Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDU ES - Professor de Filosofia
Ano de 2008
Considere os seguintes trechos de texto:
I - "O artista, cada vez que a verdade se desvela, fica arrebatado, extasiado com o véu que permanece depois do desvelamento".
II - "A arte consiste na criação de formas que manifestam a verdade, que desocultam as aparências, que mostram o mistério de tudo que aparece, do nobre e do vil, do agradável e do desagradável, do herói e do covarde, do fiel e do traidor".
III - A obra de arte, na intensa evocação do estranho no familiar, sempre revoluciona o mundo organizado e abala seu sentido de vida: denuncia nossa desfaçatez e a maneira infernal de vivê-lo. A arte é, pois, sempre revolucionária e denunciadora.
Arcângelo Buzzi. In: Friedrich Nietzsche - Fragmentos póstumos, n.o 6. Introdução ao Pensar, 1977, p. 210.
Julgue os itens subseqüentes, com relação às idéias e à temática dos fragmentos de texto acima.
As artes plásticas são arquitetura, escultura e cinema.
A resposta correta é:
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Ano de 2008
Aprender é um modo de tomar posse, de apropriar-se.
Aprender a conhecer o sentido constitui a base de sustentação e o fundamento de possibilidade para qualquer outro aprender.
O que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos, doutrinas e técnicas, se armazena apenas informações, não aprende. Pois, aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. O professor é realmente professor e na medida em que for mais radicalmente aluno, estudante. Pois ensinar exige e impõe a ascese de aprender.
Emanuel Carneiro Leão. In: Aprendendo a pensar, p. 46 (com adaptações).
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, embora afirme que o currículo do ensino médio adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes, não apresenta qualquer manisfestação a respeito do domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia, necessários ao exercício da cidadania.
A resposta correta é:
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Ano de 2008
Aprender é um modo de tomar posse, de apropriar-se.
Aprender a conhecer o sentido constitui a base de sustentação e o fundamento de possibilidade para qualquer outro aprender.
O que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos, doutrinas e técnicas, se armazena apenas informações, não aprende. Pois, aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. O professor é realmente professor e na medida em que for mais radicalmente aluno, estudante. Pois ensinar exige e impõe a ascese de aprender.
Emanuel Carneiro Leão. In: Aprendendo a pensar, p. 46 (com adaptações).
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
O estudo da filosofia propõe-se a vencer o medo que impede a autonomia do pensamento. A doutrina é caminho e não tese para a constituição de tutelados.
A resposta correta é:
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Aprender é um modo de tomar posse, de apropriar-se.
Aprender a conhecer o sentido constitui a base de sustentação e o fundamento de possibilidade para qualquer outro aprender.
O que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos, doutrinas e técnicas, se armazena apenas informações, não aprende. Pois, aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. O professor é realmente professor e na medida em que for mais radicalmente aluno, estudante. Pois ensinar exige e impõe a ascese de aprender.
Emanuel Carneiro Leão. In: Aprendendo a pensar, p. 46 (com adaptações).
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
A metodologia platônica do ensino da filosofia privilegiava o sistema do diálogo por propor pontos de vista respeitando a liberdade de expressão e procurando uma coerência argumentativa intersubjetiva.
A resposta correta é:
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Aprender é um modo de tomar posse, de apropriar-se.
Aprender a conhecer o sentido constitui a base de sustentação e o fundamento de possibilidade para qualquer outro aprender.
O que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos, doutrinas e técnicas, se armazena apenas informações, não aprende. Pois, aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. O professor é realmente professor e na medida em que for mais radicalmente aluno, estudante. Pois ensinar exige e impõe a ascese de aprender.
Emanuel Carneiro Leão. In: Aprendendo a pensar, p. 46 (com adaptações).
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
O conhecimento filosófico aprende-se pela abstração pura sem vinculação com o mundo exterior, sendo a introspecção a via única para a aquisição da convicção metafísica.
A resposta correta é:
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Aprender é um modo de tomar posse, de apropriar-se.
Aprender a conhecer o sentido constitui a base de sustentação e o fundamento de possibilidade para qualquer outro aprender.
O que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos, doutrinas e técnicas, se armazena apenas informações, não aprende. Pois, aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. O professor é realmente professor e na medida em que for mais radicalmente aluno, estudante. Pois ensinar exige e impõe a ascese de aprender.
Emanuel Carneiro Leão. In: Aprendendo a pensar, p. 46 (com adaptações).
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
A autoridade de quem sabe e a influência de autoridade do representante magisterial exercem papel decisivo com relação à verdade no relacionamento do mestre que ensina filosofia e dos alunos que aprendem em uma pedagogia autêntica.
A resposta correta é:
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Aprender é um modo de tomar posse, de apropriar-se.
Aprender a conhecer o sentido constitui a base de sustentação e o fundamento de possibilidade para qualquer outro aprender.
O que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos, doutrinas e técnicas, se armazena apenas informações, não aprende. Pois, aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. O professor é realmente professor e na medida em que for mais radicalmente aluno, estudante. Pois ensinar exige e impõe a ascese de aprender.
Emanuel Carneiro Leão. In: Aprendendo a pensar, p. 46 (com adaptações).
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
Para Heidegger uma coisa é verificar opiniões dos filósofos e descrevê-las. Outra coisa bem diferente é debater com eles aquilo que dizem, e isto quer dizer, do que falam.
A resposta correta é:
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Aprender é um modo de tomar posse, de apropriar-se.
Aprender a conhecer o sentido constitui a base de sustentação e o fundamento de possibilidade para qualquer outro aprender.
O que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos, doutrinas e técnicas, se armazena apenas informações, não aprende. Pois, aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. O professor é realmente professor e na medida em que for mais radicalmente aluno, estudante. Pois ensinar exige e impõe a ascese de aprender.
Emanuel Carneiro Leão. In: Aprendendo a pensar, p. 46 (com adaptações).
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
O professor de filosofia no ensino médio, antes de definir-se por conteúdos, procedimentos e estratégias, precisa definir o sentido do seu filosofar.
A resposta correta é:
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Aprender é um modo de tomar posse, de apropriar-se.
Aprender a conhecer o sentido constitui a base de sustentação e o fundamento de possibilidade para qualquer outro aprender.
O que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos, doutrinas e técnicas, se armazena apenas informações, não aprende. Pois, aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. O professor é realmente professor e na medida em que for mais radicalmente aluno, estudante. Pois ensinar exige e impõe a ascese de aprender.
Emanuel Carneiro Leão. In: Aprendendo a pensar, p. 46 (com adaptações).
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
O programa de filosofia para o ensimo médio deve ter um enfoque histórico, sendo inadequados enfoques como o sistemático ou por áreas de conhecimento.
A resposta correta é:
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Aprender é um modo de tomar posse, de apropriar-se.
Aprender a conhecer o sentido constitui a base de sustentação e o fundamento de possibilidade para qualquer outro aprender.
O que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos, doutrinas e técnicas, se armazena apenas informações, não aprende. Pois, aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. O professor é realmente professor e na medida em que for mais radicalmente aluno, estudante. Pois ensinar exige e impõe a ascese de aprender.
Emanuel Carneiro Leão. In: Aprendendo a pensar, p. 46 (com adaptações).
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
É recomendável, para a metodologia do ensino da filosofia no ensino médio, a articulação de problemas tipicamente filosóficos com questões emergentes da experiência individual, social e histórica.
A resposta correta é: