Questões de Educação
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito dos objetivos gerais da educação infantil assinale a opção incorreta.
a) Visam a desenvolver uma imagem positiva da criança para que ela possa atuar de forma cada vez mais independente.
b) Visam a estabelecer vínculos afetivos e de troca, fortalecendo a auto-estima da criança e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social.
c) Visam a favorecer a descoberta e o conhecimento gradativo do corpo da criança, suas potencialidades e limites, desenvolvendo hábitos de cuidado com a saúde e bem-estar.
d) Visam ao brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
e) Visam ao desenvolvimento de relações em pequenos grupos e da separação dos perfis das crianças para que elas estejam em grupos homogêneos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr
Ano de 2012
Ele é "velho", já tem 40 anos: não adianta mais estudar, é perda de tempo!
Em relação ao depoimento acima e ao desenvolvimento intelectual do adulto que não teve oportunidade de estudar na idade apropriada, Palácios (in Marta Kohl) nos afirma que os psicólogos evolutivos estão cada vez mais convencidos de que o que determina o nível de competência cognitiva das pessoas mais velhas
a) não depende da idade, mas sim do desenvolvimento mental que se for estimulado desde a infância, não impede a escolaridade na idade não apropriada.
b) é principalmente a idade, pois as pessoas mais jovens têm um ritmo mais propício para o desenvolvimento da aprendizagem e esquecem menos o que aprenderam.
c) não é tanto a idade em si mesma, quanto uma série de fatores como o nível de saúde, o nível educativo e cultural, a experiência profissional e o tônus vital da pessoa.
d) é o seu dom ou não para as atividades intelectuais e sua vontade de vencer os desafios.
e) é a condição psicológica do ser humano e sua saúde mental, pois são condições que lhes permitem superar seu atraso do tempo escolar.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr
Ano de 2012
Segundo Antoni Zabala, o enfoque globalizador é uma maneira de conceber o ensino, uma visão que faz com que, no momento de planejar o currículo na sala de aula,
a) a organização dos conteúdos de cada uma das diferentes unidades de intervenção articule-se a partir de situações, problemas ou questões de caráter global.
b) haja uma certa dificuldade na organização dos conteúdos científicos, pois eles se apresentam como disciplinas na forma de organização hierárquica e global.
c) a escolha dos conteúdos se dê a partir da realidade local, permitindo que as premissas individuais levem a conclusões globais.
d) os conteúdos do senso comum trazidos pelos alunos se transformem em conhecimentos escolares, na medida em que um conhecimento se articule com outro.
e) a estruturação da grade de conteúdos ocorra por meio da interdisciplinaridade e a partir disso se decomponha naturalmente nas disciplinas básicas do núcleo comum.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.
( ) As diretrizes têm como meta a educação de cidadãos atuantes no seio da sociedade brasileira, vista como multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática, por meio de relações étnicosociais positivas.
( ) O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana visa a inteirar os brasileiros das contribuições destes povos para a formação de nosso país e marcar sua hegemonia.
( ) O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana dar-se-á por meio de convênio com grupos culturais, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, responsáveis pelos conteúdos e seu desenvolvimento.
( ) As instituições de educação superior devem incluir em seus conteúdos de disciplinas e de atividades curriculares a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.
( ) Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino terão, em seus fins e responsabilidades, o exame e encaminhamento de solução de situações de discriminação, buscando criar situações efetivas para a valorização e o respeito à diversidade.
a) F, V, F, V, V
b) V, F, F, V, V
c) V, V, F, F, V
d) F, F, F, V, V
e) V, F, V, F, F
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador
Ano de 2012
É a partir da Constituição Federal de 1988 que, no Brasil, a educação infantil, oferecida em creches e pré-escolas, passa a compor o sistema educacional brasileiro e, como tal, é incluída nas políticas educacionais, deixando de ser meramente assistencialista. Assim, a educação infantil assume uma concepção pedagógica que concebe a criança como um ser social, histórico, pertencente a uma determinada classe social e cultural.
Nessa linha, a LDB estabelece que a educação infantil
a) deve ser oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de três e quatro anos de idade.
b) é a primeira etapa da educação básica, devendo atender a crianças até os cinco anos de idade.
c) deve ser oferecida em pré-escolas ou unidades de educação infantil para crianças de até três anos de idade.
d) deve considerar, no processo avaliativo, o desenvolvimento da criança com vistas ao seu ingresso no ensino fundamental.
e) tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, complementando a ação da família e da comunidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A Lei n. 12.695, de 25 de julho de 2012, prevê a pactuação de um Plano de Ações Articuladas - PAR para que o apoio técnico ou financeiro prestado em caráter suplementar e voluntário pela União às redes públicas de educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios seja feito. A respeito do PAR, assinale a opção incorreta.
