Questões de Engenheiro Naval

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Esp. em Regulação de Serv. de Transp. Aquaviários

Ano de 2009

De acordo com o levantamento estatístico realizado
no ano de 1987 em estaleiros nacionais e estrangeiros, 60% de
todas as soldas mensais eram executadas pelo processo eletrodo
revestido manual. Os 40% das soldas restantes dividiam-se entre
MIG/MAG (11%), eletrodo revestido por gravidade (8%) e arco
submerso (21%).

Ricardo A. Fedele. Soldagem na indústria naval moderna: materiais e processos. In: Soldagem & Inspeção, ano 6, n.º 9 ( com adaptação ).


Com relação aos processos de soldagem citados no texto acima, julgue os seguintes itens.

No processo de soldagem por arco elétrico com eletrodo revestido, o revestimento produz escória que, além de outras funções, acelera o processo de resfriamento, promovendo a retirada de calor do metal depositado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aq

Ano de 2009

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.

O segurador responde pelos danos ou avaria da embarcação ou da carga no caso de desviação voluntária da rota usual de viagem, pela alteração voluntária na ordem das escalas designadas na apólice e pela falta de estiva.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aq

Ano de 2009

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.

O seguro marítimo é o contrato segundo o qual o segurador, em troca do recebimento do prêmio, se obriga a indenizar prejuízo sofrido pelo segurado quando o objeto do seguro se achar sujeito aos riscos oferecidos pelo mar. O instrumento do seguro é a apólice.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aq

Ano de 2009

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.

A fortuna do mar corresponde a fatos relacionados à navegação tais como pane em motores em alto mar e perdas de partes importantes da embarcação, como o leme.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Esp. em Regulação de Serv. de Transp. Aquaviários

Ano de 2009

De acordo com o levantamento estatístico realizado
no ano de 1987 em estaleiros nacionais e estrangeiros, 60% de
todas as soldas mensais eram executadas pelo processo eletrodo
revestido manual. Os 40% das soldas restantes dividiam-se entre
MIG/MAG (11%), eletrodo revestido por gravidade (8%) e arco
submerso (21%).

Ricardo A. Fedele. Soldagem na indústria naval moderna: materiais e processos. In: Soldagem & Inspeção, ano 6, n.º 9 ( com adaptação ).


Com relação aos processos de soldagem citados no texto acima, julgue os seguintes itens.

O processo de soldagem MIG/MAG é sensível à variação dos parâmetros elétricos de operação do arco de soldagem, os quais influenciam diretamente na qualidade do cordão de solda depositado. Mantendo-se constante todas as outras variáveis do processo, o aumento da corrente terá como resultado aumento da penetração e profundidade da solda, aumento da taxa de deposição do metal de adição e aumento do tamanho da gota de solda.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aq

Ano de 2009

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

Cheio e em baixo (full and down) é a condição da embarcação com excesso de carga. Nessas condições, é excedida a tonelagem de registro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aq

Ano de 2009

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

O fator de estiva do minério de ferro é superior ao fator de estiva da soja.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aq

Ano de 2009

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

A navegação de cabotagem é a realizada entre portos brasileiros. A navegação de longo curso é a realizada entre portos brasileiros e portos estrangeiros. A navegação de uma embarcação na rota Rio Grande (RS) / Antuérpia ou na rota Rio Grande (RS) / Buenos Aires é considerada de longo curso. Não se trata, necessariamente, de uma classificação com base nas milhas marítimas percorridas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aq

Ano de 2009

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

Caturro, cabeceio e balanço são exemplos de movimentos das embarcações. Caturro é o deslocamento vertical, cabeceio, o giro em torno do eixo transversal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

ANTAQ - Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aq

Ano de 2009

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

Boca da embarcação é a distância entre extremos do costado, medida transversalmente. A boca pode ser medida em qualquer seção da embarcação. A boca mais importante é a situada a meia-nau.

A resposta correta é:

Filtro