Questões de Educação
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador
Ano de 2012
As instituições de educação infantil, sob a ótica de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. Acerca da avaliação na educação infantil, segundo o Parecer CNE/CEB n.° 20/2009, é correto afirmar que deve ter a finalidade de
a) aprovar o aluno para cursar o estágio seguinte.
b) acompanhar e repensar o trabalho realizado.
c) classificar os alunos em função de seu desenvolvimento.
d) separar os alunos que se desenvolveram daqueles que não se desenvolveram.
e) diagnosticar os alunos que necessitam de reforço na sala de aula.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, assinale a opção incorreta.
a) As escolas encaminharão seus diplomas para registro em órgãos oficiais determinados pelas Secretarias de Educação do Estado ou Município sempre que seus planos de curso estejam inseridos no cadastro nacional de cursos de educação profissional de nível técnico.
b) Os diplomas de técnico deverão explicitar o correspondente título de técnico na respectiva habilitação profissional, mencionando a área à qual a mesma se vincula.
c) Os certificados de qualificação profissional e de especialização profissional deverão explicitar o título da ocupação certificada.
d) Os históricos escolares que acompanham os certificados e diplomas deverão explicitar, também, as competências definidas no perfil profissional de conclusão do curso.
e) O MEC, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, promoverá processo nacional de avaliação da educação profissional de nível técnico, garantida a divulgação dos resultados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador
Ano de 2012
O Estatuto do Idoso (Lei n.° 10.743/03) é mais um instrumento para a realização da cidadania ao estabelecer que o idoso possui direito à liberdade, à dignidade, à integridade, à educação, à saúde, a um meio ambiente de qualidade etc., cabendo ao Estado, à sociedade e à família a responsabilidade pela proteção e garantia desses direitos. Nesse sentido, o Estatuto do Idoso é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas
a) com idade igual ou superior a 60 anos.
b) aposentadas pelo INSS.
c) na terceira idade.
d) ao atingirem 65 anos de idade.
e) ao completarem a idade de 80 anos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental tratam da transversalidade e interdisciplinaridade. A respeito destes assuntos, assinale a opção incorreta.
a) Os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade estão fundamentados na crítica a uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis.
b) Os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade apontam para o real e a necessidade de contextualizar os fatos e eventos estabelecendo parcas relações entre eles.
c) A interdisciplinaridade leva em conta a inter-relação entre os conhecimentos e sua fluência construindo o todo em função da trama entre as partes.
d) A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real e de sua transformação.
e) Os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade, na prática pedagógica, alimentam-se mutuamente, pois o tratamento das questões expõe as inter-relações entre objetos de conhecimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito dos conceitos envolvidos na Educação Escolar Indígena, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.
( ) A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad ), à qual está vinculada a Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena (CGEEI), dá ênfase política à valorização e manutenção da sociodiversidade indígena.
( ) A criação de uma política de valorização e manutenção da sociodiversidade indígena utilizou-se de projetos de pesquisa a partir de estudos de pesquisadores envolvidos em instituições de educação superior, ouvindo as lideranças da área.
( ) Uma das importantes peculiaridades dos povos indígenas remete a que alguns dos territórios tradicionais, regularizados de forma contínua ou não, não coincidem com as divisões político-administrativas em estados e municípios.
( ) Outro importante conceito que norteia a ação da Secad concerne à relação entre escola e sustentabilidade. É imprescindível que a ação educacional se volte para contribuir com subsídios e reflexões para a sustentabilidade socioambiental das comunidades indígenas.
( ) A Secad, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação ( Consed ), mobilizou fortemente o Sistema de Nacional de Educação para tratamento da Educação Escolar Indígena como política pública de garantia de direitos.
a) F, V, V, V, F
b) F, F, V, V, V
c) V, V, F, F, F
d) V, F, V, F, V
e) V, F, V, V, V
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito do conceito de Motivação, assinale a opção incorreta.
a) As teorias da motivação podem ser classificadas em dois grupos: teorias de conteúdo e teorias de processo. No primeiro caso, a motivação se dá em função da satisfação de necessidades; no segundo, a motivação se relaciona a um processo de tomada de decisão.
b) Maslow cria uma hierarquia das necessidades, agrupando-as em dois grupos, necessidades inferiores e necessidades superiores. No primeiro grupo estão as necessidades fisiológicas e de segurança; no segundo, as sociais, de estima e de auto-realização.
c) Alderfer redefiniu as cinco necessidades hierarquizadas e as agrupou em três. Denominadas de ERC, significam Existência, Relacionamento e Crescimento. Afirmou, ainda, ao contrário de Maslow, que não existe somente um sentido progressivo nas necessidades, mas também regressivo.
d) As Teorias X e Y de McGregor partiram do estudo da prática administrativa norte-americana, sendo X aquela que se apoia na concepção do homem motivado e que quer se desenvolver, tendo sua ênfase no controle.
e) A Teoria Bifatorial foi construída afirmando haver dois conjuntos de fatores que variavam em dois contínuos interdependentes: o primeiro seria de fatores higiênicos, externos; o segundo, seria o de
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador
Ano de 2012
É muito importante que o professor elabore e cumpra um plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, considerando que um projeto de ensino e aprendizagem deve ser dinâmico e flexível, e envolver práticas pedagógicas e avaliação que visem uma aprendizagem profunda dos conhecimentos.
Dessa forma, tornar o planejamento flexível significa
a) variar as atividades entre expositivas, discussões, tarefas coletivas e tarefas individuais.
b) fazer um balanço permanente entre os objetivos delineados e os rumos tomados pelo grupo de estudantes.
c) não existir um plano a ser seguido, que a decisão sobre o conteúdo de cada atividade ocorra no momento em que ela se iniciar.
d) não existir a exigência de uma seleção de conteúdos proposta pela escola.
e) garantir que todos os alunos aprendam as mesmas coisas da mesma forma.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito dos Programas, projetos e atividades da Educação Escolar Indígena assinale a opção incorreta.
a) Uma das metas foi apoiar, no triênio 2007-2010, universidades públicas para a manutenção e implantação de cursos de licenciaturas interculturais para a formação de 4.000 professores indígenas.
b) O objetivo geral de um dos projetos era garantir a efetivação do direito dos povos indígenas à educação escolar intercultural de qualidade por meio da formação inicial e continuada de professores, considerando a multiculturalidade e questões sociolinguísticas.
c) O projeto de produção e publicação de materiais didáticos bilíngues ou multilíngues teve como objetivo promover a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica e a valorização das línguas e conhecimentos dos povos indígenas por meio da produção, distribuição e difusão de materiais didáticos e paradidáticos.
d) No período de 2003 a 2006, o Ministério da Educação financiou 45 propostas de formação de professores indígenas, investindo 5 milhões de reais nos diversos estados da federação.
e) Um dos projetos da Educação Escolar Indígena relaciona-se com a promoção da implantação do Ensino Médio intercultural nas escolas indígenas a partir dos princípios da educação diferenciada como direito educacional dos povos indígenas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador
Ano de 2012
Dentre os princípios que fundamentam a prática na educação infantil e na adolescência, está a avaliação que deve ser feita de acordo com cada propósito estabelecido e refletir a atenção e a preocupação do professor com a apropriação efetiva do conhecimento por parte do aluno. Portanto, o processo avaliativo orienta-se pelas múltiplas dimensões de aprendizagens envolvidas em cada experiência educativa e, nesse sentido, é correto afirmar que
a) o processo avaliativo decorre das médias das notas atribuídas pelo professor às diversas atividades propostas.
b) o processo avaliativo é uma sequência linear de conteúdos que culmina nos testes de aprendizagem e na soma de resultados obtidos.
c) uma avaliação contínua e cumulativa significa o professor aplicar várias provas no decorrer do processo e atribuir a nota final como sendo a soma das notas parciais.
d) avaliar é observar e promover experiências educativas que signifiquem provocações intelectuais significativas no sentido do desenvolvimento do aluno.
e) na visão da avaliação como mediação, o professor ensina e depois pergunta, assim as perguntas ocupam o lugar de verificar, comprovar o alcance de um objetivo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador
Ano de 2012
As práticas pedagógicas desenvolvidas em um ambiente educativo precisam incorporar a atualidade cultural da criança e sua história que contém o presente e o passado de seu grupo sociocultural. Portanto, é preciso consolidar o conhecimento que a criança traz para a escola, para que ela se sinta sujeito de conhecimento e, ao mesmo tempo, atue no sentido de ampliar ao máximo o seu conhecimento anterior. Acerca das diversidades culturais presentes na sociedade, é correto afirmar que
a) ensinar, segundo a lógica da inclusão, implica em considerar que os alunos sejam selecionados segundo certas características tanto em termos de aprendizagem escolar como de conduta.
b) homogeneizar o ambiente escolar, a partir da seleção de atividades e conteúdos mais relacionados às experiências das crianças das classes médias, é o melhor caminho para consolidar o conhecimento.
c) diferenças socioculturais, quando tratadas pela escola como deficiências, promovem uma melhor aceitação da criança pelos seus colegas.
d) para que a escola possa se desenvolver nas classes populares, é preciso construir estratégias pedagógicas que reconheçam como conteúdo escolar os materiais escritos produzidos na sociedade.
e) para a maioria das crianças pobres, afrodescendentes, moradoras das periferias, a escolarização vem acompanhada de uma forte desqualificação de seus saberes, valores, linguagens.
A resposta correta é: