Questões de Educação

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

Partindo da afirmação de que o pensamento é metafórico por natureza, podemos dizer que a realidade é:

a) capturada através do discurso explícito, pelo pensamento linear.
b) construída através da ação pessoal com os referentes.
c) construída pela razão mediada pelo símbolo.
d) construída pela relação do indivíduo com o meio.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

Podemos refletir a respeito dos fatores que implicam na formação de um cidadão pela "metade", no sentido de diferenciá-lo do cidadão e do sujeito desumanizado:

a) um cidadão parcialmente desenvolvido em relação ao aspecto da convivência com a diferença, se esta proporcionar a possibilidade de proveito a ele.
b) um ser humano despreparado para conviver, que violará pequenos e grandes direitos das pessoas.
c) um indivíduo que convive e se relaciona, mas com visão social distorcida em relação à diferença, valores e direitos.
d) uma pessoa que não pensa sobre a diferença porque acredita que todos são iguais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

São desafios na busca de um mundo inclusivo:
I - ampliar os motivos da convivência entre pessoas deficientes e não deficientes.
II - dar à escola um perfil mais ético pela discussão sobre as diferenças.
III - valorizar a literatura infantil como instrumento indispensável na luta contra qualquer discriminação.
IV - instituir uma nova ordem social através da tríplice parceria família-escola-mídia.
V - responsabilizar as famílias pelo tratamento precoce das crianças desde o nascimento.

a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III e IV estão incorretas.
d) Apenas a afirmativa V está incorreta.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

Ao contrário das teorias críticas, "ao tomar o status quo como referência desejável, as teorias tradicionais de currículo se concentram nas formas de organização e elaboração do currículo". A afirmação refere-se, especificamente:

a) a crítica da escola capitalista com base na análise marxista.
b) a perpetuação apenas, do ciclo de reprodução cultural.
c) a dicotomia entre aceitar práticas e questioná-las.
d) a diferenciação entre discurso e teoria.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

Ao elucidar as características postuladas pela mundialização econômica, as políticas públicas nacionais de formação de professores enfatizam que a atitude do educador, no que tange respectivamente ao mundo fragmentado e ao mundo globalizado, deve suscitar:

a) uma visão especialista, olhar abrangente, articulação estreita dos saberes e capacidades. Atitude de racionalidade para a inclusão, de especificidade técnica para compreender a hibridização das culturas e retomada da disciplinaridade.
b) uma visão de totalidade, olhar abrangente, articulação estreita dos saberes e capacidades. Atitude de distinguir para unir, percepção de diferenças e desigualdades, bem como o reconhecimento da necessidade de um trabalho interdisciplinar a partir de efetiva disciplinaridade.
c) uma visão objetiva, articulação estreita entre as técnicas da didática e aumento da capacidade docente. Atitude compassiva, aceitação das diferenças culturais e também das suas mudanças e efetiva disciplinaridade para não provocar perda de foco.
d) uma visão de unicidade, olhar abrangente, articulação estreita das teorias psicogenéticas. Atitude de distinguir para unir, percepção para a igualdade a partir do reconhecimento de enxergar todos como seres humanos iguais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

Ao considerar a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva de um currículo como construção de uma educação inclusiva, a escolha de conteúdos escolares deverá atender ao objetivo de humanização. Considerando que o processo de humanização se refere às oportunidades de as crianças acessarem experiências nas quais elas possam fazer uma interação qualitativa com os conhecimentos científicos, sendo estes sistematizados e mediados, podemos compreender como princípio direcionador dessa ação:

a) acesso a bens culturais como as obras de literatura, os livros, atualização científica, a produção artística, bem como computador, os instrumentos básicos das ciências.
b) acesso a bens culturais, produções essas, provenientes da cultura do aluno, seja por musicalidade, produção artística e conhecimento do contexto.
c) acesso ao conhecimento técnico profissionalizante, com base na atualização da ciência, com o uso de bens materiais como recursos de laboratório.
d) acesso a todo o tipo de comunicação e por meio dessas variações comunicativas, informações atualizadas, mediadas pela intervenção docente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

Novos instrumentos culturais levam a novos caminhos de desenvolvimento. O computador é um bom exemplo: modificou as formas de lidar com informações, provocando mudanças nos caminhos da memória, bem como intervenção qualitativa social, inclusive para o mundo do trabalho. Esse princípio teórico a respeito da cognição mediada está em acordo com Diretrizes Nacionais Curriculares de Educação Básica, no que tange a:

a) objetivos da diretriz e referências conceituais.
b) organização curricular e recursos financeiros.
c) organização curricular e referências conceituais.
d) educação à distância e recursos financeiros.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

Considerando o 2º parágrafo do Art. 2º da Resolução CNE/CP 01/04, de 17.06.04, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana... "O Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiaticas", apresenta um tratamento curricular:

a) pós-crítica de currículo em uma perspectiva histórica de reivindicação de direitos legais em relação às dívidas sociais dos povos europeus.
b) pós-estruturalista de currículo em uma perspectiva de tolerância e respeito às culturas menos favorecidas e valoradas no mundo.
c) pós-colonialista de currículo, a considerar um processo de hibridização das culturas sem fazer prejuízo de nenhuma sobre a outra.
d) pós-modernista de currículo em uma perspectiva de valorização essencialista das culturas consideradas exóticas, orientais e africanas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FGV

DETRAN - RN - Assessor Técnico - Educacional Letras

Ano de 2010

NÃO está de acordo com o trabalho por Projetos (Projetos de Trabalho Interdisciplinares):

a) Trabalhar com Projetos é mais que criar uma técnica atrativa, para que os alunos aprendam o conteúdo das disciplinas escolares.
b) O trabalho por Projetos diz respeito a uma mudança de postura, o que exige um repensar da prática pedagógica e das teorias que a estão informando.
c) No Projeto, entrelaçam-se, de forma significativa, o conhecimento social e o processo individual dos alunos, permitindo apenas uma avaliação final como culminância do Projeto.
d) Trabalhar por projetos é repensar a escola, seus tempos, seus espaços, sua forma de lidar com o mundo de informação em que alunos e professores estão envolvidos.
e) Trabalhar por projetos é recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural dos alunos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

FUB - DF - Coordenador de Aplicação de Provas

Ano de 2010

Pedro foi designado coordenador para aplicar, em Manaus - AM, as provas de concurso público que ocorreria simultaneamente em todas as capitais do país. Além dele, a equipe de coordenação, que sairia de Brasília, era composta por César, subcoordenador, Moacir, delegado da Polícia Federal, e Damião, agente de segurança. Pedro saiu do CESPE/UnB com doze malotes de provas, além das caixas de coordenação.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens, acerca dos procedimentos e responsabilidades relativos ao transporte dos malotes, desde a saída do CESPE/UnB até o retorno a essa instituição.

Considere que, na esteira de recebimento de bagagens do aeroporto de Manaus, a equipe receba doze malotes e constate que, entre eles, haja um destinado à cidade de Fortaleza, embora a etiqueta no malote e o tíquete de bagagem indiquem Manaus como destino. Nesse caso, Pedro deve dirigir-se imediatamente ao guichê da companhia aérea responsável pelo transporte e exigir que seus funcionários localizem o malote destinado a Manaus e desfaça a troca antes do dia da prova.

A resposta correta é:

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