Questões de Educação
Assunto Geral
Banca CESPE
INCA - Tecnologista Jr - Programas Educacionais em Saúde
Ano de 2010
A avaliação emancipatória destina-se à avaliação de programas educacionais ou sociais. Situa-se em uma vertente político-pedagógica. O compromisso principal dessa avaliação é o de fazer que as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em uma ação educacional escrevam a sua própria história e gerem as suas próprias alternativas de ação.
E. M. Rico. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais, 2006, p. 105 (com adaptações)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
São pressupostos metodológicos dessa modalidade de avaliação: o antidogmatismo, a autenticidade e o compromisso, a restituição sistemática e o ritmo e equilíbrio da reflexão-ação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INCA - Tecnologista Jr - Programas Educacionais em Saúde
Ano de 2010
A avaliação emancipatória destina-se à avaliação de programas educacionais ou sociais. Situa-se em uma vertente político-pedagógica. O compromisso principal dessa avaliação é o de fazer que as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em uma ação educacional escrevam a sua própria história e gerem as suas próprias alternativas de ação.
E. M. Rico. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais, 2006, p. 105 (com adaptações)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
Na avaliação emancipatória, os dados quantitativos são desprezados, considerando que a ótica de análise é eminentemente quantitativa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Julgue os próximos itens, acerca dos procedimentos de aplicação de prova.
As alterações dos dados cadastrais de candidatos devem ser claramente anotadas pelo chefe de sala, juntamente com número de inscrição do candidato, no campo Observações da ata de sala.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INCA - Tecnologista Jr - Programas Educacionais em Saúde
Ano de 2010
Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas.
Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue os itens a seguir.
Os educadores têm de assumir a função de verdadeiros condutores do processo de aprendizagem do educando.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INCA - Tecnologista Jr - Programas Educacionais em Saúde
Ano de 2010
Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas.
Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue os itens a seguir.
O educando assume a tarefa do fazer sob mediação e interage com as necessidades das pessoas, procurando, nessa relação, compreender tais necessidades, significá-las, buscar ferramentas/instrumentos e saber que operam sobre o objeto.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INCA - Tecnologista Jr - Programas Educacionais em Saúde
Ano de 2010
Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas.
Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue os itens a seguir.
Os educadores, ao longo do processo educativo, mediam os ganhos de autonomia, no âmbito do saber fazer, no plano das habilidades e competências cognitivas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Julgue os próximos itens, acerca dos procedimentos de aplicação de prova.
Suponha que, dois minutos após o fechamento dos portões, um candidato cego solicite ao subcoordenador que ainda esteja no local que lhe permita a entrada, alegando que o seu atraso ocorrera em razão da deficiência. Nesse caso, o subcoordenador deve agir com bom senso e permitir a entrada do candidato, conduzindo-o à respectiva sala de provas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Julgue os próximos itens, acerca dos procedimentos de aplicação de prova.
Considere que um candidato seja flagrado na entrada do banheiro portando controle de alarme do carro. Nessa situação, o subcoordenador, ao tomar conhecimento do fato, deve encaminhá-lo à coordenação para que o coordenador proceda à eliminação desse candidato.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Julgue os próximos itens, acerca dos procedimentos de aplicação de prova.
As partes superiores das folhas de respostas (filipetas) devem ser colocadas dentro do envelope de material, juntamente com as folhas de respostas dos candidatos ausentes e presentes, devendo estas estar acondicionadas em envelope plástico próprio.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Subcoordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Julgue os próximos itens, acerca dos procedimentos de aplicação de prova.
Suponha que, autorizado pelo CESPE/UnB, na véspera do evento, o coordenador de um concurso aplicado fora de Brasília solicite que o subcoordenador acompanhe o fiscal na aplicação de prova a um candidato hospitalizado em razão de acidente. Nessa situação, que se caracteriza como emergencial, o subcoordenador pode iniciar a prova após o horário previsto e permitir que os pais do acidentado permaneçam no quarto durante a aplicação da prova.
A resposta correta é: