Questões de Educação
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
Partindo do conceito de Gestão Participativa assinale as alternativas em V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque o item que representa sua análise.
( ) A gestão escolar participativa é fundamental para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas e garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade.
( ) A participação dos professores é processo dificultado pela atividade solitária do desenvolvimento das atividades pedagógicas, que intervêm no fazer desta categoria e causam confusão no entendimento do que seja participação.
( ) Aos gestores cabe a tarefa de criar um ambiente estimulador da participação, promovendo um clima de confiança, estabelecendo demanda de trabalho centrado em ideias e desenvolvendo a prática de assumir responsabilidades em conjunto.
( ) A teoria das relações humanas ou modelo afetivo, estabelece que os ganhos de produtividade são resultado da identificação do funcionário com o seu gestor, de tal forma que a melhoria se relaciona com a liderança.
( ) A teoria administrativa ou modelo cognitivo propõe que a participação aumenta a produtividade a disponibilizar, para a tomada de decisões, estratégias e informações mais qualificadas.
a) F, V, V, F, F
b) V, F, F, V, V
c) V, F, V, F, V
d) F, F, V, V, F
e) V, F, V, V, V
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A Gestão do Plano Plurianual ( PPA ) 2012-2015 observará os seguintes princípios, exceto:
a) Publicidade.
b) Eficiência.
c) Impessoalidade.
d) Economicidade.
e) Governabilidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr
Ano de 2012
Segundo Monica Thurler, culturas profissionais cooperativas emergem quando o sistema
a) equilibra os efeitos pouco previsíveis produzidos pelas culturas cooperativas e faz uso de estratégias sutis de controle dos eixos centrais da política educativa.
b) induz o desenvolvimento de projetos locais e a introdução de formas de ensino em comum, que exigem o trabalho colaborativo dos professores.
c) assume o código deontológico produzido pelos professores, conferindo aos estabelecimentos ampla liberdade para tomar decisões e avaliar resultados.
d) concede a autonomia necessária aos atores da situação para desenvolverem as soluções locais, adaptadas e coerentes às suas possibilidades e competências.
e) institucionaliza a colegiatura forçada por meio de mecanismos burocráticos e estruturais que levam naturalmente à planificação e execução do trabalho.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
O Plano Plurianual ( PPA ) 2012) 2015 reflete as políticas públicas e organiza a atuação governamental por meio de Programas Temáticos e de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado. Os Programas Temáticos são compostos por Objetivos, Indicadores, Valor Global e Valor de Referência. Associe os elementos constitutivos do Programa Temático aos seus conceitos e a seguir assinale a sequência correta:
1. Objetivo
2. Indicador
3. Valor Global
4. Valor de Referência
( ) referência que permite identificar e aferir, periodicamente, aspectos relacionados a um Programa, auxiliando o seu monitoramento e avaliação.
( ) parâmetro financeiro, estabelecido por Programa Temático, especificado pelas esferas Fiscal e da Seguridade e pela esfera de Investimento das Empresas Estatais.
( ) estimativa dos recursos orçamentários necessários à consecução dos objetivos, segregadas as esferas Fiscal e da Seguridade da esfera de Investimento das Empresas Estatais, com as respectivas categorias econômicas, e dos recursos de outras fontes.
( ) expressa o que deve ser feito, reflete as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de iniciativas.
a) 1, 4, 3, 2.
b) 2, 3, 4, 1.
c) 2, 4, 3, 1.
d) 4, 3, 2, 1.
e) 1, 2, 3, 4.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr
Ano de 2012
Philippe Perrenoud estuda o trabalho sobre o habitus na formação de professores, afirmando que
I. os saberes procedimentais evoluem à medida que se avança no ciclo de vida profissional e parte deles amplia o habitus e tornam-se conhecimentos-em-ação.
II. nosso habitus é constituído pelo conjunto de nossos esquemas de percepção, de avaliação, de pensamento e de ação.
III. a formação de professores não comporta o desenvolvimento de habitus profissionais em razão de a ação docente ser refomulada de forma constante.
IV. na urgência não reagimos ao acaso, mas em função de nosso habitus, na ilusão da espontaneidade e da liberdade.
V. a transformação de um habitus é um trabalho de muito fôlego, porém com resultados estáveis, mesmo em momentos de risco ou de desestabilização.
Estão corretas APENAS as afirmações
a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) II, IV e V.
d) II, III, e V.
e) I, IV, e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr
Ano de 2012
Segundo Charles Hadji, a avaliação formadora envolve a auto avaliação dos alunos como meio de
a) privilegiar a autorregulação da aprendizagem pelo aluno.
b) ampliar os instrumentos de avaliação com a prática de autonotação.
c) desenvolver a necessidade de ações remediativas.
d) ampliar a aceitação da imposição de avaliações sistemáticas de elaboração centralizada.
e) aceitar e memorizar a correção do erro para não mais repeti-lo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
Em relação ao conceito de Gestão Estratégica aplicada à educação é correto afirmar, exceto:
a) O diagnóstico estratégico é onde são realizados os levantamentos das situações atuais da organização, buscando avaliar a existência e a adequação de estratégias vigentes.
b) A gestão estratégica na educação depende de adaptações às características do modelo organizacional, uma vez que instituições educacionais diferem de outros perfis de organizações empresariais.
c) O envolvimento e a disponibilidade da gestão da organização em relação ao futuro compõem a prontidão estratégica.
d) O ato de observar, acompanhar o horizonte, no tempo e no espaço à procura de riscos e oportunidades que possam exigir tomadas de decisões é chamado de vigilância estratégica.
e) Nas instituições educacionais, a gestão estratégica encontra diversas dificuldades, pois em função do perfil organizacional, pensar estrategicamente se tornar muito difícil.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr
Ano de 2012
A questão central discutida por Jussara Hoffman, em "A escola quer alunos diferentes", trata
a) da padronização dos parâmetros de julgamento e autonomia das práticas utilizadas na escola.
b) do dilema da objetividade na elaboração das avaliações da aprendizagem na escola.
c) da necessidade de revisão das práticas avaliativas no contexto próprio da diversidade.
d) da contradição inerente à avaliação da aprendizagem numa escola de massas.
e) da diversidade da clientela escolar: os que aprendem e os que não aprendem.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr
Ano de 2012
A educação inclusiva constitui uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os estudantes de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminações de qualquer natureza. As escolas inclusivas são escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de quaisquer dos estudantes.
Considerando a inclusão de estudantes com deficiência intelectual e conforme as recomendações e estratégias para a gestão da sala de aula dos professores das classes comuns, NÃO está correto afirmar que
a) é importante desenvolver no estudante competências para a vida diária, competências sociais e de exploração e consciência do mundo.
b) alguns estudos ressaltam a importância de os professores não estruturarem as atividades de forma individual ou competitivamente, mas de forma cooperativa.
c) se recomenda manter uma rotina estruturada, fazendo uso de regras claras e da repetição das orientações para favorecer as memorizações.
d) se recomenda tornar a aprendizagem vivenciada, fazendo uso de materiais e situações concretas, apoiando instruções verbais em imagens de suporte.
e) é necessário organizar um currículo alternativo a ser desenvolvido simultaneamente àquele adotado para a turma, a fim de adaptar o ensino à capacidade de aprendizagem do estudante.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
O desenvolvimento social e econômico do país requer a viabilização de projetos educacionais eficazes e eficientes, sobretudo na área de ciência e tecnologia, atualmente um dos principais instrumentos para superação das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as opções a seguir.
( ) O processo de inclusão digital democratiza o acesso às tecnologias da informação, possibilitando a inserção de todos na sociedade da informação.
( ) A inclusão digital possibilita também ao cidadão exercer participação política na sociedade do conhecimento.
( ) O uso das tecnologias da informação e comunicação restringe as possibilidades de desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos.
( ) A exclusão digital acentua a exclusão social, pois as principais atividades econômicas e parte da produção cultural da sociedade estão migrando para a rede mundial de computadores.
Assinale a sequência correta:
a) V, F, V, F.
b) V, F, F, V.
c) F, F, F, V.
d) V, V, F, V.
e) V, V, F, F.
A resposta correta é: