Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca CESPE
SESI - SP - Analista Pedagógico - Filosofia
Ano de 2008
Não acredito ser possível decidir, usando métodos de ciência empírica, questões controvertidas como a de saber se a ciência realmente usa ou não o princípio da indução. Minhas dúvidas aumentam quando me dou conta de que será sempre questão de decisão ou de convenção saber o que deve ser denominado ciência e quem deve ser chamado cientista.
K. Popper. The logic of scientific discovery. NY, Harper, 1968, p. 54-5 ( com adaptações ).
Acerca das idéias apresentadas no texto acima e de conhecimentos relativos à filosofia da ciência, assinale a opção correta.
a) A ciência é um saber absoluto, positivo, inquestionável.
b) A definição do método científico é uma construção social, historicamente datada.
c) A ciência é uma descrição pura e objetiva da realidade, baseada no método empírico.
d) Popper, autor do texto, acredita ser a ciência um saber logicamente comprovado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESI - SP - Analista Pedagógico - Filosofia
Ano de 2008
A ciência manipula as coisas e renuncia a habitá-las. Estabelece modelos internos delas e, operando sobre esses índices ou variáveis, as transformações permitidas por sua definição, só de longe em longe se confronta com o mundo real. Ela é, sempre foi, esse pensamento admiravelmente ativo, engenhoso, desenvolto, esse parti pris de tratar tudo como "objeto geral", isto é, ao mesmo tempo como se ele nada fosse para nós e estivesse no entanto predestinado aos nossos artifícios. Mas a ciência clássica conservava o sentimento da opacidade do mundo, e é a este que ela entendia juntar-se por suas construções.
M. Merleau-Ponty. O olho e o espírito. Cosac e Naify, 2004, p. 13 ( com adaptações ).
A partir do texto acima e de conhecimentos relativos à filosofia da ciência, assinale a opção correta.
a) Merleau-Ponty revela uma predileção pela ciência atual em relação à ciência antiga.
b) A ciência antiga acredita piamente em suas ferramentas de apreensão da realidade objetiva.
c) A ciência moderna parte do pressuposto de que a realidade objetiva esteja disponível por meio da criação de artifícios que a generalizem.
d) A ciência clássica renuncia a habitar o mundo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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SESI - SP - Analista Pedagógico - Filosofia
Ano de 2008
Nenhuma sociedade pode sobreviver sem um código moral fundado em valores compreendidos, aceitos e respeitados pela maioria dos seus membros. Nós não temos mais nada disto. As sociedades modernas poderiam dominar indefinidamente os poderes fantásticos que a ciência lhes deu com o critério de um vago humanismo colorido por uma espécie de hedonismo otimista e materialista? Poderiam, nessas bases, resolver suas intoleráveis tensões? Onde vão desmoronar?
Texto de uma conferência de Jacques Monod, citado por J. Russ. Pensamento ético contemporâneo. São Paulo, Paulus, 1999, p. 19 ( com adaptações ).
Acerca do tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.
a) A moral contemporânea está perfeitamente adequada às novas necessidades de avaliação ética que as descobertas científicas trazem à tona.
b) Segundo Monod, há a necessidade de se estabelecer códigos morais para controlar a sociedade e impor a ela regras de conduta.
c) A ciência moderna, assim como a economia de matriz liberal, encontrará seus próprios modelos reguladores, para contribuir autonomamente ao bem-estar da sociedade.
d) Morais humanistas e hedonistas não são suficientes para resolver os conflitos sociais que a ciência moderna gerará.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESI - SP - Analista Pedagógico - Filosofia
Ano de 2008
Rousseau teve o mérito de afirmar que o princípio do Estado é a vontade. Mas, tendo entendido a vontade universal não como a racionalidade em si e para si da vontade, mas apenas como o elemento comum que deriva da vontade singular, Rousseau faz com que a associação dos indivíduos no Estado se torne um contrato, algo que, portanto, tem como base o arbítrio desses indivíduos, a opinião e o consenso explícito deles.
G. F. Hegel. Grundlinien der philosophie des rechts. Suhrkamp, Frankfurt am Main, 1995, p. 400 ( com adaptações ).
Tendo como referência esse texto de Hegel e conhecimentos relativos ao debate filosófico sobre o Estado moderno, assinale a opção correta.
a) Segundo Hegel, a vontade geral, que fundamenta o Estado, tem uma base objetiva, ou seja, sofre um processo de determinações históricas que transcende a ação dos indivíduos e seus interesses singulares.
b) As teorias contratualistas, como a de Rousseau, concedem ao Estado sua própria vontade racional, independentemente dos projetos volitivos singulares.
c) A racionalidade em si e para si que o Estado precisa para existir está garantida pelo contrato social.
d) A vontade universal, segundo Hegel, é o resultado da soma das vontades individuais.
A resposta correta é:
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Ano de 2008
As pessoas dizem repetidamente que a filosofia não progride realmente, que estamos ainda ocupados com os mesmos problemas filosóficos que os gregos. Mas as pessoas que dizem isto não entendem por que isto deve ser assim. Isto é porque nossa linguagem tem permanecido a mesma e permanece nos seduzindo a perguntar as mesmas questões. Enquanto continuar esta situação as pessoas permanecerão se deparando com as mesmas intrigantes dificuldades e encontrar-se-ão começando algo que nenhuma explicação parece capaz de esclarecer.
L. Wittgenstein. Culture and value, 15 (1931) ( com adaptações ).
A partir do texto acima, de Wittgenstein, e de conhecimentos relativos ao debate filosófico acerca da linguagem no século XX, assinale a opção correta.
a) A filosofia não progride em sua problematização por estar ligada demasiadamente a conteúdos antigos.
b) Está-se a cada dia inventando novos problemas filosóficos.
c) Estudar os mesmos problemas de sempre é tarefa fundamental da filosofia.
d) A sedução da linguagem impede que a filosofia elabore novas questões.
A resposta correta é:
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Ano de 2008
A filosofia de Aristóteles pode parecer uma catedral abandonada, uma construção a ser visitada aos domingos, a respeito da qual se perguntaria, com certa curiosidade, que pessoas a teriam habitado. Um exame mais atento da filosofia do nosso século, porém, atesta o contrário: Aristóteles foi continuamente discutido, analisado, debatido, e isto nas mais diferentes correntes, em momentos decisivos de suas elaborações. Em particular, a ética aristotélica ocupa uma posição privilegiada nos atuais debates sobre a moral. A razão disso consiste muito provavelmente no fato de que a ética contemporânea buscou atenuar os elementos demasiadamente rígidos que herdou do que podemos considerar a ética por excelência da época moderna - o formalismo kantiano. As reflexões de Aristóteles sobre a ação, a moral e a razão prática foram corretamente vistas por um bom número de autores como podendo servir de contrapeso a esta herança.
Marco Zingano. Prefácio. In: Hobuss João. Eudaimonia e auto-suficiência em Aristóteles. Pelotas: Ed. Universitária, UFPel, 2002, p. 9 ( com adaptações ).
A partir do texto acima e de conhecimentos acerca da ética clássica, assinale a opção correta.
a) A ética de Kant é uma atualização da ética aristotélica.
b) A ética contemporânea reconhece a necessidade de recorrer à ética de Aristóteles, pois seus conceitos parecem-lhe mais apropriados do que os da ética moderna.
c) A filosofia aristotélica é um edifício em ruína, relevante somente para fins arqueológicos.
d) A ética é o estudo das normas clássicas de convivência social.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2008
Na filosofia, a definição constitui o momento de fixação e de delimitação, pelo menos virtual, dos conceitos. Sua aparente simplicidade esconde, de fato, um conjunto de operações que é preciso esclarecer. Não existe definição filosófica independente da doutrina. Os estilos e a forma das definições platônicas não são os de Aristóteles.
F. Cossutta. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. Martins Fontes, 1994, p. 53 ( com adaptações ).
A respeito do texto acima e de conhecimentos relativos à questão da conceituação filosófica, assinale a opção correta.
a) Definir um conceito filosófico é fixar um sentido universal para ele.
b) Uma doutrina filosófica é uma articulação de definições coerentes entre si.
c) A definição é resultado de um procedimento só aparentemente complexo de delimitação dos conceitos.
d) Aristóteles apreendeu estilo e forma das definições de Platão.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2008
Sem dúvida, o terceiro milênio abriu com um deficit de horizonte ético. Nem por isso os homens podem deixar de sonhar com a liberdade, com o sentido e com a finalidade da vida justa, solidária, pacífica, ou seja, com a retomada das grandes referências éticas. Em outras palavras, o Homo faber não pode prevalecer sobre o Homo symbolicus. A questão do sentido ético da vida, da história, da ciência, está subjacente ao mundo definitivamente marcado pela tecnociência. Cabe à filosofia, à ética, à bioética criar uma hermenêutica para explicitar o sentido maior embutido na biotecnologia e na pluralidade das éticas particulares.
O. Pegoraro. Bioética e filosofia. In: Revista de Filosofia, SEAF, ano II, n.º 2, 2002, p. 53 ( com adaptações ).
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
a) A filosofia quer contribuir para que o Homo symbolicus prevaleça sobre o Homo faber.
b) A bioética deve condenar as descobertas das tecnociências por serem prejudiciais à vida ética.
c) O terceiro milênio começou com uma boa bagagem de horizonte ético, devido às reflexões históricas conduzidas ao longo dos últimos séculos do segundo milênio.
d) O sentido da vida hoje emerge das novas descobertas científicas e tecnológicas.
A resposta correta é:
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Ano de 2008
Não gosto de pensar a filosofia como um empreendimento interdisciplinar, pois isso me cheira a um positivismo démodé. Lembremos que Comte, não vendo a possibilidade de a filosofia produzir verdades positivas, uma vez que não opera pela experimentação, como as ciências, reservou a ela a função interdisciplinar de reunir os conhecimentos parciais produzidos por cada ciência em uma visão de conjunto, em uma cosmovisão. Mas, por outro lado, não consigo deixar de vê-la como empreendimento transversal, que atravessa outros campos de saberes, na mesma medida em que é atravessada por eles. Penso que hoje não se cria conceito, não se produz filosofia, sem uma conexão direta e transversal com as diversas artes e as distintas ciências. Embora elas sejam distintas entre si, elas se retroalimentam, se fecundam mutuamente.
S. Gallo. A função da filosofia na escola e seu caráter interdisciplinar. In: RESAFE, vol. 2, 2004 ( com adaptações ).
Tendo como base o texto acima, assinale a opção correta.
a) O positivismo considera o saber produzido pela filosofia como de igual valor ao saber produzido pelas ciências.
b) A interdisciplinaridade é a melhor definição da função da filosofia.
c) A filosofia é um empreendimento transversal.
d) Chegar a uma cosmovisão é o produto central de esforço filosófico.
A resposta correta é:
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Ano de 2008
A nova legislação educacional brasileira parece reconhecer, afinal, o próprio sentido histórico da atividade filosófica e, por esse motivo, enfatiza a competência da filosofia para promover, sistematicamente, condições indispensáveis para a formação de cidadania plena. Em que pese essa competência, entretanto, cumpre destacar que, embora imprescindíveis, os conhecimentos filosóficos não são suficientes para o alcance dessa finalidade. Aliás, constitui quase um truísmo pedagógico afirmar que todos os conhecimentos, disciplinas e componentes curriculares da educação básica são necessários e importantes na formação de cidadania do educando. Nesse sentido, embora restaurando para a filosofia o papel que lhe cabe no contexto educacional, a legislação tratou igualmente de indicar como se deve corretamente dimensioná-la no ensino médio: a rigor, portanto, o texto refere-se aos conhecimentos da filosofia que são necessários para o fim proposto. Destarte, a fim de atender à demanda legal, devemos fazer um esforço para recortar, do vasto universo dos conhecimentos filosóficos, aqueles que imediatamente precisam e podem ser trabalhados no ensino médio, o que, convenhamos, não é tarefa fácil.
Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Parte IV: ciências humanas, p. 45 ( com adaptações ).
Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.
a) A formação da cidadania plena no ensino médio requer o desenvolvimento da competência da filosofia.
b) Todos os conhecimentos filosóficos são necessários ao objetivo da formação da cidadania plena.
c) A responsabilidade do desenvolvimento da cidadania plena é, no ensino médio, exclusivamente do ensino de filosofia.
d) A legislação não reconhece a importância da história da filosofia.
A resposta correta é: