Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia
Ano de 2009
Os pioneiros do pensamento ocidental anteriores a
Sócrates, de um modo geral, observavam a natureza. À noite
segue o dia. As estações do ano sucedem-se uma à outra. As
plantas e os animais nascem, crescem e morrem. Diante desse
espetáculo cotidiano da natureza, o homem manifesta sentimentos
variados medo, resignação, incompreensão e espanto. E são
precisamente esses sentimentos que acabam por levá-lo à
filosofia. O espanto inicial traduz-se em perguntas intrigantes: o
que é essa natureza, que apresenta tantas variações? Ela possui
uma ordem ou é um caos sem nexo?
Bernadete Abrão (Org.). História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 24 (com adaptações)
A partir do assunto abordado no texto acima e considerando o pensamento de filósofos pré-socráticos, assinale a opção correta.
a) Parmênides é o filósofo pré-socrático que do seu tempo destoava dos outros filósofos por sua abordagem da temática antropológica ao estudar o agir do homem e fundar, desse modo, a ética.
b) Pitágoras considerava tudo relativo na medida em que percebia o inter-relacionamento de todas as coisas.
c) Para Heráclito, o mundo era um eterno fluir, como um rio em que seria impossível banhar-se duas vezes na mesma água.
d) Para Anaxímenes, tudo se origina na água e toda a natureza teria como único princípio esse elemento natural.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia
Ano de 2009
Texto I
Os seguidores desta corrente filosófica contemporâneos
de Sócrates, e adversários de Platão e Aristóteles. Tinham
interesse fundamental pela problemática ético-política, embora
com visões distintas. Na democracia incipiente, ajudaram a tomar
decisões nas assembleias nas praças. A força do governo
monocrático, dos privilégios e da autoridade de origem divina
tendia, então, a desaparecer.
Danilo Marcondes. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 40 (com adaptações)
Texto II
Filósofos seguidores desta corrente filosófica
acreditavam ser sabedoria o que, na realidade, era uma arte de
seduzir e persuadir os espíritos. A vida intelectual assumia, para
eles, a forma de uma competição esportiva. Era uma disputa de
eloquência em que se tratava de triunfar publicamente sobre a
tese adversária. O veredicto dos espectadores era o julgamento
final.
Jacques Maritain. A Filosofia Moral. Rio de Janeiro: Agir, 1973, p.24 (com adaptações)
Os textos I e II tratam da corrente filosófica denominada
a) epicurismo.
b) esoterismo.
c) exoterismo.
d) sofística.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia
Ano de 2009
O método filosófico de Sócrates consiste em
a) afastar-se do mundo, para meditar melhor a respeito das ideias, que são a realidade fundamental da natureza.
b) ver, em todos os seres, a união indissolúvel da matéria unida à forma, tomando a natureza e os seus reinos como objetos de estudos.
c) alegar a própria ignorância para, na interlocução com os que julgam saber mais, descobrir a verdade.
d) duvidar de toda a realidade para, então, a partir do próprio pensamento, construir um sistema de conhecimento que considere correto, tendo, por consequência, a convicção da própria existência.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia
Ano de 2009
Nosso mundo é uma cópia imperfeita e transitória de
outro mundo, transcendente, onde estão as ideias formas
incorpóreas, invisíveis, eternas e imutáveis. Nossos sentidos só
captam a cópia. Ao original, só a Razão tem acesso. Nosso
mundo é o da doxa, da mera opinião; para ver o que há por trás
dele, precisamos da ciência, a episteme. Só assim podemos
alcançar o fundamento supremo das coisas: a ideia do bem e a
ideia do belo.
Eliel Cunha e Janice Florido (Org.). Grandes Filósofos. São Paulo: Nova Cultural, 2005, p. 20 (com adaptações)
Considerando as ideias apresentadas no texto acima bem como o pensamento platônico, assinale a opção correta.
a) O intelecto pode apreender as ideias, porque a alma não é de origem material nem corpórea.
b) A alma humana só contempla as ideias puras de todas as coisas depois de prender-se ao corpo.
c) Não existem ainda o belo em si, o bom em si e o grande em si, no desenvolvimento da filosofia platônica, no momento em que esta começa a adquirir autonomia e se distinguir do socratismo.
d) Para Platão, tanto a doxa, quanto a episteme são conhecimentos racionalmente fundamentados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia
Ano de 2009
Se os nossos adversários que admitem a existência de
uma natureza não criada por Deus quisessem refletir sobre estas
considerações tão claras e certas, deixariam de proferir tantas
blasfêmias, como a de atribuir ao sumo mal tantos bens, e a Deus,
tantos males.
Santo Agostinho. A natureza do bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005, p. 15 (com adaptações)
A partir do assunto abordado no texto acima e considerando o pensamento agostiniano a esse respeito, assinale a opção incorreta.
a) É razoável e racional sustentar que os grandes bens provêm de um princípio, e os pequenos bens, de outro.
b) Se todas as coisas que Deus criou só podem ser boas, o pecado consiste em usar mal o bem.
c) Nenhuma natureza é má na condição de natureza. A natureza não é má senão enquanto diminui nela o bem.
d) Ao contrário dos maniqueus, Agostinho afirma que Deus é também criador do corpo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia
Ano de 2009
Tomás de Aquino valoriza a natureza, assim como
Aristóteles, entendendo que o conhecimento racional provém
inicialmente dos sentidos. Da sensação, o intelecto abstrai a
individualidade das coisas, depurando-lhe a matéria. O resultado
são as formas.
Os Pensadores. Ed. Abril Cultural, p. 118 , S. Paulo, 1975.
Com relação ao pensamento tomista, assinale a opção correta.
a) A primeira e mais importante via da prova da existência de Deus é a da causa eficiente.
b) A forma substancial é o conteúdo do qual uma coisa é feita.
c) A forma por excelência do mal é o pecado, que é um mal moral, pois é resultante da sua vontade livre.
d) A teoria hilemórfica aristotélica foi recusada pela teoria tomista por não se aplicar à teoria sacramental católica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDUC - CE - Profº Pleno I - Filosofia
Ano de 2009
Assim como antes de começar a reconstruir a casa onde
se mora, não basta derrubá-la e prover-se de materiais e de
arquitetos ..., pois é preciso também ter-se provido de uma outra
na qual possamos ficar alojados com comodidade... formei para
mim mesmo uma moral provisória.
René Descartes. Discurso do Método. Ed. Martins Claret, 3.ª parte, p. 35, 2002 (com adaptações)
Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção que apresenta uma regra correta da moral provisória cartesiana.
a) Ser maleável e irresoluto tanto quanto possível nas minhas ações, a fim de evitar confrontos desnecessários.
b) Obedecer às leis e aos costumes do meu país, conservando a religião em que Deus me concedeu a graça de ser instruído desde a infância e orientando-me em tudo o mais pelas opiniões mais moderadas.
c) Procurar sempre vencer os opositores, conservando minha própria vontade para poder conquistar a felicidade pessoal e modificar a ordem do mundo.
d) Consultar a mente dos doutos, para seguir o pensamento de quem detém os mais elevados conhecimentos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDU ES - Professor de Filosofia
Ano de 2008
A questão moral diz respeito ao agir consciente do ser humano. A própria racionalidade determina um certo distanciamento do sujeito em relação ao seu objeto para melhor avaliá-lo tendo em vista o estabelecimento de uma ação coerente em busca da felicidade.
A respeito da questão apresentada no texto acima em confronto com o tema cidadania, julgue os itens a seguir.
Sartre entende, com relação à questão moral, que o existencialismo é coerente ao limitar a liberdade, tendo em vista que o direito de um começa onde o direito de outro acaba.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDU ES - Professor de Filosofia
Ano de 2008
A questão moral diz respeito ao agir consciente do ser humano. A própria racionalidade determina um certo distanciamento do sujeito em relação ao seu objeto para melhor avaliá-lo tendo em vista o estabelecimento de uma ação coerente em busca da felicidade.
A respeito da questão apresentada no texto acima em confronto com o tema cidadania, julgue os itens a seguir.
O determinismo pode ser entendido como um conjunto de condições necessárias de um fenômeno ou como uma teoria segundo a qual tudo tem uma causa determinada, inclusive as próprias decisões da vontade, não havendo, portanto, liberdade humana.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDU ES - Professor de Filosofia
Ano de 2008
A questão moral diz respeito ao agir consciente do ser humano. A própria racionalidade determina um certo distanciamento do sujeito em relação ao seu objeto para melhor avaliá-lo tendo em vista o estabelecimento de uma ação coerente em busca da felicidade.
A respeito da questão apresentada no texto acima em confronto com o tema cidadania, julgue os itens a seguir.
Considerando-se a ética, para se atingir um fim bom na consecução da felicidade social, os meios podem ser de qualquer ordem, diferentemente da metodologia da ação, no contexto da felicidade pessoal, na qual os meios devem ser só bons.
A resposta correta é: