Questões de Engenheiro Naval
Assunto Geral
Banca CESPE
CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval
Ano de 2007
Relativamente a planejamento e construção de navios, assinale a opção incorreta.
a) A programação do projeto estrutural do casco deve ser feita, inicialmente, mediante cronograma-mestre de projeto, seguido de cronograma de planos-chave e cronograma de planos de trabalho, nos quais cada data de emissão deve ser determinada bloco a bloco.
b) O conceito denominado tecnologia de grupos, utilizado na construção naval moderna, é a base da fabricação flexível, que consiste em classificar de forma sistemática os produtos que serão fabricados, ordenando-os por grupos ou famílias com características de projeto e construção bastante similares, de forma que possam obter as vantagens de fabricação em série.
c) O método de montagem de equipamentos por zona consiste em realizar a montagem dos equipamentos em paralelo com a montagem do aço, em três estágios básicos: unidade, bloco e compartimento, e um subestágio para a fixação de equipamentos na posição plana, em blocos virados de cabeça para baixo, sendo o controle e o planejamento dessa atividade realizados por zona.
d) O método de solda por gravidade é utilizado para realizar a união de blocos, sobretudo de costado, na área de edificação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval
Ano de 2007
A seleção do sistema propulsivo de uma embarcação envolve diversos aspectos relacionados à segurança, ao desempenho e ao custo da instalação. Em relação a esse sistema, assinale a opção correta.
a) Embora as turbinas a gás representem a melhor opção no que se refere à eficiência térmica para a propulsão de embarcações, seu uso é limitado em função do alto custo de instalação.
b) A adoção de sistemas de propulsão combinada tem por finalidade exclusiva aumentar o nível de segurança da instalação quanto ao risco de perda de capacidade propulsiva.
c) O sistema propulsivo dos atuais navios comerciais de grande porte é usualmente embasado na solução com motores Diesel, em função da maior eficiência térmica global desse sistema em relação às demais opções de instalações propulsoras.
d) A propulsão combinada caracteriza-se pelo uso de dois ou mais motores propulsores em uma mesma embarcação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval
Ano de 2007
Julgue os itens abaixo, relativos aos motores de combustão marítimos.
I - Os motores Diesel recebem essa denominação em razão de seu ciclo de trabalho ser descrito teoricamente pelo ciclo padrão a ar Diesel, cuja principal característica é a realização do processo de combustão a volume constante.
II - Os motores Diesel utilizados em embarcações marítimas são classificados segundo sua faixa de rotação de operação em motores de alta, média e baixa rotação, sendo que a faixa de potência desses motores é inversamente proporcional à sua velocidade de rotação.
III - Os motores Otto têm sua aplicação marítima restrita às embarcações de pequeno porte. A razão para tal restrição é puramente econômica: o custo dos motores Otto de alta potência é superior ao custo das demais opções de motores de propulsão adotadas em embarcações.
IV - A operação das turbinas a gás é descrita pelo ciclo padrão a ar Brayton, sendo sua principal característica a insensibilidade da eficiência do ciclo em relação à temperatura do ar externo.
V - As turbinas a vapor apresentam alta relação potência/peso, o que representa uma importante característica para o projeto dos sistemas propulsivos marítimos.
Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) II e V.
c) I, III e IV.
d) III, IV e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Engenharia Naval
Ano de 2007
Em relação ao sistema de carga de navios petroleiros, assinale a opção correta.
a) O sistema de carga de navios petroleiros, devido às altas cargas de operação, é usualmente equipado com bombas volumétricas.
b) As bombas de carga de navios petroleiros podem ser instaladas diretamente no interior dos tanques de carga ou em compartimento denominado praça de bombas. A segunda opção é mais vantajosa quanto ao arranjo do sistema, pois possibilita a instalação do motor de acionamento no mesmo compartimento da bomba.
c) Os tanques de carga devem ser mantidos a uma pressão abaixo da pressão externa (atmosférica) , de modo a se evitar o vazamento de vapores inflamáveis para o ambiente externo.
d) O sistema de carga de navios petroleiros é equipado com n + 1 bombas de carga, sendo n o nível de segregação da carga.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval
Ano de 2007
No referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir.
O atrito em mancais de escora de eixos propulsores de navios é direta e predominantemente proporcional à reação vertical ao peso imposta ao mancal.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval
Ano de 2007
No referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir.
Na escolha entre mancais de rolamento e de deslizamento, dá-se preferência ao segundo quando há necessidade de suporte de uma combinação de esforços radiais e axiais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval
Ano de 2007
No referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir.
Em dispositivos de lançamento e recolhimento de embarcações de sobrevivência ou resgate, o guincho é composto de caixa redutora, freio estático e dinâmico, motor e tambor para enrolamento do cabo. No freio estático, normalmente composto por um freio de cinta sobre um tambor, a relação entre as trações nas extremidades da cinta aumenta exponencialmente com o ângulo de contato entre a cinta e o tambor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval
Ano de 2007
No referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir.
Em caixas redutoras marítimas, quando ocorre redução da velocidade angular (rotação do eixo), o torque transmitido do motor para o propulsor praticamente não varia no caso de pequenas perdas de transmissão.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval
Ano de 2007
Julgue os itens seguintes, acerca de mecânica clássica.
No estudo cinemático de uma partícula em movimento circular, devem-se considerar a velocidade sempre tangente à trajetória e duas componentes de aceleração: uma tangencial e outra no sentido do centro da trajetória, sendo esta denominada aceleração centrípeta.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
Banco da Amazônia - Técnico Científico - Engenharia Naval
Ano de 2007
Julgue os itens seguintes, acerca de mecânica clássica.
No lançamento oblíquo de partículas em um plano vertical, as equações de movimento podem ser corretamente tratadas de forma separada nas direções horizontal e vertical, tendo como parâmetro comum o tempo.
A resposta correta é: