Questões de Educação

Assunto Geral

Banca FCC

Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr

Ano de 2012

A interconexão em tempo real de todos com todos é certamente a causa da desordem. Mas é também a condição de existência de soluções práticas para os problemas de orientação e de aprendizagem no universo do saber em fluxo.
No trecho acima, Pierre Levy está se referindo

a) a sistemas de educação presencial e à distância.
b) às mídias de massa e escolarização individualizada.
c) ao caos informacional e a inteligência coletiva.
d) ao controle do conteúdo da World Wide Web.
e) à cultura popular e à cibercultura.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr

Ano de 2012

Grande parte do trabalho dos professores está vinculado ao desenvolvimento das relações interpessoais e grupais na escola e na sala de aula. Luciene Tognetta e Telma Vinha relatam exemplos de práticas de professores para lidarem com situações de disciplina e uso de regras ou normas. Uma constatação desse estudo diz respeito ao modo pelo qual professores e escolas fazem uso de regras morais e convencionais.
Considere as seguintes afirmações:

I. Professores usam muito tempo e energia para tratar ou punir comportamentos ou infrações menores e deixam passar situações de agressão, desrespeito e injustiça.
II. Professores autocráticos demonstraram aproveitar, com êxito, os conflitos em sala de aula como oportunidades para a aprendizagem de princípios morais por meio da imposição de regras convencionais.
III. Normas e valores utilizados nas escolas para disciplinar os alunos estão favorecendo a manutenção da anomia pelo excesso de relações de coação entre o professor e o aluno.
IV. Professores intervêm mais e de forma mais firme nos casos em que a indisciplina ou desobediência confrontam sua autoridade, não ocorrendo a mesma conduta quando o desrespeito ou a agressão entre os iguais ocorre entre eles mesmos.
V. Alguns professores parecem indicar em suas intervenções educativas uma indiferenciação entre normas convencionais e morais, atribuindo a mesma dimensão a ambas.

Assinale APENAS a alternativa que corresponde a constatações obtidas dos estudos e pesquisas das autoras.

a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) II, III e IV.
d) I, III e IV.
e) II, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PRF - Técnico em Assuntos Educacionais

Ano de 2012

Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

A educação é o nível mais amplo das ações de aprendizagem, que têm por finalidade a formação permanente voltada para a qualificação profissional dos indivíduos em longo prazo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr

Ano de 2012

As Diretrizes Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB no 04/2010), ao tratar do Projeto Político Pedagógico o considera mais que um documento, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática para todos e de qualidade social. Sobre a autonomia da escola relativamente ao Projeto Político Pedagógico afirma que ela se baseia

a) na capacidade de desenvolvimento da cooperação das equipes escolares e na articulação com a comunidade, tendo como referencial o definido nos Planos Municipais de Educação, avaliando-as permanentemente como feedback para o reordenamento das ações.
b) nas normas de seu sistema de ensino, devendo adaptar-se à autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira da instituição educacional conferida às unidades escolares, garantindo unidade de ação do ente federado ao previsto no Plano Nacional de Educação.
c) no atendimento às metas nacionais, estaduais e municipais para nortear o foco do seu projeto pedagógico tendo por princípios o desenvolvimento da aprendizagem e a avaliação como instrumento de contínua progressão dos alunos.
d) no diagnóstico da realidade concreta dos sujeitos do processo de ensino, na concepção sobre educação, conhecimento, avaliação da aprendizagem e gestão democrática do ensino, permitindo consolidar as demandas da escola e as normas do sistema.
e) na busca de sua identidade, que se expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, enquanto manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr

Ano de 2012

Em relação aos saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire nos afirma que

a) não é a condição social que afeta a aprendizagem dos educandos, mas sim sua capacidade cognitiva que é inata.
b) não é o professor o responsável pela existência de práticas discriminatórias, mas a sociedade; seu papel é o de transmitir o conhecimento crítico a seus educandos.
c) todos têm o direito de aprender na escola, no entanto alguns terão sucesso e outros se mostrarão naturalmente incapazes para tal ação porque são oprimidos.
d) os pré-requisitos para a aprendizagem já devem ser trazidos pelos educandos à escola, o papel da escola é ensinar os conhecimentos libertadores.
e) a prática preconceituosa de raça, de classe, de gênero ofende a substantividade do ser humano e nega radicalmente a democracia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PRF - Técnico em Assuntos Educacionais

Ano de 2012

Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

O treinamento consiste em importante recurso para a mudança de atitudes, conhecimentos ou habilidades necessárias ao desempenho adequado do capital humano na organização.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr

Ano de 2012

Textos são objetos simbólicos que pedem para ser interpretados. Os sentidos não repousam serenamente sobre as linhas à espera de leitores aptos a desvendar os sinais gráficos e acolhê-los (...). Os textos nunca dizem tudo. São estruturas porosas que dependem do trabalho interpretativo do leitor. O que não significa, é claro, que o leitor esteja livre para atribuir qualquer sentido ao que lê. O material para ler regula a atividade interpretativa à medida que fornece indícios que orientam quem lê.

(Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental)

Por esta razão é que se diz que a

a) interpretação das informações levam ao conhecimento verdadeiro.
b) compreensão da leitura antecede a aprendizagem da escrita.
c) aprendizagem significativa depende da decodificação do texto.
d) prática da leitura se realiza como interação entre textos e leitores.
e) abrangência dos sentidos de um texto levam ao conhecimento crítico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr

Ano de 2012

Segundo Delia Lener, o desafio para se transformar o ensino da leitura e da escrita é

a) utilizar as ferramentas necessárias para o aluno memorizar um conhecimento significativo à sua realidade.
b) buscar exercitar a leitura diariamente em todos os espaços em que a criança está presente, dentro e fora da escola.
c) formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam decifrar o sistema da escrita.
d) estimular a leitura e a escrita a partir de exercícios de reforço, num espaço paralelo ao da sala de aula.
e) fazer com que os pais participem do processo de aprendizagem de seus filhos, acompanhando e orientando a lição de casa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PRF - Técnico em Assuntos Educacionais

Ano de 2012

Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

Define-se desenvolvimento como o conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem proporcionadas pela organização com o objetivo de apoiar o crescimento do ser humano e direcioná-lo para uma trajetória profissional específica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr

Ano de 2012

Segundo Colomer & Camps, no ensino da leitura é preciso que os alunos entendam sua aprendizagem como um meio para ampliar suas possibilidades de comunicação, de prazer e de aprendizagem e se desenvolvam no interesse por compreender a mensagem escrita.

Para tal, a condição básica e fundamental para um bom ensino de leitura na escola é a de

a) ensinar o aluno a reproduzir o texto utilizando outras palavras.
b) desenvolver brincadeiras e jogos que envolvam a leitura.
c) restituir-lhe seu sentido de prática social e cultural.
d) obter informações complementares para o entendimento do texto.
e) primeiramente compreender o vocabulário desconhecido do texto.

A resposta correta é:

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