Questões de Educação

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.

O processo de ensino cujos métodos e procedimentos de ensino são propostos com o objetivo de permitir ao aluno desenvolver-se espontaneamente e desenvolver seus próprios meios de aprendizagem fundamenta-se em uma abordagem da pedagogia renovada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Leia o trecho abaixo para responder à questão.


“Para que serve alterar os programas se não é para os
jovens construírem competências e saberes mais alargados,
pertinentes, duradouros, mobilizáveis para a vida e para o
trabalho?

Tratando-se de uma observação óbvia, in abstracto e na
esfera das boas intenções, resta provar se uma abordagem por
competências não será, paradoxalmente, mais elitista do que
uma pedagogia centrada sobre os saberes, se dará mais
sentido ao ofício de aluno e ajudará os alunos com dificuldades
ou em situação de insucesso, a reconciliarem-se com a escola.”

Fonte: PERRENOUD, Philippe. Por que construir competências a

partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as

desigualdades. Curitiba: Ed. Melo, 2010.


Sobre a abordagem da aprendizagem por competência, assinale a alternativa incorreta.

a) Não existe hoje qualquer definição consensual do conceito de competência, pois o conceito não está estabilizado, a definição é controversa e a noção de competências transversais é questionável.
b) A competência é uma valia acrescentada aos saberes: a capacidade de utilizá-la para resolver problemas, construir estratégias e tomar decisões.
c) Os currículos orientados para o desenvolvimento das competências podem constituir progresso no registro das finalidades, no sentido do trabalho e dos saberes escolares e no registro didático e pedagógico.
d) É apropriado que nos currículos só sejam encontrados enunciados das competências, como, por exemplo, "saber sentir-se membro da comunidade".
e) Para desenvolver competências, é necessário reduzir os programas para construir alguns saberes em função das iniciativas relacionadas com a investigação e alterar a maneira de ensinar (propor debates, situações-problema, projetos de investigação, experimentação, entre outros).

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Francisco nasceu e morou até os 9 anos de idade no Piauí. Aos 10 anos, veio para São Paulo e foi matriculado em uma escola pública. Ele recebeu vários apelidos dos colegas devido ao regionalismo presente em sua fala, o que o incomodou muito e causou diversos desentendimentos com os colegas. Sobre pluralismo e diversidade cultural, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no caso exposto, assinale a alternativa correta.

a) As escolas brasileiras sempre abordaram a temática do preconceito e da discriminação racial, étnica e cultural, pois viam como necessário marcar que o Brasil é heterogêneo.
b) No primeiro ciclo do ensino fundamental I é importante colocar a criança em contato com sua própria capacidade de criação cultural e com o reconhecimento dessa capacidade nos outros.
c) Há referência nos Parâmetros Curriculares Nacionais de que ao final do segundo ciclo do ensino fundamental I é preciso que os alunos reconheçam as manifestações culturais de seu próprio grupo, para no ensino fundamental II conhecerem a existência de outros grupos culturais além do seu, reconhecer seu direito à existência e respeitar seus modos de vida e suas expressões culturais.
d) É imprescindível que a escola primeiro ensine noções de pluralismo cultural para que depois os alunos possam vivenciá-los socialmente.
e) Um dos objetivos gerais que envolvem a pluralidade cultural para o ensino fundamental é exigir respeito para os outros e denunciar a violação dos direitos envolvendo a criança.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.

Na prática educativa fundamentada na fenomenologia, os processos de ensino e aprendizagem são organizados a partir da interpretação, feita sem preconceitos, dos conteúdos de ensino.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Flávia é pedagoga e atua em uma escola pública há 3 anos. Seu papel, nessa escola, junto ao grupo de professores, é fundamental. Muitos professores são antigos na instituição e têm formação técnica em Magistério. Ela atua como articuladora do processo pedagógico na escola, ajuda os professores no aprimoramento de seu desempenho em sala de aula e na análise e compreensão das situações de ensino com base em pressupostos teóricos. Acerca da concepção e do papel do pedagogo na escola, assinale a alternativa incorreta.

a) Na década de 60, foi instituído o curso de Pedagogia no Brasil e houve o estabelecimento já traçado e bem definido da atuação do pedagogo nas escolas públicas.
b) As atribuições do pedagogo são amplas e constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (2006) e devem ser imediatamente implementadas na formação desse profissional da Educação.
c) A Pedagogia será dialética na medida em que, partindo do interesse libertário do conhecimento de uma teoria crítica da sociedade, voltado à humanização, tornar possível a ela a antecipação de uma práxis educacional transformadora.
d) É imprescindível questionar qual é a atuação do pedagogo escolar no atual contexto político e social quanto ao auxílio aos professores no que diz respeito à formação continuada.
e) É papel do pedagogo intervir diretamente na atuação dos professores na escola.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Um dos desafios mais presentes em discussões educacionais é a reflexão acerca da qualidade e de como promovê-la e ampliá-la cada vez mais nas instituições de ensino. A esse respeito e pensando sobre a atuação do pedagogo junto aos demais profissionais da escola, tendo em vista a qualidade do processo de ensinoaprendizagem, pode-se afirmar que

a) não necessariamente o profissional especialista que desenvolve planejamento, supervisão, administração, inspeção e orientação no âmbito das escolas deverá ter graduação em Pedagogia ou pósgraduação.
b) buscando suprir as necessidades educacionais vivenciadas em cada momento histórico, o Pedagogo tornou-se um profissional mencionado nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), ora como especialista, ora como generalista.
c) não há referência na LDBEN de que deve ser promovida a gestão democrática do ensino público, com a participação de todos que atuam na escola. Quem faz tal abordagem é apenas o autor Vitor Henrique Paro.
d) nos últimos anos, a escola transformou-se bastante em termos de assumida de papéis, alteração em estrutura física, material, humana e organizacional.
e) o pedagogo atua com uma disciplina científica aplicada, como aponta Huberman.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil

Ano de 2013

De acordo com a obra Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão das crianças de 6 anos de idade, a escola deve objetivar que as crianças e os adolescentes

a) pensem sobre a sociedade, interajam para transformá-la e construam identidades pessoais e sociais.
b) frequentem as salas de aula e aprendam conceitos ou teorias científicas desarticuladas das funções sociais.
c) desenvolvam apenas sua dimensão cognitiva, pois a dimensão afetiva é de responsabilidade dos pais e demais familiares.
d) sejam avaliados sistematicamente para que seja medida sua aprendizagem e eles sejam classificados em aptos ou inaptos.
e) fiquem retidos na série/ano quando não puderem acompanhar os demais colegas de sala, almejando-se o desenvolvimento cognitivo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental

Ano de 2013

De acordo com a Lei n.º 9.394/1996, artigo 11, compete aos municípios

a) baixar normas gerais sobre os cursos de graduação e pós-graduação.
b) assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental.
c) oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
d) organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino.
e) oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Melissa é mãe de Catarina e sempre teve interesse em participar efetivamente da escola em que a filha estuda por meio de discussões com profissionais da escola, opiniões e vivências para melhor compreender a realidade educacional. Este ano está bastante envolvida, pois faz parte do Conselho Escolar. Sobre esse órgão colegiado, pode-se afirmar que

a) o Conselho Escolar é composto exclusivamente por representantes de pais e professores, sendo o diretor escolar membro nato desse colegiado.
b) é obrigatória a criação de Conselho Escolar em todas as escolas.
c) uma das dificuldades de atuação do Conselho Escolar é que não existe curso de formação específico para os conselheiros, mas é meta do MEC que isso ocorra até 2021.
d) cada escola define em seu próprio regulamento como deve ser feita a eleição dos conselheiros e quem tem direito a voto.
e) a criação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares foi uma proposta do MEC do ano de 2010, que ainda não entrou em vigor.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

SESI - DF - Técnico em Educação - Orientador Pedagógico

Ano de 2013

Leia o texto abaixo para responder à questão.


“O Brasil tem assistido nos últimos anos a um movimento
de expansão das ações de acompanhamento e avaliação das
políticas públicas desenvolvidas no país, principalmente no
âmbito do governo federal. A utilização de recursos públicos em
ações que não têm seu impacto devidamente mensurado,
passando por uma minuciosa analise de custo efetividade tem,
cada vez mais, perdido espaço na administração pública
federal. Órgãos como o Tribunal de Contas da União e a
Controladoria Geral da União, aliados à criação de unidades
especializadas dentro da estrutura organizacional do executivo
federal, têm auxiliado na construção de uma cultura de
avaliação e contribuído para a correta e efetiva aplicação dos
recursos públicos. Neste contexto, a utilização de índices
sintéticos e indicadores relacionados aos programas sociais
desenvolvidos tem ganhado espaço e servido de instrumentos
para balizar a distribuição de recursos, caminhando para
constituírem-se em ferramenta de monitoramento da política
pública e em critério de alocação global do gasto público nos
pais.(...)”

Fonte: “Sistema de indicadores educacionais no

acompanhamento e avaliação de políticas públicas”, José Gonçalves

Moreira Neto, novembro de 2008, disponível em:

http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1457/1457.pdf


Sobre a utilização dos indicadores educacionais, assinale a alternativa incorreta.

a) As propostas de indicadores sintéticos e sistemas de indicadores representam um avanço instrumental, mas não conceitual, em relação à gestão e monitoramento dos programas educacionais.
b) A utilização de indicadores contribui para maior acesso à realidade das desigualdades educacionais brasileiras e pode subsidiar o melhoramento das ações governamentais.
c) O excesso da aplicação desses indicadores implica risco de substituição do conceito que se quer medir pela medida, razão pela qual as agências oficiais da área educacional não devem auferir seu "selo de legitimidade" publicando simples números que careçam de sólida base teórica.
d) O sistema de indicadores para monitoramento e avaliação na sua totalidade deve comportar indicadores que sejam coerentes, tanto em relação a cada um dos temas quanto em relação ao conjunto de temas que farão parte desse sistema.
e) Existem seis dimensões propostas no trabalho com os indicadores educacionais: Educação Escolar Indígena, Educação no Campo, Ações Educacionais Complementares, Diversidade Étnico/Racial e Igualdade de Gênero.

A resposta correta é:

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