Questões de Farmácia
Assunto Geral
Banca FUMARC
Polícia Civil - MG - Analista da Polícia Civil - Farmácia
Ano de 2013
A ureia é um produto da degradação do metabolismo dos aminoácidos, produzida a partir da amônia no ciclo da ureia hepática. Sobre esse assunto, NÃO é correto afirmar:
a) A determinação de ureia utiliza tipicamente a enzima urease.
b) A nutrição deficiente leva a valores plasmáticos reduzidos de ureia.
c) A produção de ureia é afetada pela ingestão de proteína e pela taxa de síntese.
d) Nos estados de reabsorção ativa da água, a depuração da ureia será consistentemente maior do que a taxa de filtração glomerular (TFG).
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento
Ano de 2013
Considerando a legislação sobre planos privados de assistência à saúde e definido que Operadora de Plano de Assistência à Saúde é a pessoa jurídica que opera esse produto, analise a seguinte situação:
Um paciente usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) está internado em um hospital conveniado pelo SUS e recebe dose diária de medicamentos. Durante a internação, a operadora do plano de saúde informou que esse hospital deixou de fazer parte da rede conveniada e que foi substituído por outro. Nesse caso, o paciente tem
a) direito de continuar internado mas terá que pagar pelas medicações e a operadora é obrigada a pagar as despesas do hospital e médicos até a alta hospitalar na forma do contrato.
b) direito de continuar internado, recebendo as medicações e a operadora é obrigada a pagar as despesas até a alta hospitalar, a critério médico e na forma do contrato.
c) que ser transferido, imediatamente, sem interrupção das medicações, e a operadora é obrigada a pagar todas as despesas do translado, a critério médico e na forma do contrato.
d) que ser transferido, imediatamente, recebendo as medicações de uso hospitalar, e a operadora é obrigada a pagar essas despesas, a critério médico e na forma do contrato; os medicamentos, de uso continuo e administrados antes da internação, ficam por conta do paciente.
e) direito de continuar internado, recebendo as medicações de uso hospitalar, e a operadora é obrigada a pagar as despesas até a alta hospitalar, a critério médico e na forma do contrato; os medicamentos, de uso continuo e tomados antes da internação, ficam por conta do paciente.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento
Ano de 2013
Em período de chuvas intensas, uma enchente atingiu determinado hospital público, inundando a sala em que ficam armazenados medicamentos. Apesar de não ter comprometido os medicamentos no dia do ocorrido, a retirada dos mesmos dessa sala só foi realizada no 5º dia após essa ocorrência, submetendo os produtos à umidade. O farmacêutico não segregou os medicamentos até a retirada dos mesmos e, nesse período, ele
a) ficou sujeito à penalidade, pela lei de proteção do consumidor apenas, se dispensou esses medicamentos.
b) não ficou sujeito à penalidade, pela lei de proteção do consumidor, desde que tenha comunicado à autoridade competente o ocorrido.
c) não ficou sujeito à penalidade, pela lei de proteção do consumidor, desde que a ocorrência foi em decorrência de desastre natural.
d) ficou sujeito à penalidade, segundo lei de proteção do consumidor, por conduta de permitir o armazenamento em tais condições.
e) não ficou sujeito à penalidade, segundo lei de proteção do consumidor, pois é funcionário público.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento
Ano de 2013
O estoque de dipirona está se esgotando antes do previsto, houve demanda maior do que o planejado e isto irá comprometer o atendimento aos pacientes. O farmacêutico, para resolver esse problema,
a) pode solicitar à unidade competente a aquisição por Ata de Registro de Preços, pois é uma tentativa de agilizar o processo de recebimento desse medicamento.
b) não pode solicitar a aquisição por Ata de Registro de Preços, pois a dipirona é de uso frequente para os pacientes hospitalizados.
c) não pode solicitar a aquisição por Ata de Registro de Preços, pois essa ferramenta de compra, apesar de agilizar o processo, encarece o custo da aquisição do produto.
d) pode solicitar a aquisição por Ata de Registro de Preços, sob risco de não ter conhecimento da formulação e marca, previamente à entrega do medicamento.
e) não pode solicitar a aquisição por Ata de Registro de Preços, pois essa ferramenta de compra faz parte de um sistema que não pode ser aplicado quando houver falha no planejamento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUMARC
Polícia Civil - MG - Analista da Polícia Civil - Farmácia
Ano de 2013
O sangue é o fluido corporal mais frequentemente utilizado para fins analíticos. Os três procedimentos gerais para a obtenção do sangue são venopunção, punção arterial e punção de pele. A técnica utilizada para a obtenção da amostra de sangue é crítica para a manutenção de sua integridade. Mesmo assim, o sangue venoso e o arterial diferem em aspectos importantes. Sobre esse assunto, NÃO é correto afirmar:
a) O local de coleta não afeta a composição venosa.
b) O sangue arterial é essencialmente uniforme em composição em todo o corpo.
c) A composição do sangue venoso varia e é dependente da atividade metabólica do órgão ou tecido perfusionado.
d) O sangue oxigenado pelos pulmões é bombeado do coração para todos os órgãos e tecidos para atender às necessidades metabólicas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento
Ano de 2013
A capacitação do servidor público visa a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Em coerência à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), pode-se afirmar que
a) as capacitações são dirigidas para o ensino técnico ou aprendizagem em serviço, não existindo possibilidade de afastamento de servidores públicos para participação em cursos de pós-graduação.
b) a gestão por competência é orientada para o desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimentos com foco único na formação de líderes.
c) a avaliação de desempenho em um funcionário de hospital público é um monitoramento contínuo da sua atuação quanto à quantidade de serviços prestados e não se relaciona com as metas do hospital.
d) a gestão por competência é orientada para o desenvolvimento de conhecimentos necessários ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição.
e) cargos de direção e assessoramento superiores não têm prioridade sobre os demais cargos, nos programas de desenvolvimento de recursos humanos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUMARC
Polícia Civil - MG - Analista da Polícia Civil - Farmácia
Ano de 2013
O funcionamento de um laboratório clínico e a disponibilização eficaz do serviço aos médicos, aos pacientes e ao público exigem uma inter-relação complexa entre profissionais. A automação é o resultado dos avanços na tecnologia que levaram ao desenvolvimento de equipamentos de laboratórios mecanizados (robótica) em interface com equipamentos e programas computadorizados como suporte
(FELDER, 1990 apud HENRI, 2008).
O emprego da automação e da robótica pode, EXCETO:
a) aumentar a produtividade.
b) aumentar os custos operacionais.
c) potencializar o tempo de liberação.
d) reduzir a exposição ao risco biológico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento
Ano de 2013
Um farmacêutico de farmácia hospitalar foi convidado a participar de um projeto de pesquisa com objetivo de verificar a eficácia do uso de fluconazol profilático pré-cirúrgico em crianças neutropênicas, na prevenção de infecção de corrente sanguínea por fungos. O farmacêutico irá fornecer todas as informações constantes nas fichas da Farmácia, sobre prescrições médicas e dispensacão, antes e após a cirurgia, além de colaborar com revisão de dados - demográficos, clínicos e terapêuticos - dos prontuários. A proposta do coordenador é que o estudo tenha início imediato, enquanto o seu projeto tramita na comissão científica para avaliação de mérito e na administração do hospital, para busca adicional de recursos. O coordenador do projeto argumenta que a terapia é profilática e não curativa e, ainda, irá beneficiar os pacientes. Nesse caso, o farmacêutico deverá
a) aceitar a argumentação do coordenador, quanto à relevância da profilaxia nos pacientes, solicitar a assinatura do responsável pelo paciente no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e iniciar de imediato a coleta de informações.
b) iniciar de imediato a coleta das informações de prontuário dos pacientes e fichas da Farmácia hospitalar, mas advertir o coordenador para não iniciar a profilaxia até autorização do estudo pela gerência do hospital.
c) aguardar a autorização da gerência do hospital e a avaliação de mérito pela comissão científica e, então, iniciar a coleta das informações constantes nos prontuários e fichas da Farmácia.
d) aguardar o tempo que for preciso para início da coleta de informações, independente da argumentação do coordenador, até que o projeto seja aprovado na Plataforma Brasil.
e) solicitar a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Menor e iniciar a coleta de informações, mas aguardar para repassá-las ao coordenador até que ele obtenha a aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde do Brasil.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento
Ano de 2013
Suponha que um estudo avaliou a prevalência de hipertensão em adultos da cidade de Santos em 20%, com amostra escolhida aleatoriamente e erro de amostragem de 10%. Com base nessas informações, pode-se afirmar que
a) a prevalência de hipertensão na população total de adultos em Santos está situada entre 10% e 30%.
b) o erro de amostragem de 10% é menor que a variação amostral.
c) o estudo seria mais preciso se não fosse calculado o erro amostral.
d) houve erro na amostragem e o estudo precisa ser refeito, antes da divulgação de seu resultado.
e) a incidência e a prevalência de hipertensão foram idênticas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUMARC
Polícia Civil - MG - Analista da Polícia Civil - Farmácia
Ano de 2013
Os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são equipamentos de uso no laboratório que, quando bem especif icados para as finalidades a que se destinam, permitem executar operações em ótimas condições de salubridade para o operador e demais pessoas no laboratório. São utilizados, portanto, para, EXCETO:
a) eliminar ou reduzir o uso de alguns EPIs.
b) evitar o contato com gases tóxicos e/ou corrosivos.
c) em caso de acidentes, reduzir suas consequências.
d) minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos.
A resposta correta é: