Questões de Enfermagem

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

Durante o atendimento inicial em uma emergência obstétrica à trabalhadora na 32ª semana de gestação, em trabalho de parto prematuro, deve-se mantê-la, quando possível, em

a) tratamento medicamentoso por meio da corticoterapia, que devido à atividade antitrofoblástica diminui a probabilidade de ocorrer doença trofoblástica.
b) posição de Trendelemburg, objetivando melhorar a irrigação cerebral da mãe e do feto.
c) decúbito lateral esquerdo, a fim de evitar a compressão da veia cava inferior pelo útero.
d) tratamento medicamentoso com Misoprostol por via vaginal, objetivando evitar o descolamento prematuro da placenta.
e) posição de Depage com oxigenoterapia, a fim de facilitar a circulação placentária.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

Em uma determinada comunidade há uma equipe multiprofissional atuando na atenção básica por meio da Estratégia Saúde da Família. Considerando o processo de trabalho em equipe, os profissionais de saúde devem

a) desenvolver ações restritas à prática de consultório, orientações e dispensação de medicamentos e de insumos.
b) desenvolver ações de saúde ora comuns (como as ações de planejamento), ora preservando as especificidades de seus núcleos de atuação e competência.
c) promover a enucleação da atuação profissional específica, tendo-se o cuidado de não transpassar a ação de vigilância.
d) desconstruir a interdisciplinaridade para a construção de um modelo de gestão focado no princípio da transversalidade.
e) conceber um novo processo de trabalho, evitando-se o conceito de responsabilidade compartilhada.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

De acordo com o Manual da Humanização (Secretaria Estadual da Saúde/Rio Grande do Sul), dois parâmetros para humanização do trabalho dos profissionais, quanto à gestão e participação dos profissionais, são:

a) diminuição do vínculo entre profissionais e gestores do sistema de saúde e oportunidades de reconhecimento e resolução de conflitos e divergências.
b) proibição da reflexão sobre as dificuldades na execução do trabalho de atendimento aos usuários e valorização do trabalho por meio de atos de reconhecimento profissional.
c) motivação profissional por meio de demonstração da satisfação pelo trabalho desenvolvido e negação dos mecanismos de coleta de sugestões para a melhoria do trabalho.
d) negação dos mecanismos de coleta de sugestões para a melhoria do trabalho e desenvolvimento de relação empática entre profissionais e usuários.
e) oportunidades de discussão da qualidade dos serviços prestados e aplicação sistemática de normas de trabalho.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

Em relação aos métodos de planejamento, é possível fazer uma distinção entre o planejamento normativo e o planejamento estratégico situacional. Considera-se planejamento

a) normativo: é também conhecido como planejamento transversal porque configura em sua estrutura o Triângulo de Governo, representado pelo projeto de governo, a governabilidade e a capacidade de governo.
b) estratégico situacional: caracteriza-se por eliminar do planejamento a esfera política e social porque é o planejador quem realiza o diagnóstico de situação e a partir dele elabora um único plano de ação.
c) normativo: apesar de atender as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é um modelo assistencial e gerencial não prevalente nos serviços de saúde.
d) estratégico situacional: é um método que trabalha no processamento de problemas atuais, problemas potenciais (ameaças e oportunidades) e dos macroproblemas.
e) estratégico situacional: é também conhecido como planejamento tradicional porque não leva em consideração a historicidade e a dinamicidade dos fenômenos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

Em relação às políticas públicas de atenção à saúde do trabalhador, em 2002, foi criada a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador que

a) propõe ações de saúde do trabalhador inseridas no trabalho das equipes de Saúde da Família e da Unidade Básica de Saúde, privilegiando a capacitação da equipe multiprofissional do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa para efetuar as visitas domiciliares.
b) tem como premissa básica a participação e controle social dos trabalhadores na identificação dos fatores de risco nos processos de trabalho e as repercussões sobre o processo saúde-doença, na manutenção das condições geradoras de acidentes e doenças.
c) consiste em uma rede nacional de informações, estruturada de forma diferente do SUS, pois é organizada de maneira centralizada, para implementar ações de assistência e de promoção da saúde do trabalhador, sendo que as ações de vigilância são atribuições do Observatório Nacional de Saúde Ocupacional.
d) se organiza em Centros de Referência em Saúde do Trabalhador em nível federal, estadual, regional, municipal e distrital, e conforme o tamanho do distrito constitui-se os polos de triagem seccionais.
e) integra e articula as redes assistenciais e linhas de cuidado de atenções básica, secundária e terciária, pré-hospitalar e hospitalar, nos três níveis de gestão nacional, estadual e municipal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

Segundo o Decreto nº 3048/1999, o Regime Geral de Previdência Social compreende prestações, expressas em benefícios e serviços, quanto ao:

I. Segurado: aposentadoria por invalidez, por idade, por tempo de contribuição, especial; auxílio-doença; salário-família; salário-maternidade; auxílio-acidente.
II. Dependente: pensão por morte e auxílio-reclusão.
III. Segurado e dependente: reabilitação profissional.

Está correto o que consta em

a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, apenas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

A exposição ao ruído ocasiona lesões auditivas, por vezes irreversíveis, e para evitar a perda da audição é necessário elaborar um Programa de Conservação Auditiva, que segundo Carvalho, incluem:

I. Avaliação e monitoramento da exposição ao ruído.
II. Medidas administrativas e de controle ambiental.
III. Avaliação e monitoramento audiológico.
IV. Seleção e uso de protetores auditivos.
V. Medidas educativas e avaliação do Programa de Conservação Auditiva.

Está correto o que consta em

a) III e IV, apenas.
b) I, II e V, apenas.
c) II, IV e V, apenas.
d) I, II, III, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

Durante a palestra sobre prevenção de acidentes do trabalho, o enfermeiro aborda sobre a classificação dos diferentes fatores de riscos aos quais os trabalhadores podem ser expostos e explica que os limites de tolerância ou limites de exposição ocupacional são considerados como sendo aqueles que

a) têm precisão invariável, com valores fixos, embora considerados dados pouco disponíveis, baseados em informação de pouca relevância por serem provenientes da experiência industrial e de estudos experimentais com animais.
b) possibilitam a comparação dos resultados das avaliações de campo com valores padrões, servindo como guias de prevenção.
c) não contribuem no controle dos ambientes de trabalho, pois não ajudam a reduzir riscos advindos da presença de agentes ambientais.
d) correspondem às concentrações de agentes químicos ou intensidade de agentes físicos no ambiente de trabalho, sob os quais os trabalhadores ficam expostos durante a vida laboral sofrendo graves efeitos adversos à sua saúde, inclusive após o afastamento da exposição.
e) visam garantir a proteção à saúde do trabalhador, pois em razão das variabilidades individuais, a maioria dos trabalhadores apresentam desconforto ou dano, quando expostos a concentrações iguais ou inferiores aos determinados nesses limites.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

No programa educativo sobre psicopatologia do trabalho, o enfermeiro esclarece que, segundo Carvalho, o apoio psicológico tornou-se necessário no tratamento de lesões por esforços repetitivos, principalmente aos trabalhadores que apresentam componente ansioso-depressivo, porque

a) essas lesões por esforços repetitivos, embora não sejam de notificação compulsória em rede de serviços sentinela, influenciam no vínculo empregatício do trabalhador.
b) a abordagem do sofrimento mental e dos aspectos psicossociais relacionados à patologia em questão é útil no processo reabilitacional.
c) a ocorrência de doença osteomuscular relacionada ao trabalho implica na perda de estabilidade no trabalho e na demissão por justa causa.
d) essas pessoas se sentem pressionadas para se recuperarem em longo período de tempo, embora não acarrete inseguran ça no retorno ao trabalho.
e) as atividades coletivas, do tipo terapia em grupo, com os portadores da lesão são contraindicadas, pois a socialização das dificuldades pessoais é fator impeditivo ao tratamento da doença.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

DPE - RS - Analista - Enfermagem

Ano de 2013

Ao analisar a pauta durante a reunião, a enfermeira propõe a discussão sobre os aspectos toxicológicos ambientais e ocupacionais, em relação ao risco de câncer ocupacional, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer, considera-se que

a) as ações relacionadas à interlocução de saúde-trabalho e câncer são amplamente facilitadas, pois possuem lócus de ação única no Ministério da Saúde, o que facilita o diálogo e a viabilização de ações efetivas.
b) a responsabilização nas ações para suprir todas as lacunas da esfera governamental cabe às empresas, devido a fragmentação das políticas públicas de saúde do trabalhador e a inexistência de legislações sobre prevenção de riscos ambiental e ocupacional.
c) a prevenção na área de Saúde do Trabalhador pressupõe atuar, dentre outras, nos determinantes do processo de adoecimento relacionado ao trabalho, nos ambientes e processos de trabalho danosos à saúde.
d) a situação do trabalhador com câncer envolve práticas de assistência e terapêutica de baixo custo, e as medidas preventivas não são influenciadas por comportamento pessoal, ocupacional e ambiental na exposição aos agentes cancerígenos.
e) o grande número de agentes físicos e químicos, excluindo-se os biológicos, presentes nas esferas ambiental e ocupacional, aumentam o risco de câncer, justificando a necessidade de divulgação sobre o potencial cancerígeno desses agentes.

A resposta correta é:

Filtro