Questões de Educação
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito do Projeto Político Pedagógico (PPP), assinale a opção incorreta.
a) O PPP subsidia a melhoria da qualidade de ensino e é a própria organização do trabalho educativo de uma escola.
b) O Projeto é o responsável pelo rumo a ser seguido pela escola, devendo ser detalhado e rígido.
c) O Projeto é um elemento organizador da prática, tendo como centro de atenção os alunos e a comunidade.
d) O PPP inaugura um processo permanente de reflexão e discussão entre os membros da comunidade escolar.
e) Para a construção do PPP a escola precisa assumir sua autonomia e se comprometer em se constituir em espaço público e lugar de debate e reflexão coletiva.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
Em conformidade com o artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96), a educação escolar constitui-se da Educação Básica e Educação Superior, podendo ser ofertadas nas seguintes modalidades, exceto:
a) Educação Especial.
b) Educação Integral.
c) Educação de Jovens e Adultos.
d) Educação Profissional.
e) Educação à Distância.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
Não compõe o Projeto Político Pedagógico (PPP):
a) os dados de identificação da escola, nível de ensino, ano de criação, número de professores, número de alunos e seus documentos legais.
b) as características da escola em relação à sua gestão, aos princípios de sua formação e às suas práticas pedagógicas.
c) breve histórico da escola com destaques para elementos relevantes a serem registrados.
d) as regras de convivência e de regulação das relações no ambiente escolar com a descrição de cada ente envolvido.
e) a forma atual de avaliação e progressão dos alunos e os principais problemas e conflitos que enfrenta.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
O conceito de qualidade da educação está condicionado ao contexto sociocultural em que se insere a escola, não havendo um padrão, sobretudo, em um país tão diverso quanto o Brasil. Nessa perspectiva, qualidade é um conceito dinâmico em constante processo de construção e ressignificação. Coordenadas pela Ação Educativa, Unicef, Pnud, Inep e MEC, equipes técnicas elaboraram Indicadores da Qualidade na Educação, para auxiliar o processo de avaliação e melhoria da qualidade na escola:
1. Ambiente educativo.
2. Prática pedagógica e avaliação.
3. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
4. Gestão escolar democrática.
5. Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola.
Associe os Indicadores da Qualidade na Educação aos conceitos que melhor representam as dimensões avaliadas na escola e a seguir, assinale a sequência correta:
( ) Ações articuladas que favorecem a alfabetização inicial e ampliação da capacidade de leitura e escrita.
( ) Ações planejadas e refletidas da atuação dos docentes com vistas a promoção da aprendizagem.
( ) Compartilhamento de decisões e informações, envolvendo todos os atores envolvidos no processo educativo da escola.
( ) Ações que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.
( ) Ações que possibilitem a formação continuada dos profissionais da educação, assim como, as condições de trabalho necessárias para o bom desenvolvimento das atividades.
a) 3, 2, 4, 1, 5.
b) 3, 4, 2, 5, 1.
c) 3, 5, 4, 1, 2.
d) 3, 4, 1, 2, 5.
e) 3, 2, 1, 4, 5.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
Sobre o financiamento da educação brasileira, podemos afirmar ser correto, exceto que:
a) parte dos recursos destinados para essa finalidade é proveniente da Receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
b) a Constituição Federal determina que União aplique, no mínimo, 18% para educação e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 25%.
c) a maior parte dos recursos para o Ensino Superior é proveniente do governo federal, enquanto Estados e Municípios destinam mais recursos para o Ensino Fundamental.
d) a legislação educacional brasileira estabelece que os recursos públicos sejam destinados às escolas públicas, não podendo ser dirigidos a escolas privadas.
e) o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB ) estabelece aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios que destinem recursos para a Educação Básica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.
a) As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica.
b) O uso das TICs na sala de aula contribui para facilitar a aprendizagem e dinamizar o ensino se for relacionado a projetos e atividades dinâmicas.
c) A relação inicial entre TICs e o ensino e a aprendizagem foi sem uma integração às atividades de sala de aula, representando uma atividade adicional ou compondo projetos.
d) As TICs favorecem uma nova relação com o saber ultrapassando os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração.
