Questões de Engenheiro Naval

Assunto Geral

Banca CESPE

Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval

Ano de 2007

Acerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens.

As redes de esgoto e lastro, o sistema de limpeza de tanques e a rede de baldeação e incêndio constituem exemplos de redes de bordo, referentes ao convés.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval

Ano de 2007

Acerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens.

Entre as desvantagens do CO2 como agente de extinção em sistemas fixos de extinção de incêndio, incluem-se o fato de ele não servir para qualquer tipo de incêndio e o seu custo elevado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval

Ano de 2007

Acerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens.

Não é recomendável a colocação de lastro em tanques de óleo, sejam de carga, sejam de combustível. Em tanques de óleo combustível, a água salgada pode prejudicar a combustão. No caso de tanque de óleo de carga, este deve ser esgotado em alto-mar, pois é proibida a descarga próxima à costa ou a portos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval

Ano de 2007

Acerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens.

As redes de bordo podem ser divididas em redes de praça de máquinas e redes de convés. As bombas ficam situadas na praça de máquinas ou na praça de bombas, dependendo do tipo de navio. Em petroleiros, é obrigatória a existência de praça de bombas separada da praça de máquinas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval

Ano de 2007

Determinada onda, com período de 10 s, propaga-se no oceano em direção à costa. Na lâmina d"água de 80 m, a onda é afetada pelo fundo e começa a sofrer alteração de seu período: suas características se alteram à medida que encontra lâminas de água menores. Nessa situação, utilizando-se os resultados da teoria linear de ondas, é correto afirmar que o período da onda

a) aumenta e seu comprimento permanece constante (é invariante) , o que provoca a diminuição da celeridade da onda.
b) permanece constante (é invariante) , assim como o seu comprimento e a sua celeridade.
c) diminui, seu comprimento permanece constante (é invariante) e a sua celeridade aumenta.
d) permanece constante (é invariante) e a celeridade da onda diminui, pois o seu comprimento diminui.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval

Ano de 2007

Uma bola de plástico rígida, cheia de ar, cuja forma não é afetada pela pressão hidrostática, está imersa na água, em grande profundidade. Quando é solta, essa bola desloca-se verticalmente para cima pela ação do empuxo contra seu peso. Nessa situação, levando-se em conta que a massa específica do conjunto bola-ar é 1.000 vezes menor que a massa específica da água, é correto concluir que a aceleração da bola é igual

a) à aceleração da gravidade e a bola alcançará uma velocidade terminal constante por causa da resistência, que se deve predominantemente à separação do escoamento junto à superfície da bola no seu hemisfério inferior.
b) a 10 vezes a aceleração da gravidade e a bola alcançará uma velocidade terminal constante por causa da resistência, que se deve à separação da camada-limite no hemisfério superior da bola.
c) à aceleração da gravidade e a bola terá sua velocidade crescendo linearmente.
d) à aceleração da gravidade e a bola alcançará uma velocidade terminal constante por causa da resistência, que se deve unicamente ao atrito na camada-limite.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval

Ano de 2007

Com referência às convenções e regulamentos internacionais que devem ser considerados na realização de projetos de navios, assinale a opção incorreta.

a) O regulamento Marpol refere-se à poluição e ao transporte a granel de cargas perigosas ao meio ambiente, em particular o transporte de petróleo cru, de seus derivados e de produtos químicos.
b) A exigência de configuração, construção e equipagem adequadas para prevenção e combate a incêndio e para rotas de fuga em casos de emergências e sinistros é determinada pela convenção de Salvaguarda no Mar.
c) A Convenção SOLAS estabelece princípios e regras uniformes para a determinação da medida de arqueação dos navios envolvidos em viagens internacionais.
d) Protocolo de 1988 sobre a Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (1974) introduziu um sistema harmonizado de vistoria e certificação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval

Ano de 2007

Com relação ao projeto de navios, assinale a opção incorreta.

a) O pique tanque de vante em navios com bulbo tem no mínimo 5% do Lpp.
b) Todo petroleiro acima de 12.000 TPB deve ter casco e fundo duplos.
c) O casco duplo nos navios porta-contentores, embora não constitua exigência institucional, é utilizado como solução de projeto para tornar a estrutura mais rígida a flexão.
d) Nos navios-tanques para transporte de petróleo, usualmente, a praça de bombas fica localizada em compartimento estanque a vante da praça de máquinas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval

Ano de 2007

Ainda acerca de projetos de navios, assinale a opção correta.

a) A escolha da posição da praça de máquinas em navios portacontentores é livre para o projetista.
b) Para navios mercantes com mais de 120 metros, a visada mínima do convés do passadiço é de 50% do Lpp a vante do bico de proa.
c) Nos navios de carga, as sociedades classificadoras exigem que a superestrutura com as acomodações da tripulação e o passadiço fiquem sobre a praça de máquinas.
d) A bomba de lastro não pode ficar na praça de máquinas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval

Ano de 2007

Acerca da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (1973) e o Protocolo de 1978, julgue os itens a seguir.
I - O disposto na Convenção não deve ser aplicado a qualquer navio de guerra, navio auxiliar da Marinha ou a qualquer outro navio de propriedade de um Estado, ou operado por ele, e utilizado, temporariamente, apenas em atividade nãocomercial do governo.
II - Com relação a acidentes ocorridos com navios, estabelece-se que cada administração fica comprometida a realizar investigação de qualquer acidente ocorrido com qualquer dos seus navios sujeitos às disposições normativas, se o acidente tiver produzido grande efeito danoso ao meio ambiente marinho.
III - O disposto na Convenção é aplicado a navios autorizados a arvorar a bandeira de uma parte da Convenção e também a navios não-autorizados a arvorar a bandeira de uma parte, mas que operam sob a autoridade de uma outra parte.
IV - Com relação a certificados e normas especiais sobre inspeção de navios, um navio do qual seja exigido ter a bordo certificado de acordo com o disposto nas normas estará sujeito, enquanto estiver nos portos ou nos terminais ao largo offshore sob a jurisdição de uma parte, a inspeções a serem realizadas por funcionários devidamente autorizados por essa parte.

A quantidade de itens certos é igual a

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.

A resposta correta é:

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