Questões de Educação
Assunto Geral
Banca FGV
DETRAN - RN - Assessor Técnico - Educacional Letras
Ano de 2010
Alvarez Leite (1996:32-33), ao falar do desenvolvimento dos projetos de trabalho em sala de aula, destaca três momentos deste processo. Analise-os:
1. Problematização.
2. Desenvolvimento.
3. Síntese.
Relacione tais momentos às colunas a seguir:
( ) Em todo processo do projeto, as hipóteses iniciais vão sendo superadas e outras mais vão sendo construídas.
( ) As novas aprendizagens passam a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos, constituindo-se em conhecimento prévio para outras situações de aprendizagem.
( ) Nesta etapa, os alunos irão expressar suas ideias, crenças e conhecimentos sobre o problema em questão, revelando suas hipóteses explicativas e concepções sobre o mundo que o cerca.
( ) É nesta fase que o projeto é organizado pelo grupo.
( ) É o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas pelo grupo.
( ) Neste momento, os alunos se defrontam com situações que os obrigam a comparar pontos de vista, a rever suas hipóteses, a colocar-se novas questões.
Assinale a sequência correta:
a) 3, 3, 1, 1, 2, 2
b) 3, 2, 1, 3, 2, 1
c) 1, 2, 3, 2, 2, 3
d) 2, 3, 1, 3, 1, 2
e) 2, 2, 1, 1, 3, 1
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Em evento realizado pelo CESPE/UnB, em nível nacional, a aplicação das provas objetivas e discursivas foi feita, respectivamente, no turno matutino e no turno vespertino, com intervalo de uma hora e cinquenta e cinco minutos entre o último toque da sirene do matutino e o primeiro toque da sirene no vespertino.
Com base nessa situação hipotética e nos procedimentos recomendados pelo CESPE/UnB, julgue os itens que se seguem.
Considerando-se que, em ambos os turnos, os chefes e fiscais bem como os candidatos permanecerão na mesma sala, o material entregue ao final pelos candidatos poderá ser desidentificado no início no turno vespertino, de modo que todos se alimentem com tranquilidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Em evento realizado pelo CESPE/UnB, em nível nacional, a aplicação das provas objetivas e discursivas foi feita, respectivamente, no turno matutino e no turno vespertino, com intervalo de uma hora e cinquenta e cinco minutos entre o último toque da sirene do matutino e o primeiro toque da sirene no vespertino.
Com base nessa situação hipotética e nos procedimentos recomendados pelo CESPE/UnB, julgue os itens que se seguem.
Sabendo-se que a conferência do material de cada sala consome em média cinco minutos, será possível liberar, com a participação de quatro pessoas na conferência, vinte salas em vinte e cinco minutos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
No item seguinte, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação ao registro de informações nas atas de sala e de coordenação.
Vários candidatos procuraram a coordenação, pouco antes do início da prova, alegando que seus nomes não constavam na listagem fixada no portão da escola. Todos estavam com documento de identificação e comprovante de pagamento da inscrição, mas nenhum havia conseguido imprimir o comprovante de inscrição pelo sítio do CESPE/UnB. A coordenação, tendo confirmado, junto ao CESPE/UnB, os dados de inscrição dos candidatos e a efetivação dos pagamentos, autorizou que eles realizassem a prova em sala especial. Nessa situação, devem constar, na ata de coordenação, o número de salas especiais abertas, a quantidade total de candidatos nessas salas, o tipo de caderno de prova distribuído por candidato e o número de controle das respectivas folhas de respostas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Já transcorridas cerca de três horas de aplicação das provas discursivas de um concurso, um subcoordenador constatou que, em uma das salas, duas candidatas utilizavam lapiseira para os rascunhos de suas respostas. O subcoordenador solicitou, então, que o chefe de sala e essas candidatas o acompanhassem até o corredor, fora da sala, quando indagou sobre o fato. As candidatas argumentaram que desconheciam a proibição de uso de lapiseiras e que não poderiam ser prejudicadas, alegando que a equipe de sala não as impedira de usar tal material e que nada fora dito a esse respeito durante todo aquele tempo. Inquirido, o chefe de sala confirmou que não haviam sido dados os avisos previstos nas instruções de chefes e fiscais.
A respeito das ações que deveriam ser realizadas pelo subcoordenador nessa situação, julgue os itens que se seguem.
O subcoordenador deveria retornar à coordenação, relatar o fato ao coordenador, que, por sua vez, deveria registrar a falha assumida do chefe de sala na ata de coordenação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INCA - Tecnologista Jr - Programas Educacionais em Saúde
Ano de 2010
Acerca da educação a distância, julgue os itens a seguir.
O simples uso de tecnologias de comunicação no ensino garante a transformação dos processos de ensino e aprendizagem.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Já transcorridas cerca de três horas de aplicação das provas discursivas de um concurso, um subcoordenador constatou que, em uma das salas, duas candidatas utilizavam lapiseira para os rascunhos de suas respostas. O subcoordenador solicitou, então, que o chefe de sala e essas candidatas o acompanhassem até o corredor, fora da sala, quando indagou sobre o fato. As candidatas argumentaram que desconheciam a proibição de uso de lapiseiras e que não poderiam ser prejudicadas, alegando que a equipe de sala não as impedira de usar tal material e que nada fora dito a esse respeito durante todo aquele tempo. Inquirido, o chefe de sala confirmou que não haviam sido dados os avisos previstos nas instruções de chefes e fiscais.
A respeito das ações que deveriam ser realizadas pelo subcoordenador nessa situação, julgue os itens que se seguem.
Dado o tempo de prova transcorrido, o subcoordenador deveria autorizar as candidatas a concluírem a prova.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Pesq- TMQ - Educação a Distância
Ano de 2010
É importante aprender, ir com calma, antes de adquirir tecnologias caras ou contratar uma equipe grande, sem antes ter acumulado a experiência necessária. Há certa febre de fazer EAD, especialmente online. Isso é positivo, mas há muito amadorismo na forma de planejar as ações de EAD.
José Manuel Moran. EAD entre a febre e a cautela. Internet:
O amadorismo em cursos a distância é percebido, sobretudo, pelas ações dos tutores, cujo despreparo, na maioria das vezes, influencia os índices de evasão dos cursos. Constitui evidência desse amadorismo
a) intervir e escutar com cautela, antecipando-se a possíveis interferências no grupo.
b) imprimir uma dinâmica da aprendizagem em cursos online semelhante à do ensino presencial.
c) empreender diferentes estratégias de auxiliar os alunos na utilização da plataforma de ensino-aprendizagem, de modo a superarem as dificuldades encontradas.
d) atuar com planejamento e oferecer feedbacks sempre que necessário.
e) corresponder-se com os alunos utilizando as tecnologias disponíveis, até mesmo o telefone, se necessário.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Quando é finalizada a aplicação das provas em uma coordenação, é fundamental a organização do material que deve retornar ao
CESPE/UnB. A esse respeito, julgue os seguintes itens.
Os materiais reutilizáveis, tais como fitas adesivas, marcadores, detectores de metais, cartazes de sinalização e formulários não utilizados devem ser organizados, acondicionados e guardados no local de aplicação de provas para a reutilização em eventos posteriores.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Quando é finalizada a aplicação das provas em uma coordenação, é fundamental a organização do material que deve retornar ao
CESPE/UnB. A esse respeito, julgue os seguintes itens.
Depois de conferido o material das salas, a equipe de coordenação deve ordenar os envelopes, em ordem crescente, de acordo com a numeração de salas, iniciando pelos envelopes correspondentes às salas especiais, se houver; contar os envelopes de todas as salas da coordenação e verificar se foram conferidos; acondicionar os envelopes, em ordem, dentro de um dos malotes; lacrar, na presença de testemunhas, o malote; anotar, na ata de coordenação, o número desse lacre.
A resposta correta é: