Questões de Educação
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito da Avaliação da Educação Básica, assinale a opção incorreta.
a) A participação das escolas é obrigatória. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( Ideb ) é calculado, e consequentemente, gera participação nos programas baseados nas metas previstas pelo Compromisso de Todos pela Educação, do MEC.
b) O Sistema de Avaliação da Educação Básica ( SAEB ) é composto por duas avaliações complementares: ANEB - Avaliação Nacional da Educação Básica, que abrange, de maneira amostral, os estudantes das redes públicas e privadas do país; e ANRESC - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, aplicada censitariamente a alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental público.
c) As avaliações que compõem o SAEB são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar.
d) A Prova Brasil e o SAEB são instrumentos de avaliação do sistema educacional brasileiro criados para auxiliar no desenvolvimento e implementação de políticas públicas educacionais.
e) As médias de desempenho na Prova Brasil e no SAEB subsidiam o cálculo do Ideb e, a partir dele e das demais informações apuradas nas provas, são definidas ações voltadas para a correção de distorções e direcionam recursos para as áreas prioritárias.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito da Avaliação da Educação Superior, assinale a opção incorreta.
a) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes.
b) O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ( ENADE ) e das avaliações institucionais e dos cursos.
c) As informações obtidas por meio do SINAES são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas.
d) O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
e) Os processos avaliativos do SINAES são coordenados e supervisionados pela Secretaria de Educação Superior.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito da Formação Continuada de Profissionais da Educação, assinale a opção incorreta.
a) A democratização da educação passa pelo perfil docente em função das ações, e formar continuamente o docente para tal é um desafio de todo o sistema de educacional brasileiro.
b) A formação continuada pressupõe investimento do Estado e decisões de políticas públicas, sendo que, atualmente, pouco tem sido feito a este respeito.
c) Um dos pontos abordados pela formação continuada de profissionais da educação se refere à competência docente, no sentido da articulação dos saberes e da transposição para a prática educativa.
d) A competência docente é uma elaboração histórica continuada: um eterno processo de desenvolvimento, no qual o educador, no cotidiano do seu trabalho, no exercício consciente de sua prática social pedagógica, desenvolve novos saberes.
e) A formação regular dos professores em cursos de graduação, apesar de todos os esforços, ainda apresenta lacunas a serem preenchidas pela formação continuada.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito do Financiamento da Educação, assinale a opção incorreta.
a) A participação percentual da Educação Básica em relação ao financiamento da educação nacional deve ser de 50%.
b) A legislação educacional brasileira define que os recursos públicos devem ser destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos também a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas atendendo a critérios específicos.
c) A expressão Manutenção e Desenvolvimento do Ensino ( MDE ), apesar de vaga, diz respeito a ações específicas que focam diretamente o ensino, ações especif cadas pela LDB, em seu artigo 70.
d) O Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF) foi um avanço para o ensino fundamental, mas os demais níveis, que ficaram de fora, tiveram um prejuízo enorme.
e) Os Estados recebem recursos de acordo com o número de matrículas no ensino fundamental e médio e os Municípios com base no ensino fundamental e educação infantil.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito dos conceitos de Empreendedorismo e Inovação, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente. ( ) A característica multidisciplinar do empreendedorismo tem gerado visões distintas, contudo há uma grande convergência em apontar que o empreendedorismo consiste no fenômeno da geração de negócio em si, relacionado tanto com a criação de uma empresa, quanto com a expansão de alguma já existente.
( ) Um ser empreendedor possui características que o definem, entre elas: autoconfiança, iniciativa, otimismo, aceitação do risco, persistência, entre outras. O empreendedor é capaz de estabelecer objetivos e encontrar oportunidades de negócios, fazendo uso de sua criatividade e conhecimento do ambiente no qual está inserido.
( ) Muitas pesquisas foram realizadas até se chegar a um perfil de empreendedor. A delimitação se deu em função de vários levantamentos e estudos para que se pudesse entender como se constrói a visão de um empreendedor.
( ) A capacidade de empreender está relacionada às características do indivíduo, aos seus valores e modo de pensar e agir. O empreendedor é agente das mudanças necessárias para o desenvolvimento econômico.
( ) O empreendedor tem necessidade de manter o que criou e colocar em prática suas ideias. Quando desafiado por uma oportunidade, está disposto a trabalhar para alcançar seu objetivo. Para isso, identifica a oportunidade, determina e organiza os recursos necessários e conduz o desempenho da organização.
a) V, V, F, V, F
b) F, F, V, V, V
c) V, V, F, F, F
d) V, F, V, F, V
e) V, V, F, V, V
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE ) organiza princípios políticos, fundamentos teóricos, metodológicos e administrativos das ações do governo no campo educacional. Sobre o PDE é incorreto afirmar que:
a) seus programas podem ser organizados tendo como eixos norteadores a educação básica, a educação superior, a educação profissional e a alfabetização.
b) tem como um de seus principais pontos a formação de professores e a valorização dos profissionais da educação.
c) suas ações buscam acabar com os baixos índices de rendimento escolar na rede pública de educação.
d) tem a possibilidade de diminuir as disparidades educacionais existentes no território brasileiro, por meio da obrigatoriedade da participação de Estados e Municípios.
e) fundamenta-se na visão sistêmica da educação, na territorialidade, no desenvolvimento, no regime de colaboração e responsabilização, assim como, na mobilização social.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito da Função Social da Educação e da Escola assinale a assertiva incorreta.
a) Os fins da educação derivam da estruturação homogênea do ambiente social, identificam-se como interesses comuns do grupo, e devem se realizar igualitariamente em todos os seus membros.
b) A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização dos conhecimentos produzidos.
c) A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na escola ou em outros espaços, se caracteriza como campo social de disputa hegemônica.
d) As relações sociais desenvolvidas são de aprendizagem e conhecimento. Neste sentido, se aprende no contexto da vida social independente da escola, anulando sua necessidade.
e) A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualificação, articula determinados interesses e desarticula outros.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito da Sociedade, Estado e Educação assinale a assertiva incorreta.
a) A educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.
b) Existem tensões com que a sociedade precisa se ocupar e muitas delas passam pela educação: entre o local e o global; entre o universal e o singular; entre a tradição e a modernidade; entre a indispensável competição e a igualdade de oportunidades; entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem.
c) À educação cabe a missão de fazer com que todos façam frutificar seus talentos e potencialidades criativas, o que implica responsabilizar-se por seu processo individual.
d) A sociedade impõe cada vez mais o conceito de educação ao longo de toda a vida, dada às vantagens que oferece em matéria de flexibilidade, diversidade e acessibilidade.
e) A educação deve se adaptar em função das transformações e deixar de transmitir os conhecimentos acumulados ao longo de um tempo para se lançar no campo do novo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
Em relação à Gestão Democrática marque a opção incorreta.
a) A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão.
b) A gestão democrática é um espaço para o exercício da cidadania. Como elementos constitutivos dessa forma de gestão podem ser apontados: participação, autonomia, transparência e pluralidade.
c) A gestão democrática da educação depende dos atores sociais e independe de suas relações com o ambiente, gerando participação, compromisso e relativa responsabilidade.
d) O princípio da gestão democrática está inscrito na Constituição Federal e na LDB. Sendo assim, ele deve ser desenvolvido em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país.
e) A gestão democrática traz em si a necessidade de uma postura democrática. E esta postura revela uma forma de encarar a educação e o ensino.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação articula ações da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com a colaboração dos diversos setores da sociedade, visando à melhoria da qualidade da Educação Básica. São diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, exceto:
a) acompanhar cada aluno da rede individualmente, mediante registro da sua frequência e do seu desempenho em avaliações, que devem ser realizadas periodicamente.
b) implementar programas de avaliação da qualidade do ensino na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.
c) ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular.
d) garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas.
e) fomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo as famílias dos educandos, com as atribuições, dentre outras, de zelar pela manutenção da escola e pelo monitoramento das ações e consecução das metas do compromisso.
A resposta correta é: