Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDU ES - Professor de Filosofia
Ano de 2008
A questão moral diz respeito ao agir consciente do ser humano. A própria racionalidade determina um certo distanciamento do sujeito em relação ao seu objeto para melhor avaliá-lo tendo em vista o estabelecimento de uma ação coerente em busca da felicidade.
A respeito da questão apresentada no texto acima em confronto com o tema cidadania, julgue os itens a seguir.
Atualmente o termo moral, que significa o conjunto dos costumes destinados a regular a ação dos indivíduos, é sinônimo perfeito do conceito de ética e descreve os fatos históricos que variam conforme a época.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDU ES - Professor de Filosofia
Ano de 2008
A questão moral diz respeito ao agir consciente do ser humano. A própria racionalidade determina um certo distanciamento do sujeito em relação ao seu objeto para melhor avaliá-lo tendo em vista o estabelecimento de uma ação coerente em busca da felicidade.
A respeito da questão apresentada no texto acima em confronto com o tema cidadania, julgue os itens a seguir.
Schopenhauer não entende a ética ligada à noção de dever, mas ligada à noção de que a contemplação da verdade é o caminho de acesso ao bem. Para ele, o ser humano só encontrará salvação na auto-anulação da vontade e na fuga para o nada.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEDU ES - Professor de Filosofia
Ano de 2008
A questão moral diz respeito ao agir consciente do ser humano. A própria racionalidade determina um certo distanciamento do sujeito em relação ao seu objeto para melhor avaliá-lo tendo em vista o estabelecimento de uma ação coerente em busca da felicidade.
A respeito da questão apresentada no texto acima em confronto com o tema cidadania, julgue os itens a seguir.
Uma vez que a moral, para Marx, cumpre uma função social, que é a de sancionar as relações e condições de existência de acordo com os interesses da classe dominante, fica justificada a classificação dada por ele à moral como infraestrutura ideológica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
A razão humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem completamente suas possibilidades. A partir da leitura do parágrafo acima, é correto afirmar que, para seu autor,
a) há questões que ultrapassam nossa capacidade de conhecer, mas que se impõem pela própria natureza da razão.
b) o conhecimento humano é incapaz de produzir respostas racionais aos problemas impostos pela natureza.
c) a razão humana é impotente em face dos enigmas da natureza, ainda que seja capaz de produzir conhecimento sobre si própria.
d) a razão humana tende naturalmente para o ceticismo.
e) a razão humana tende naturalmente para o dogmatismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Os juízos são analíticos quando a ligação do predicado ao sujeito neles é pensada como identidade; mas devem chamar-se juízos sintéticos aqueles em que esta ligação é pensada sem identidade. Poder-se-ia também chamar aos primeiros explicativos, aos outros extensivos, pois os primeiros não acrescentam nada ao conceito do sujeito por meio do predicado. Kant É exemplo de juízo analítico:
a) Todo homem é mortal.
b) Sócrates é filósofo.
c) Chove torrencialmente.
d) Corpos têm extensão.
e) Gosto de vinho.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
O ponto de ruptura situa-se no dia em que (x) e (y) [...] mostraram que o "sentido" não era, provavelmente, mais do que um efeito de superfície, uma reverberação, uma espuma, e que o que nos atravessava profundamente era o sistema [ou seja] um conjunto de relações que se mantêm, se transformam independentemente das coisas que essas relações religam. Foi possível mostrar, por exemplo, que os mitos romanos, escandinavos, célticos davam origem a deuses e heróis muito diferentes uns dos outros, mas que a organização que os liga (em culturas que se ignoravam umas às outras), as suas hierarquias, as suas rivalidades, as suas traições, os seus contratos, as suas aventuras obedeciam a um sistema único. M. Foucault É correto afirmar que os autores (X e Y) a que Foucault se refere têm como perspectiva teórica comum o
a) materialismo dialético.
b) empirismo-lógico.
c) estruturalismo.
d) pós-estruturalismo.
e) funcionalismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
O fogo vive a morte da terra e o ar vive a morte do fogo; a água vive a morte do ar e a terra a da água. Este excerto deve ser interpretado como um exemplo
a) da dialética ascendente de Platão, que parte da imagem para chegar à essência ou à idéia do ser.
b) da noção heraclitiana de um fogo primordial como princípio do devir do cosmos.
c) das perspectivas relativistas dominantes entre os sofistas contemporâneos de Sócrates.
d) da perspectiva empirista que caracteriza os escritos de Aristóteles.
e) da perspectiva epicurista, que valoriza simultaneamente a alma e os sentidos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Antes que se tornasse um atributo do pensamento ou uma qualidade da vontade, a liberdade era entendida como o estado do homem livre, que o capacitava a se mover, a se afastar de casa e sair para o mundo e a se encontrar com outras pessoas em palavras e ações. Essa liberdade, é claro, era precedida da liberação: para ser livre o homem deve ter-se libertado das necessidades da vida [...] A liberdade necessitava ainda da companhia de outros homens que estivessem no mesmo estado. H. Arendt No parágrafo acima, a autora
a) descreve a noção kantiana de liberdade como autonomia da vontade, ou seja, como regra que cada indivíduo dá a si mesmo.
b) contrasta as noções de liberdade em Hobbes e Rousseau, privilegiando a visão política deste último.
c) ressalta a inovação que representa a noção cristã de liberdade em relação à tradição grega.
d) descreve a noção generalizada a partir da modernidade que identifica liberdade com a vitória da vontade sobre o desejo.
e) apresenta a noção de liberdade como uma experiência política cujo domínio não era a consciência, mas a esfera pública.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
No plano do humano [...] o filósofo é o condutor. O mantenedor da justiça que deve reinar. E não tanto o que mantém a justiça quanto aquele que conduz os homens à justiça [...] à autonomia espiritual que é a consciência da relatividade do mundo sensível. É correto afirmar que, nesse excerto, Franklin L. e Silva tem como referência a visão
a) relativista dos sofistas e seu projeto político.
b) platônica do papel do filósofo.
c) agostiniana do compromisso do filósofo com a transcendência.
d) kantiana do papel da filosofia para o esclarecimento e a autonomia.
e) de A. Schopenhauer sobre a missão do filósofo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
No romance Emílio, o princípio básico do programa educacional de Rousseau consiste
a) na liberdade orientada pela razão.
b) em abandonar-se à voz dos instintos.
c) no desenvolvimento do senso estético.
d) em cultivar a instrução livresca.
e) no constrangimento físico e moral.
A resposta correta é: