Questões de Engenheiro Naval
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PROMINP - Grupo G - Nível Superior - Naval
Ano de 2012
Com relação ao tipo de operação e ao comportamento hidrodinâmico dos sistemas offshore, as plataformas
a) semissubmersíveis não devem ser empregadas em águas profundas, pois são muito sensíveis às forças de corrente.
b) autoelevatórias operam principalmente em águas profundas e possuem reduzida movimentação lateral.
c) tipo SPAR empregam o sistema de posicionamento dinâmico para redução dos movimentos verticais.
d) tipo FPSO são adequadas para a perfuração de poços, pois possuem grande inércia e reduzido movimento vertical.
e) tipo TLP ficam tensionadas através de tendões que reduzem os movimentos verticais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval
Ano de 2012
Na determinação do peso leve de um navio, deve ser desconsiderado o peso correspondente
a) aos equipamentos de carga
b) aos equipamentos de navegação
c) ao sistema de combate a incêndio
d) às amarras e âncoras
e) à tripulação e a seus pertences
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval
Ano de 2012
Para a execução do balanço elétrico de um navio, é necessário determinar a potência absorvida por cada equipamento elétrico de bordo.
Essa potência é obtida
a) dividindo-se a potência nominal do equipamento por seu fator de simultaneidade.
b) dividindo-se a potência nominal do equipamento por seu fator de carga.
c) multiplicando-se a potência nominal do equipamento por seu fator de simultaneidade.
d) multiplicando-se a potência nominal do equipamento por seu fator de carga.
e) multiplicando-se a potência nominal do equipamento pelo fator de simultaneidade e dividindo-a pelo fator de carga.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval
Ano de 2012
A técnica clássica da Espiral de Projeto de Evans pressupõe um processo
a) simultâneo, com atividades de cada sistema realizadas em paralelo.
b) matricial, no qual cada sistema é detalhado de modo independente.
c) linear, com atividades de cada sistema realizadas de forma sequencial.
d) independente de requisitos iniciais na determinação das características de cada sistema.
e) de detalhamento de cada sistema, realizado na primeira volta da espiral.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval
Ano de 2012
Ao se analisar o desenho de arranjo geral dos grandes navios especializados no transporte de óleo cru, denominados VLCC ou ULCC, verifica-se que esses tipos de navios apresentam
a) conveses contínuos, sem a presença de equipamentos de carga.
b) conveses intermediários, que permitem acessar os tanques de carga.
c) escotilhas de carga, localizadas no convés principal, em grande quantidade.
d) tanques de carga, com baixo grau de compartimentagem.
e) praça de máquinas, localizada na posição de meia nau do navio.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval
Ano de 2012
No arranjo estrutural do casco de navios, verifica-se que
a) as alternativas de arranjo estrutural devem ser selecionadas segundo critério de maior peso.
b) os membros estruturais como reforçadores devem suportar as cargas na estutura e as transmitirem aos membros adjacentes.
c) os reforçadores pesados são separados por menores espaçamentos e agem como suporte para o chapeamento.
d) os reforçadores leves são separados por maiores espaçamentos e suportam o chapeamento e os reforçadores pesados que neles se apoiam.
e) os elementos estruturais pesados dispostos no sentido transversal do navio contribuem significativamente para a resistência longitudinal da viga navio.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval
Ano de 2012
Durante o projeto de um navio, verificou-se a necessidade de, através do aumento do módulo de seção, fazer-se o reforço de alguns elementos estruturais, para aumentar a resistência longitudinal desse navio. Os elementos que, quando alterados, contribuem diretamente para o aumento da resistência longitudinal são
a) quilha e sicordas
b) quilha e vaus
c) vaus e longarinas
d) hastilhas e cavernas
e) sicordas e hastilhas
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval
Ano de 2012
Um navio que possui seção transversal composta por fundo, convés e costados, todos planos e com um pontal de 10 m, é submetido à ação de momento fletor. Para que a tensão normal no convés seja quatro vezes a tensão normal no fundo, a altura, em metros, da linha neutra, em relação ao fundo, deve valer
a) 2
b) 2,5
c) 4
d) 7,5
e) 8
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval
Ano de 2012
Um sistema massa-mola-amortecedor é submetido à vibração livre, amortecida com um grau de liberdade. O sistema possui massa igual a 20 kg e rigidez igual a 500 N/m. Se o fator de amortecimento é igual a 0,6, qual é o valor, em rad/s, da frequência de vibração amortecida?
a) 2
b) 4
c) 6
d) 8
e) 10
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval
Ano de 2012
Considerando-se as propriedades dos materiais aplicados na construção naval, o material que possui maior tenacidade é aquele que apresenta maior
a) resistência a deformações permanentes.
b) capacidade de absorver energia até o momento da sua fratura.
c) capacidade de absorver energia quando deformado elasticamente e de recuperar essa energia após o descarregamento.
d) nível de tensão no momento da fratura.
e) grau de deformação no momento da ruptura.
A resposta correta é: