Questões de Educação

Assunto Geral

Banca CESPE

FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas

Ano de 2010

Quando é finalizada a aplicação das provas em uma coordenação, é fundamental a organização do material que deve retornar ao
CESPE/UnB. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

Cadernos de provas recolhidos antes do horário permitido, envelopes de provas reserva, folhas de respostas dos candidatos ausentes, atas de sala que estejam em branco, relação de candidatos afixada em mural do lado de fora do local de provas constituem exemplos de materiais que fazem parte do lixo técnico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas

Ano de 2010

Durante a realização das provas práticas de um concurso, coube ao subcoordenador a tarefa de organizar a distribuição dos candidatos entre cinco bancas examinadoras. As provas foram programadas para um turno de quatro horas, e havia 60 candidatos convocados para serem avaliados. Com base no critério de ordem alfabética, os candidatos eram encaminhados às bancas à medida que estas concluíam a avaliação do candidato anterior. Para compor cada banca, o CESPE/UnB contratou dois avaliadores. Cada banca recebeu por candidato avaliado o valor bruto de R$ 100,00, dos quais foram descontados 11% referentes ao recolhimento de INSS.
Ao final dos trabalhos, verificou-se que a banca A avaliou 19 candidatos e a banca B avaliou 23 candidatos. As bancas C, D e E avaliaram, cada uma delas, 6 candidatos.
Com base nesses dados, julgue os próximos itens.

No contrato de trabalho de cada avaliador das bancas C, D e E deveriam constar o valor bruto para pagamento de R$ 600,00 e o valor líquido de R$ 534,00.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

INCA - Tecnologista Jr - Programas Educacionais em Saúde

Ano de 2010

Acerca da educação a distância, julgue os itens a seguir.

O ambiente de aprendizagem mediado pela Internet permite à difusão mais homogeneizada da informação, por meio da democratização do acesso ao material didático e da possibilidade do disparo de processos de capacitação e formação simultâneos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas

Ano de 2010

Durante a realização das provas práticas de um concurso, coube ao subcoordenador a tarefa de organizar a distribuição dos candidatos entre cinco bancas examinadoras. As provas foram programadas para um turno de quatro horas, e havia 60 candidatos convocados para serem avaliados. Com base no critério de ordem alfabética, os candidatos eram encaminhados às bancas à medida que estas concluíam a avaliação do candidato anterior. Para compor cada banca, o CESPE/UnB contratou dois avaliadores. Cada banca recebeu por candidato avaliado o valor bruto de R$ 100,00, dos quais foram descontados 11% referentes ao recolhimento de INSS.
Ao final dos trabalhos, verificou-se que a banca A avaliou 19 candidatos e a banca B avaliou 23 candidatos. As bancas C, D e E avaliaram, cada uma delas, 6 candidatos.
Com base nesses dados, julgue os próximos itens.

Considerando-se uma distribuição de tempo equitativa dos candidatos entre as bancas, conclui-se que o tempo previsto para a avaliação de cada candidato era de 20 minutos e cada banca avaliava, em média, doze candidatos durante o turno de prova.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas

Ano de 2010

Durante a realização das provas práticas de um concurso, coube ao subcoordenador a tarefa de organizar a distribuição dos candidatos entre cinco bancas examinadoras. As provas foram programadas para um turno de quatro horas, e havia 60 candidatos convocados para serem avaliados. Com base no critério de ordem alfabética, os candidatos eram encaminhados às bancas à medida que estas concluíam a avaliação do candidato anterior. Para compor cada banca, o CESPE/UnB contratou dois avaliadores. Cada banca recebeu por candidato avaliado o valor bruto de R$ 100,00, dos quais foram descontados 11% referentes ao recolhimento de INSS.
Ao final dos trabalhos, verificou-se que a banca A avaliou 19 candidatos e a banca B avaliou 23 candidatos. As bancas C, D e E avaliaram, cada uma delas, 6 candidatos.
Com base nesses dados, julgue os próximos itens.

Juntas, as bancas A e B avaliaram 42% do total de candidatos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

INMETRO - Pesq- TMQ - Educação a Distância

Ano de 2010

A dinâmica da avaliação na modalidade a distância se coaduna com os diferentes formatos de cursos. Apesar das especificidades, há consenso em relação a um aspecto básico, ligado ao próprio sentido etimológico da palavra. Segundo Vázquez ( 1985, p.131 ), "avaliar é o ato de atribuir valor a um ato ou produto humano por um sujeito humano". Em um curso voltado para o ambiente corporativo, cuja organização é predefinida, o conteúdo predeterminado e os materiais de aprendizagem preparados com antecedência, a responsabilidade pela avaliação pedagógica é

a) compartilhada entre a tutoria e a equipe pedagógica.
b) primeiramente dos elaboradores do curso e, complementarmente, da tutoria.
c) de todos os envolvidos no processo, incluindo-se o designer instrucional.
d) da tutoria, complementarmente.
e) da equipe pedagógica multidisciplinar e, complementarmente, da tutoria.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

INCA - Tecnologista Jr - Programas Educacionais em Saúde

Ano de 2010

Acerca da educação a distância, julgue os itens a seguir.

Chama à atenção a flexibilidade quanto ao local destinado às atividades de capacitação, sendo exceção o próprio ambiente de trabalho, considerado não adequado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

INMETRO - Pesq- TMQ - Educação a Distância

Ano de 2010

A mediação é condição para o sucesso de cursos online. A concepção de mediação pedagógica relaciona-se diretamente com a concepção de ensino e de aprendizagem adotadas. Assinale a opção em que os verbos expressam ações de tutoria compatíveis com as práticas de mediação colaborativa.

a) acessar o ambiente de aprendizagem, observar, corrigir e pontuar
b) tirar dúvidas, responder emails, observar e pontuar
c) observar, eximir-se, articular e avaliar
d) articular, observar, determinar e intervir
e) observar, articular, intervir e orientar

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

INCA - Tecnologista Jr - Programas Educacionais em Saúde

Ano de 2010

Acerca da educação a distância, julgue os itens a seguir.

O conjunto dos meios de comunicação utilizados serve a diferentes modelos pedagógicos e propicia uma série de interações.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FGV

DETRAN - RN - Assessor Técnico - Educacional Letras

Ano de 2010

A Educação de Jovens e Adultos ( EJA ) é um projeto cultural que pode e deve se comprometer com o processo de busca de desenvolvimento pois, como advertiu Paulo Freire, "se a educação não pode sozinha transformar a vida, a transformação da vida não se fará sem ela." Assinale a alternativa que contradiz a proposta da Educação de Jovens e Adultos:

a) EJA é um campo de práticas e reflexão que transborda os limites da escolarização em sentido estrito.
b) EJA abarca processos formativos diversos, onde podem ser incluídas iniciativas, visando qualificação profissional, desenvolvimento comunitário, formação política em espaços que não o escolar.
c) Por educação de adultos entende-se o conjunto de processos de aprendizagem, formais e não formais, graças aos quais as pessoas (adultos) desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais.
d) A educação de adultos compreende apenas a educação formal e permanente, em que o aluno busca seus conhecimentos, a fim de atender suas próprias necessidades.
e) A educação de adultos compreende toda a gama de oportunidades de educação informal e ocasional existentes em uma sociedade educativa e multicultural, na qual se reconhecem os enfoques teóricos e baseados na prática, além da educação formal.

A resposta correta é:

Filtro