e) As TICs privilegiam a comunicação e permitem eliminar os muros que separam a instituição da sociedade e a articulação da escola com outros espaços produtores de conhecimento e podem resultar em mudanças interessantes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A educação a distância apresenta-se como uma modalidade de ensino-aprendizagem na qual a comunicação e construção de conhecimentos podem desenvolver-se com a participação dos indivíduos em diferentes tempos e locais. Acerca da educação a distância é incorreto afirmar:
a) o processo de ensino-aprendizagem é mediado por tecnologias, tornando dispensável a atuação do professor.
b) pode desenvolver-se por meio do correio, do rádio, da televisão, do vídeo, do CD-ROM, do telefone, do fax e tecnologias semelhantes, além da Internet.
c) é mais apropriada para educação de adultos, por possuírem maior experiência em pesquisa e aprendizagem individual.
d) pode ser desenvolvida nos mesmos níveis que o ensino regular, ou seja, nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.
e) as atividades podem ser desenvolvidas de forma síncrona ou assíncrona, sendo que esta última modalidade possibilita ao estudante maior liberdade na organização de seus estudos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A implantação da Educação Integral nas escolas requer a construção de um Projeto Pedagógico que considere a organização do trabalho pedagógico em tempos e ambiências apropriadas às aprendizagens, a formação dos agentes envolvidos no processo de formação, além de infraestrutura e meios para sua viabilização. Acerca da Educação Integral, é incorreto afirmar:
a) implica na oferta de serviços públicos necessários à proteção social articulados ao processo educativo, tais como desenvolvimento social, saúde, esporte, inclusão digital, cultura, etc.
b) sua construção envolve um processo dinâmico permeado por tensões decorrentes da reorganização dos espaços, tempos, saberes e fazeres que constituem o currículo escolar.
c) o desenvolvimento integral dos estudantes não deve ser considerado como responsabilidade exclusiva da escola, devendo a família e a comunidade participar do processo educativo.
d) implementar um projeto de Educação Integral requer ruptura com grande parte dos paradigmas educacionais vigentes.
e) a ampliação do tempo de permanência na escola possibilita a divisão em turnos, diferenciando o tempo de escolarização formal, de sala de aula, de outras dimensões pedagógicas, mais voltadas à ocupação produtiva do tempo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A Educação Inclusiva envida esforços para que todos os estudantes tenham garantido o direito de estar juntos, fundamentada nos direitos humanos, compreendendo igualdade e diferença como valores indissociáveis. Sobre a Educação Especial, assinale a opção incorreta.
a) Se desenvolve em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino por meio do atendimento educacional especializado.
b) Disponibiliza serviços e recursos de maneira a suprir as necessidades educacionais especiais dos educandos em turmas comuns do ensino regular, reduzindo ou eliminando as barreiras que comprometem sua participação e aprendizagem.
c) Na perspectiva da educação inclusiva, a Educação Especial deve garantir espaços diferenciados da escola regular, atendendo às necessidades especiais dos educandos.
d) Os processos seletivos para Educação Superior devem proporcionar condições de acessibilidade arquitetônica, assim como, aos sistemas de informação e meios de comunicação.
e) O processo avaliativo deve considerar a necessidade de tempos e espaços diferenciados, assim como, meios de comunicação específicos para que o educando possa expressar sua aprendizagem.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito da Qualidade na Educação, assinale a opção incorreta.
a) A busca por uma educação pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis e para todos acompanha, no século XXI, o ritmo crescente de desenvolvimento econômico e social.
b) O tema da qualidade relacionado à educação está presente na Constituição Federal e nos Planos Nacionais de Educação, configurando-se em meta a ser alcançada.
c) Alguns dos indicadores da qualidade na educação configuram-se em testes nacionais e internacionais, condições de oferta do ensino e condições de trabalho dos docentes.
d) O problema da qualidade na educação é uma preocupação mundial que foi progressivamente se tornando central no debate educacional a partir da década de 1940.
e) De um ponto de vista histórico, na educação brasileira, o significado de qualidade foi construído e circulou na sociedade: relacionado à ideia de fluxo, definido como número de alunos que progridem ou não dentro de determinado sistema de ensino.
A resposta correta é: