso estético da criança.
c) são um tipo de atividade em que a criança passa seu tempo livre na escola, sem necessidade de intervenção didática.
d) desenvolvem a socialização da criança, pois estimulam o compartilhamento de materiais como tintas e lápis, com seus colegas.
e) podem ser compreendidas como reações estéticas da criança; modos de exploração e pesquisa do mundo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Em 2003, foi realizada uma pesquisa pela Revista Nova Escola sobre os 10 maiores problemas enfrentados pela Educação Básica brasileira. Na lista dos dez problemas apontados, não apareceu como título

a) indisciplina.
b) gestão sem eficiência e sem equipamentos.
c) fracasso escolar.
d) cultura escolar elitista.
e) desinformação da sociedade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Em uma sala de aula do Ensino Médio, um aluno recusou-se a participar de determinada atividade e, logo depois de encerrada essa prática, fez uma indagação ao professor sobre o tema que estava sendo tratado. Nessa ocasião, o professor disse ao aluno que não responderia à sua pergunta, em face de sua recusa em participar da atividade, e que ele deveria sanar a sua dúvida com um de seus colegas. Nessa situação, a tendência pedagógica adotada pelo professor foi a pedagogia liberal tradicional, segundo a qual, o professor é a autoridade máxima e pode recusar-se a responder aos questionamentos feitos pelos alunos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Tatiana é uma aluna com paralisia cerebral e grande comprometimento da motricidade e da comunicação. Não se expressa oralmente e comunica-se apenas pelo olhar, por meio de expressão facial ou por apontamento do que deseja. A professora e a auxiliar em educação da sala de Tatiana desenvolveram um material de comunicação alternativa para que ela possa se expressar e para que saibam se a aluna está aprendendo com base no que é proposto. Sobre os sistemas de comunicação suplementar e alternativa utilizados como recursos pedagógicos, podese afirmar que

a) é necessário introduzir nas escolas um sistema de comunicação mais idiossincrático do que convencional.
b) a introdução de um sistema alternativo de comunicação provoca mudanças na dinâmica interacional da família.
c) só é possível utilizar os sistemas de comunicação alternativa quando a criança pode utilizar o próprio corpo para significar.
d) LIBRAS também pode ser considerada um sistema de comunicação, embora não seja constituída como língua autônoma, pois não tem estrutura gramatical plena.
e) todos os sistemas de comunicação suplementar e alternativa são baseados em sistemas logográficos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Ao perceber que alguns alunos estavam utilizando aparelhos celulares e acessando à Internet durante a aula, um professor de história redirecionou suas atividades, utilizando-se da flexibilidade inerente ao seu plano de aulas, para explorar questões relativas a manifestações sociais que estavam ocorrendo no país, procurando relacioná-las com outras manifestações que ocorreram ao longo da história. Em face dessa situação, é correto afirmar que o posicionamento do professor fundamentou-se na pedagogia crítico-social dos conteúdos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental

Ano de 2013

A professora Sonia, após a conclusão do processo de avaliação bimestral, costuma divulgar em sala de aula o resultado, ou seja, os conceitos atribuídos a cada aluno. Nesses momentos, sempre que seus alunos, adolescentes do 7.º ano do ensino fundamental, pedem informações acerca dos critérios avaliativos utilizados, ela os repreende afirmando que não cabe ao aluno questionar os critérios e as formas de avaliação adotados pelo professor.
De acordo com o artigo 53, inciso III, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990), a professora Sonia

a) cumpre acertadamente a lei, que assegura ao professor liberdade para deliberar sobre esse assunto.
b) engana-se, pois não pode negar aos alunos o direito de contestar os critérios avaliativos.
c) equivoca-se ao repreender os alunos, mas acerta ao recusar-se a revelar os critérios avaliativos utilizados.
d) incorre em falta grave, podendo receber uma advertência ou responder a um processo administrativo.
e) está correta, pois é seu direito decidir se esclarece ou não quais são os critérios avaliativos que utiliza.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Joana é coordenadora pedagógica em uma escola pública e em um HTPC retomou as ideias principais das tendências pedagógicas, pois notou que alguns professores não reconheciam a teoria em suas práticas, desenvolvendo-as sem saber ao certo o porquê. Acerca das tendências pedagógicas, corresponde ao contexto histórico apenas afirmar que

a) Rogers é o inspirador da tendência liberal tecnicista, em que há afetividade na relação professor-aluno.
b) a tendência progressista libertadora tem como pressupostos de aprendizagem que a assimilação da criança é igual à do adulto, que a aprendizagem é receptiva e mecânica, que há sistematização de exercícios, verificação da aprendizagem a curto e a longo prazo e reforço negativo e positivo.
c) na tendência progressista libertária as matérias de estudo não são primordiais e os conteúdos são provenientes das necessidades e interesses dos grupos.
d) a tendência progressista libertária corresponde às ideias de Paulo Freire e à concepção de "educação popular".
e) na tendência progressista libertadora, os métodos de ensino estão relacionados aos conteúdos. É uma espécie de pedagogia renovada que releva o saber criado pela criança (experiência do aluno) e promove a interação entre teoria e prática.

A resposta correta é:

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