Questões de Educação

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Na concepção tradicional, a prática era determinada pela teoria que a moldava e lhe fornecia o conteúdo e a forma de transmissão pelo professor, assim como a consequente assimilação pelo aluno.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor de Ensino Fundamental

Ano de 2013

Na perspectiva da avaliação mediadora, de acordo com Hoffmann, avaliar é, dentre outras coisas,

a) corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas certas e erradas, a fim de garantir a evolução contínua dele.
b) analisar teoricamente as manifestações dos alunos em situações de aprendizagem, para acompanhar suas hipóteses acerca de determinados assuntos.
c) aplicar verificações periódicas para deliberar sobre a aprovação ou reprovação do aluno em cada série ou nível de ensino.
d) verificar as tarefas feitas no caderno pelo aluno, a fim de se atribuir uma nota em cada momento ou etapa do processo de ensino-aprendizagem.
e) diagnosticar, em momentos pontuais e determinados, o nível de desempenho em relação aos conteúdos transmitidos pelo professor.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Segundo a concepção histórico-crítica, que se caracteriza por uma visão essencialista de homem, ou seja, por uma essência universal e imutável, cumpre à educação moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ao ideal que o define como ser humano.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil

Ano de 2013

De acordo com a Lei n.º 2.688/1998 (Estatuto do Magistério Público de Poá), será aplicada advertência por escrito pelo Secretário Municipal de Educação ao servidor público no caso de ele, por exemplo,

a) retirar qualquer documento ou objeto da repartição, mesmo tendo obtido prévia autorização da autoridade competente.
b) opor resistência, ainda que justificada, ao andamento de documento e processo ou execução de serviços.
c) filiar-se a associação profissional, sindical, ou partido político, sem prévia autorização da autoridade competente.
d) manter sob sua chefia imediata cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil.
e) ausentar-se do serviço durante o expediente com ou sem a prévia autorização do chefe imediato.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Ano de 2013

Numa escola, as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental começaram um projeto de jornal escolar: em um dia da semana, todas as classes se dedicam a produzir artigos ou notícias. Os alunos são agrupados em função de seus interesses acerca de certos temas, tais como: esportes, cinema, lazer, independentemente do ano cursado, proporcionando, dessa forma, o encontro num mesmo grupo de diferentes faixas etárias e níveis de proficiência.
Conforme Lerner, nessa situação, é correto afirmar que

a) os alunos maiores, que apresentam dificuldades de aprendizagem, ficam constrangidos ao se depararem com crianças de anos inferiores com conhecimento maior que o seu.
b) as crianças menores, ao encontrarem com os alunos de anos mais avançados, deixam de produzir o pouco que sabem, deixando que os maiores pensem e realizem por elas.
c) os projetos institucionais permitem instalar na escola, e não só na classe, um clima leitor. A leitura ganha sentido não só para os alunos como também para os professores.
d) o professor precisa agir como mediador de conflitos, gerados pela heterogeneidade de idades e conhecimentos. Geralmente, atua como cuidador dos pequenos e tutor dos mais velhos.
e) o encontro de crianças com níveis de conhecimentos tão diversos dificulta a intervenção do professor, resultando numa ineficiência do seu trabalho.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MPU - Analista do MPU - Educação

Ano de 2013

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador

Ano de 2012

A educação infantil, como parte integrante do sistema educacional brasileiro, está sujeita à organização de seu projeto político-pedagógico, ou proposta pedagógica, que, segundo o Parecer CNE/CEB n.° 20/2009, corresponde ao plano

a) estratégico da escola, a ser entregue à Secretaria da Educação no qual se estabelece a comunicação entre os professores, visando a integração curricular, evitando-se as repetições ou os "vácuos" curriculares.
b) de ação e atividades dos professores, como instrumento de comunicação com seus alunos de modo a propiciar sua participação mais efetiva em aulas e na própria construção da proposta.
c) de potencialidades e fragilidades da escola, no qual devem estar registrados os indicadores educacionais da escola e as ações para melhorá-los.
d) administrativo e normativo que regulamenta as relações entre os participantes do processo educativo na escola, no qual devem estar estabelecidos a sua organização e o seu funcionamento.
e) orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação

Ano de 2012

A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, assinale a opção incorreta.

a) O atendimento às demandas dos cidadãos, do mercado e da sociedade, a conciliação das demandas identificadas com a vocação e a capacidade institucional da escola ou da rede de ensino são critérios para a organização e o planejamento de cursos.
b) Além dos princípios enunciados pelo artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, são princípios norteadores da educação profissional a independência e articulação com o ensino médio e a determinação de projetos pedagógicos por meio das Secretarias de Educação Municipais e Estaduais.
c) As competências requeridas pela educação profissional, considerada a natureza do trabalho, são as: competências básicas, constituídas no ensino fundamental e médio; competências profissionais gerais, comuns aos técnicos de cada área; competências profissionais específicas de cada qualificação ou habilitação.
d) A prática constitui e organiza a educação profissional e inclui, quando necessário, o estágio supervisionado realizado em empresas e outras instituições, sendo que a prática profissional será incluída nas cargas horárias mínimas de cada habilitação.
e) Poderão ser implementados cursos e currículos experimentais em áreas profissionais não constantes dos quadros anexos à Resolução das Diretrizes Curriculares, ajustados ao disposto nas diretrizes e previamente aprovados pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação

Ano de 2012

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção incorreta.

a) Os documentos são referenciais para a renovação e a reelaboração da proposta curricular, reforçando a importância de cada escola elaborar seu projeto educacional compartilhado com todos os membros da equipe para que a melhoria da qualidade da educação seja resultado da co-responsabilidade.
b) Os documentos orientam a prática e possibilitam diversas ações no ambiente educacional, visando à qualidade do ensino e a melhoria constante da educação e da formação de nossos estudantes.
c) Os documentos enfocam as áreas do conhecimento traçando uma linha de desenvolvimento de cada uma delas no histórico da educação nacional, perpassando momentos de mudança e transformação, discutindo temas transversais em cada uma das áreas e suas relações.
d) Os documentos são abrangentes e a forma como estão organizados faz com que possam ser utilizados com objetivos diferentes, de acordo com a necessidade de cada realidade e de cada momento.
e) Os documentos auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente, além de colocarem o professor como principal agente nessa grande empreitada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação

Ano de 2012

A respeito do tema Gerenciamento de Conflitos, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.
( ) A maneira como um conflito é gerenciado pode gerar efeitos construtivos ou destrutivos. Na primeira se verifica o que ele pode trazer de benéfico, na segunda, é algo prejudicial devendo ser evitado.
( ) Os resultados dos conflitos diferem em razão de seu gerenciamento, podendo ocasionar um ciclo de frustrações em função de má interpretação ou incompreensão dos interesses ou necessidades das partes.
( ) As diferenças de personalidade corroboram para um ambiente mais equilibrado, com poucos conflitos e com constante troca de informações, sendo a preocupação com o gerenciamento de conflitos desnecessária.
( ) No gerenciamento de conflitos, o conhecimento das partes, das questões postas e da origem do conflito determinam o andamento das negociações e interferem nos resultados.
( ) As situações de conflito são terminais, uma vez que seu gerenciamento determina a finalização e a parte que irá obter ganho no sentido de resultado.

a) F, V, F, V, V
b) V, F, F, V, V
c) V, V, F, V, F
d) V, V, F, V, V
e) V, F, V, F, F

A resposta correta é:

Filtro