a) O plano de ações será elaborado pelos entes federados e pactuado com o Ministério da Educação, a partir das ações, programas e atividades definidas pelo Comitê Estratégico do PAR.
b) A elaboração do PAR será precedida de um diagnóstico da situação educacional, estruturado em 4 (quatro) dimensões: I - gestão educacional; II - formação de profissionais de educação; III - práticas pedagógicas e avaliação; IV - infraestrutura física e recursos pedagógicos.
c) O Ministério da Educação prestará assistência técnica aos entes federados na elaboração do PAR.
d) O acompanhamento e o monitoramento da execução das ações pactuadas no âmbito do PAR e o cumprimento das obrigações educacionais nele fixadas serão realizados com base na análise de relatórios de execução ou, quando necessário, por meio de visitas técnicas.
e) O PAR visa a promover a melhoria da qualidade da educação superior pública, observadas as metas, diretrizes e estratégias do Plano Nacional de Educação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Prefeitura de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geogr
Ano de 2012
Segundo Andy Hargreaves, cada vez mais governos, empresas e educadores estão exigindo que professores na sociedade do conhecimento se comprometam com a aprendizagem baseada em padrões, na qual todos os alunos (e não apenas alguns) tenham desempenhos elevados em termos de aprendizagem cognitiva [...].
Novas abordagens à aprendizagem demandam novas abordagens de ensino. Entre elas, estão um ensino que, dentre outras ações,
a) priorize o conhecimento científico superando o senso comum e buscando sempre na pesquisa a explicação dos acontecimentos e informações transmitidas pelo professor.
b) reconheça o aluno como uma pessoa pensante, sujeito no processo de sua aprendizagem e o professor também sujeito no processo de ensino e autônomo para preparar o currículo necessário à sua turma de alunos.
c) considere o conhecimento trazido pelo aluno, realizando um amplo diagnóstico socioeconômico e cognitivo do grupo sala para a partir disso sugerir questões para as avaliações mensais da escola.
d) enfatize habilidades de raciocínio de ordem mais elevada, a metacognição (a reflexão sobre o pensamento), estratégias cooperativas de aprendizagem, inteligências múltiplas e diferentes "hábitos da mente".
e) proporcione o prazer em aprender, utilize o lúdico ao invés da construção do conhecimento a partir de textos e aulas expositivas, levando o aluno à aquisição do saber por meio de seu próprio interesse, possibilitando, assim, sua autonomia intelectual.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental, assinale a opção incorreta.
a) São objetivos da Educação Ambiental: desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações para fomentar novas práticas sociais e de produção e consumo; fomentar e fortalecer a integração entre ciência e tecnologia, visando à sustentabilidade socioambiental.
b) A Educação Ambiental nas instituições de ensino deve contemplar abordagem curricular integrada e transversal, contínua e permanente em todas as áreas de conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares e acadêmicas.
c) O tratamento pedagógico do currículo deve ser diversificado, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, étnicas e culturais dos estudantes, promovendo valores de cooperação, de relações solidárias e de respeito ao meio ambiente.
d) A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Básica e da Educação Superior deve ocorrer por meio de projetos de trabalho com integração entre as áreas de ensino e mobilização de toda a unidade educacional.
e) Os sistemas de ensino, em colaboração com outras instituições, devem instituir políticas permanentes que incentivem e deem condições concretas de formação continuada, para que se efetivem os princípios e se atinjam os objetivos da Educação Ambiental.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador
Ano de 2012
Diferentemente dos outros direitos sociais, o direito à educação está diretamente vinculado à obrigatoriedade escolar; ele representa, ao mesmo tempo, uma conquista e uma concessão, um direito e uma obrigação. O direito à educação e a obrigatoriedade escolar, embora não tenham surgido ao mesmo tempo, estão, historicamente, relacionados.
Assim, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que o ensino fundamental
a) é obrigatório, tem duração de oito anos e inicia-se aos sete anos de idade.
b) é gratuito nas escolas públicas e inicia-se aos seis anos de idade.
c) deve ser desdobrado em ciclos em todas as escolas.
d) deve funcionar no regime de progressão continuada em todas as escolas.
e) incluirá, pelo menos, cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito do conceito de Liderança, assinale o item incorreto.
a) Estudos sistemáticos têm sido realizados a respeito do conceito de liderança nas organizações e grupos sociais. O tema parte de diversas análises e definições.
b) A influência sobre as pessoas e propósitos claros de orientação são elementos característicos de liderança.
c) Liderança é um conceito que abrange um conjunto de comportamentos, atitudes e ações voltado para influenciar pessoas e produzir resultados.
d) A liderança está associada à ocupação de um cargo e sua representatividade.
e) A liderança impacta os resultados da organização e as relações entre seus membros.
A resposta correta é: