Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca CONESUL
Pref- de Pelotas - RS - Professor II - Filosofia
Ano de 2008
Diz-se que um Estado foi instituído quando uma multidão de homens concordam e pactuam, cada um com cada um dos outros, que a qualquer homem ou assembléia de homens a quem seja atribuído pela maioria o direito de representar a pessoa de todos eles (ou seja, de ser seu representante), todos sem exceção, tanto os que votaram a favor dele como os que votaram contra ele, deverão autorizar todos os atos e decisões desse homem ou assembléia de homens, tal como se fossem seus próprios atos e decisões, a fim de viverem em paz uns com os outros e serem protegidos dos restantes homens. É desta instituição do Estado que derivam todos os direitos e faculdades daquele ou daqueles a quem o poder soberano é conferido mediante o consentimento do povo reunido.
Thomas Hobbes, Leviatã
A partir do texto, considere os itens seguintes.
I. O direito natural hobbesiano conta com uma teoria do Estado como emanação: conseqüência natural da natureza humana.
II. A multidão que institui o Estado não é obrigada a votar nos mesmos candidatos a governantes, mas a autorizar o candidato que obtiver maioria a exercer o poder sobre todos os membros da multidão.
III. A autorização a um governante é garantia de uma comunidade de razão, voltada à maximização da felicidade geral.
IV. O critério da universalidade da representação política e não a escolha pela maioria, segundo Hobbes, é condição para a autorização dos atos do poder político, seja ele um homem ou uma assembléia de homem.
V. A paz e a proteção, não a felicidade e a fé na razão, justificam, para Hobbes, a autorização.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)
a) I.
b) V.
c) IV e V.
d) II, III, IV.
e) II e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Pref- de Pelotas - RS - Professor II - Filosofia
Ano de 2008
Na deliberação, o último apetite ou aversão imediatamente anterior à ação ou à omissão desta é o que se chama vontade, o ato (não a faculdade) de querer. Os animais, dado que são capazes de deliberações, devem necessariamente ter também vontade. A definição da vontade vulgarmente dada pelas Escolas, como apetite racional, não é aceitável. Porque se assim fosse não poderia haver atos voluntários contra a razão.
Thomas Hobbes, Leviatã
Considere os itens a seguir.
I. Para Hobbes, a vontade é necessariamente irracional.
II. O tratamento hobbesiano da vontade privilegia o ato sobre a potência.
III. O reconhecimento de que os animais têm vontade compromete Hobbes com a tese de que os animais têm direitos.
IV. O apetite racional, para Hobbes, é o elemento determinante da ação.
V. Atos voluntários contra a razão não são inteligíveis, segundo Hobbes, se a vontade é tratada como apetite racional.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)
a) II.
b) I e II.
c) II, III e IV.
d) IV e V.
e) II e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Pref- de Pelotas - RS - Professor II - Filosofia
Ano de 2008
Se Deus é racional, não ordena o impossível; se Deus governa todos os acontecimentos por meio da sua providência, pode garantir que não existam circunstâncias nas quais um homem se vê, sem culpa, confrontado com uma escolha entre atos proibidos. É claro que tais circunstâncias (com a cláusula "e não há saída" escrita na sua descrição) são suscetíveis de serem descritas de forma consistente; mas a providência divina assegura que não ocorrerão de fato.
Peter Geach. Deus e a alma
Pelas razões acima, Geach pretende justificar uma concepção
I. religiosa da ética segundo a qual as regras morais não admitem exceções.
II. utilitarista da ética, no sentido de que as regras morais têm um caráter universal.
III. kantiana da ética segundo a qual as ações têm um valor moral intrínseco prima facie.
IV. kantiana da ética, no sentido de que as regras morais têm um caráter absoluto.
V. segundo a qual as ações têm um valor moral intrínseco, compatível com a concepção aristotélica da ética.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)
a) I e II.
b) I e IV.
c) I e II e IV.
d) III e IV.
e) III, IV e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Pref- de Pelotas - RS - Professor II - Filosofia
Ano de 2008
A alienação do homem em relação ao homem aparece como conseqüência imediata do fato de que o homem se tornou estranho ao produto de seu trabalho, à sua atividade vital, ao seu ser genérico. E se homem se opõe a si mesmo ele também se opõe aos outros. O que é verdadeiro na relação do homem com seu trabalho, com o produto de seu trabalho e quanto a si mesmo, é verdadeiro na relação do homem com os outros, assim como quanto ao trabalho e ao objeto do trabalho dos outros.
Karl Marx, Manuscritos Econômico-Filosóficos
A partir do texto, tendo em vista a crítica marxista à economia política e o papel da teoria da alienação nessa crítica, considere os itens a seguir.
I. A alienação é conseqüência imediata da natureza humana, que exige o trabalho para a sobrevivência.
II. A vida prática, marcada pelo trabalho, determina a consciência do homem da sua condição, enquanto ser humano genérico, frente a si e frente aos outros homens. III. Segundo Marx, a guerra de todos contra todos é uma das conseqüências imediatas da natureza humana sob a alienação e isso é o que ele quer dizer com a noção de oposição.
IV. A consciência do trabalho e do objeto de trabalho dos outros homens é independente da relação que o indivíduo tem com o seu trabalho.
V. A alienação é conseqüência imediata do caráter alheio do produto de seu trabalho em relação ao que o indivíduo é enquanto ser humano que não se define exclusivamente como agente econômico.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)
a) I.
b) II e V.
c) III.
d) III, IV e V.
e) II.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Pref- de Pelotas - RS - Professor II - Filosofia
Ano de 2008
O Estado é a realidade efetiva da Idéia ética - o espírito ético enquanto vontade substancial, revelada, clara a si mesma, que se pensa e se sabe, que executa o que sabe e à medida em que o sabe. Ele tem sua existência imediata nos costumes, sua existência mediada na consciência de si, no saber e na atividade do indivíduo, assim como, por sua convicção, o indivíduo possui sua liberdade substancial nele [Estado], que é sua essência, seu fim e o produto de sua atividade.
G.W.F. Hegel, Filosofia do Direito
A partir do texto, indique a alternativa correta.
a) O Estado hegeliano é uma estrutura dogmática, que realiza sua vontade a despeito das consciências e sobre elas.
b) O Estado é o único fim e o que determina aquilo que os indivíduos são, segundo Hegel.
c) Ser a realidade efetiva da idéia ética significa ser aquilo que de ético há nos costumes e nas consciências que se sabem parte de uma totalidade que os ultrapassa e determina.
d) A liberdade do indivíduo independe dessa estrutura abstrata que funciona apenas como instrumento de controle de suas mentes.
e) Segundo Hegel, o Estado é o proprietário da força de trabalho dos homens.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Pref- de Pelotas - RS - Professor II - Filosofia
Ano de 2008
Mas, se é preciso chamar "paz" a escravidão, a barbárie e a deserção, não há algo mais miserável para os homens do que a paz. Sem dúvida há entre pais e filhos maior número de conflitos e com mais intensidade que entre senhores e escravos; contudo, não é do interesse da economia doméstica mudar o direito paternal de modo a tornar as crianças escravos. Transferir todo o poder a um só homem é, portanto, ir em direção não da paz, mas da escravidão: a paz, com efeito, (...) não consiste na ausência de guerra, mas na união dos corações, quer dizer, na concórdia.
Baruch Spinoza, Tratado Político
A partir do texto, considere os itens a seguir.
I. Para Spinoza, a paz universal é condição necessária e suficiente para a delegação do poder político a um governante capaz de assegurar a vida em sociedade.
II. O poder político, segundo Spinoza, deve, antes de tudo, garantir a paz, ou seja, impedir a guerra de todos contra todos.
III. A liberdade, a justiça e a não-violência são os ideais reguladores de uma sociedade de concórdia, segundo Spinoza.
IV. A paz de uma sociedade não se define pela ausência de conflitos, mas pela ausência da escravidão, da barbárie e da subjugação a um poder transferido a um só indivíduo.
V. A paz não se define pela ausência de conflitos, mas pelo acordo racional de todos, pactuado segundo regras racionais estabelecidas a priori.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)
a) I, II e V.
b) I, IV e V.
c) III e IV.
d) IV.
e) V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Pref- de Pelotas - RS - Professor II - Filosofia
Ano de 2008
Segundo o artigo 32 da lei 9.394/96, considere o § 5°, adaptado.
O currículo da educação básica incluirá, facultativamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado. ( Incluído pela Lei nº 11.525, de 2007 ).
O trecho apresenta 4 (quatro) expressões em destaque. É correto afirmar que
a) não há erros destacados.
b) há pelo menos um erro destacado.
c) há pelo menos dois erros destacados.
d) há pelo menos três erros destacados.
e) há quatro erros destacados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Pref- de Pelotas - RS - Professor II - Filosofia
Ano de 2008
Segundo a LDB, o Art. 32 com Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006, o ensino fundamental
I. é obrigatório.
II. tem duração de 8 (oito) anos.
III. é gratuito na escola pública, iniciando-se aos 7 (sete) anos de idade.
Está(ão) incorreta(s)
a) apenas a I e a II.
b) apenas a I e a III.
c) apenas a II e a III.
d) apenas a I.
e) apenas a II.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CONESUL
Pref- de Pelotas - RS - Professor II - Filosofia
Ano de 2008
Assinale a alternativa cujo programa é um navegador da WEB.
a) eMule.
b) Kazaa.
c) Shareaza.
d) Opera.
e) BitTorrent.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDU ES - Professor de Filosofia
Ano de 2008
A palavra mito é usada habitualmente para significar alguma crença dotada de validade mínima e de pouca verossimilhança. Nesse sentido indica algo de irreal, que apenas existe na fantasia. O mito, porém, quando ligado à tarefa de esclarecer a existência humana no mundo, representa uma forma autônoma de pensamento. O mito é conhecimento que contém o imediato da experiência em uma unidade elaborada por um espírito integrador, nunca por um mero discurso racional e científico.
Arcângelo Buzzi. In: Introdução ao pensar - o ser, o conhecimento, a linguagem. Vozes, 1990, p. 85 (com adaptações).
Julgue os itens subseqüentes, com relação às idéias do texto acima.
Entender o mito significa abandonar a perspectiva onírica em prol de explicações lógicas e psicológicas.
A resposta correta é: