Questões de Educação
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador
Ano de 2012
A educação infantil vive um intenso processo de revisão de concepções sobre a educação de crianças em espaços coletivos, e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças.
É com essa preocupação que o Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, fez a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que
a) correspondem à grade curricular a ser seguida pelas escolas públicas e particulares no desenvolvimento de seu projeto pedagógico.
b) têm por objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou a elaboração da proposta curricular das escolas.
c) correspondem a um documento de orientação às escolas de educação infantil, sem, entretanto, ser de aplicação obrigatória.
d) têm caráter mandatório, orientam a formulação de políticas, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação pelas unidades de seu projeto político-pedagógico.
e) abrangem práticas de organização de conteúdos e formas de abordagem das matérias com os alunos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
Em relação ao Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.
( ) A educação superior poderá ser ofertada a distância, abrangendo cursos e programas sequenciais, de graduação, de especialização, impedida a oferta de programas de mestrado e de doutorado.
( ) O decreto caracteriza a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.
( ) A duração dos cursos na modalidade a distância segue a regramento específico de acordo com os níveis de ensino.
( ) A avaliação do desempenho do estudante na modalidade a distância, para fins de conclusão de estudos, promoção e obtenção de diplomas, levará em consideração o cumprimento das atividades programadas e a realização de exames presenciais.
( ) Os convênios e os acordos de cooperação celebrados para fins de oferta de cursos ou programas a distância entre instituições de ensino brasileiras, devidamente credenciadas, e suas similares estrangeiras, independem de análise e homologação prévia pelo órgão normativo do respectivo sistema de ensino, para que os diplomas e certificados emitidos tenham validade nacional.
a) V, V, F, F, F
b) F, V, F, V, F
c) V, F, V, F, F
d) F, F, V, V, V
e) V, V, V, V, F
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental, assinale a opção incorreta. Considerando os saberes e os valores da sustentabilidade, a diversidade de manifestações da vida, os princípios e os objetivos estabelecidos, o planejamento curricular e a gestão da instituição de ensino devem estimular:
a) a visão específica da área ambiental, considerando o estudo da diversidade biogeográfica e seus processos ecológicos vitais, as influências políticas, sociais, econômicas, psicológicas, dentre outras, na relação entre sociedade, meio ambiente, natureza, cultura, ciência e tecnologia.
b) vivências que promovam o reconhecimento, o respeito, a responsabilidade e o convívio cuidadoso com os seres vivos e seu habitat.
c) a reflexão sobre as desigualdades socioeconômicas e seus impactos ambientais, que recaem principalmente sobre os grupos vulneráveis, visando à conquista da justiça ambiental.
d) o uso das diferentes linguagens para a produção e a socialização de ações e experiências coletivas de educomunicação, a qual propõe a integração da comunicação com o uso de recursos tecnológicos na aprendizagem.
e) o reconhecimento e valorização da diversidade dos múltiplos saberes e olhares científicos e populares sobre o meio ambiente, em especial de povos originários e de comunidades tradicionais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
Considerando os conceitos de Liderança e Perfil de Gestão, relacionados à gestão da educação, assinale a opção incorreta.
a) Na escola a liderança está diretamente associada à gestão da organização e caracteriza seu fazer, determinando recursos e materiais.
b) A prática da liderança pode ajudar a escola a sair de determinada condição, representando um salto em seu perfil de gestão e em relação a seus resultados educacionais.
c) Diversas pesquisas identificam a liderança como fator crucial para o desenvolvimento da qualidade da escola e melhoria da aprendizagem dos estudantes.
d) Cabe à liderança alargar o horizonte das pessoas que atuam na escola, a respeito de seu papel e das oportunidades de melhoria e desenvolvimento.
e) O perfil de gestão pode se dar por uma orientação empreendedora e proativa na ação conjunta para a realização dos objetivos educacionais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Prefeitura de São José dos Campos - Agente Educador
Ano de 2012
A função das instituições de educação infantil, como o primeiro espaço de educação coletiva fora do contexto familiar, inscreve-se no projeto de sociedade democrática estabelecido pela Constituição Federal de 1988, com responsabilidades no desempenho de um papel ativo na construção de uma sociedade livre, justa, solidária e socioambientalmente orientada. Segundo o Parecer CNE/CEB n.° 20/2009, cumprir tal função implica, entre outras, em:
I. fazer com que as creches e pré-escolas constituam-se em estratégia de promoção de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres;
II. fazer com que as creches e pré-escolas assumam a responsabilidade de se tornarem espaços privilegiados de convivência, de construção de identidades coletivas e de ampliação de saberes;
III. oferecer as melhores condições e recursos construídos histórica e culturalmente para que as crianças usufruam de seus direitos;
IV. considerar as creches e pré-escolas na produção de novas formas de sociabilidade e de subjetividades comprometidas com a democracia e a cidadania.
São verdadeiras as afirmações contidas em
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas
e) I, II, III e IV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Educação
Ano de 2012
A respeito da Emenda Constitucional n. 53/2006, que trata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ( FUNDEB ), analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.
( ) O FUNDEB é de natureza contábil. A distribuição dos recursos e de responsabilidades entre o Distrito Federal, os Estados e seus Municípios é assegurada mediante a criação do fundo, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal.
( ) A União complementará os recursos dos Fundos sempre que, no Distrito Federal e em cada Estado, o valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
( ) Em função da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.
( ) Proporção não inferior a 40% (quarenta por cento) de cada Fundo será destinada ao pagamento dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício.
( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão assegurar, no financiamento da educação básica, a melhoria da qualidade de ensino, de forma a garantir padrão mínimo definido nacionalmente.
a) F, V, V, V, F
b) V, F, F, F, V
c) V, F, V, F, F
d) V, V, F, F, V
e) F, V, F, V, V
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CAIPIMES
Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade
Ano de 2011
A necessidade das Escolas de elaborarem seus próprios Projetos Pedagógicos é uma condição legal suscitada pelo artigo 14 da LDBEN 9394/96, no sentido de:
a) centralizar a autonomia na escola.
b) assegurar gestão democrática na escola.
c) priorizar atendimento à comunidade.
d) viabilizar objetivos dos colegiados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CAIPIMES
Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade
Ano de 2011
Na educação ainda se busca este "integral", pois se fala do aluno em seus aspectos emocional, cognitivo, social, afetivo, cultural... É nesse sentido que a arte se coloca na escola como um domínio que engloba formas de ação humana necessárias para que o currículo leve, efetivamente, ao desenvolvimento humano na escola. A questão que se coloca é, então, como "cruzar" componentes curriculares com atividades artísticas?
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica:
a) será ministrada como parte da base nacional comum, incluindo a música como linguagem.
b) será ministrada como parte diversificada e também como componente curricular específico.
c) será ministrada como proposta de transversalidade a ser incorporada no projeto curricular.
d) será ministrada como proposta de diversidade cultural, a ser validada em todas as disciplinas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CAIPIMES
Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade
Ano de 2011
"A avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatorio" (Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica ), adota uma estratégia de progresso:
a) coletiva e cumulativa, que favorece o diagnóstico das lacunas de aprendizagem, sendo organizada em caráter classificatório dos resultados do rendimento escolar conforme objetivos propostos.
b) individual e formativa, que favorece a apropriação da compreensão a respeito do próprio rendimento escolar pelo educando, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.
c) coletiva e mediadora, que favorece a socialização de resultados, preservando o alcance de domínios previstos para cada etapa de escolaridade, sendo organizada de acordo com apoio psicrométrico.
d) individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CAIPIMES
Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade
Ano de 2011
Sabemos que a Emenda Constitucional 14/1996 criou o FUNDEF, que não incluía a EJA na distribuição dos Recursos. Dentre as mudanças ocorridas com a Emenda Constitucional 59/09 em relação à Educação de Jovens e Adultos, confere-se que:
a) a EJA passou a fazer parte da Educação Profissional, com uso de recursos de responsabilidade da iniciativa da Indústria e Comércio.
b) a EJA passou a ser garantida apenas no Ensino Fundamental.
c) a EJA não foi incluída porque não faz parte dos níveis de Ensino que regulamenta a LDB 9394/96.
d) a EJA foi incluída como direito subjetivo, passou a ser garantida e a ser contemplada na distribuição de recursos.
A resposta correta é: