Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
O que há de fundamental e básico [neste caso] é a constituição reflexiva do poder da razão de representar, na instância da subjetividade, a realidade naquilo que ela tem de objetivo. E com isso se fundamenta metafisicamente a apreensão lógico-matemática do real. É correto afirmar que, no parágrafo acima, Franklin L. e Silva refere-se à
a) importância da filosofia de Bacon para o desenvolvimento da ciência moderna.
b) gênese da filosofia analítica e de sua crítica às concepções correntes de linguagem.
c) importância da filosofia da A. Comte para a posterior constituição do empirismo-lógico.
d) concepção cartesiana de conhecimento que marca o pensamento moderno.
e) visão da Escola de Frankfurt acerca das relações entre sujeito e conhecimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"O exemplo clássico de subjetividade é Dom Quixote. Da primeira vez que fez um elmo, ele experimentou sua capacidade de resistir a golpes, e viu que não prestava; na segunda vez, já não experimentou, mas "supôs" que se tratava de um bom elmo. Esse hábito de "admitir" coisas dominou-o por toda a vida. Qualquer recusa a reconhecer fatos desagradáveis tem a mesma origem. (...) Leva-nos a admitir que temos um bom elmo, quando, de fato, qualquer espada poderia abrilo de alto a baixo. Nesse sentido, somos conduzidos à preguiça mental e, finalmente, ao desastre." (Bertrand Russell, Da Educação) Do ponto de vista de Russell, semelhante hábito mental deve ser substituído por meio
a) dos interesses da moral.
b) da educação estética.
c) da investigação lógica da linguagem.
d) da atitude científica.
e) do engajamento político.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Até agora se supôs que todo nosso conhecimento deveria regular-se pelos objetos; porém, todas as tentativas de estabelecer algo "a priori" sobre ele, através de conceitos, por meio dos quais nosso conhecimento seria ampliado, fracassaram sob essa pressuposição. Por isso, tente-se ver uma vez se não progredimos melhor nas tarefas da Metafísica, admitindo que os objetos devam regular-se pelo nosso conhecimento (...). O texto acima
a) ilustra de modo exemplar a ruptura do cartesianismo com a filosofia escolástica.
b) resume o ideal de conhecimento professado pelos empiristas britânicos.
c) resume a chamada "revolução copernicana" de Kant que serviu de orientação para a crítica da razão.
d) apresenta o ideal platônico de conhecimento ao propor que a filosofia se volte para os objetos do mundo intelígivel.
e) apresenta a orientação fenomenológica proposta por Edmund Husserl.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Nunca acreditei que um estudante pudesse orientar-se para a filosofia porque tivesse sede da verdade: a fórmula é vazia. É de outra coisa que o jovem tem necessidade: falar uma língua de segurança, instalar-se num vocabulário que se ajuste ao máximo às "dificuldades" (no sentido cartesiano), munir-se de um repertório de topoi, em suma, possuir uma retórica que lhe permitirá a todo instante denunciar a "ingenuidade" do "cientista" ou a "ideologia" de quem não pensa como ele. G. Lebrun Ao pensar o ensino de filosofia a partir dessa perspectiva, Favaretto destaca que
a) todo aluno está apto a filosofar, já que se trata, fundamentalmente, de um exercício de retórica.
b) a vivência dos alunos e o debate sobre suas ideologias constituem o ponto de partida de qualquer projeto atual de ensino de filosofia.
c) os alunos, através da leitura e da interpretação filosófica, educam-se para o domínio desta linguagem.
d) perdemos por completo a noção da história da filosofia como uma evolução na busca da verdade, restando-nos apenas a abordagem temática.
e) a filosofia deve progressivamente voltar-se para o desenvolvimento das competências da retórica e da expressão lingüística.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Somente os soldados são cantores. Algum cantor não é fumante. Conclui-se, logicamente, que
a) algum soldado é fumante.
b) algum soldado não é fumante.
c) algum fumante não é soldado.
d) algum cantor é fumante.
e) algum fumante não é cantor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
A educação que dialoga com a tradição é o antídoto à amnésia coletiva e a instantaneidade do mundo da mídia. Olgária Matos É correto afirmar que, de acordo com a autora,
a) a educação deve restaurar os métodos tradicionais de ensino a fim de resgatar o valor da autoridade.
b) o desafio da educação contemporânea é traduzir em recursos midiáticos a tradição da filosofia.
c) o diálogo entre a tradição e o mundo da mídia representa a grande oportunidade de renovação dos métodos escolares.
d) enquanto a educação não superar seus métodos tradicionais, ela não trará inteligibilidade para o mundo da mídia contemporânea.
e) o valor da tradição humanista em educação reside no seu potencial formador de um espírito capaz de pensar o presente.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
O filósofo empirista David Hume celebrizou-se por sua crítica à concepção clássica da causalidade. Qual das afirmações abaixo resume a posição desse filósofo acerca da relação de causa e efeito?
a) A causalidade é inteiramente estéril para o conhecimento dos objetos da experiência.
b) A causalidade indica uma ligação essencial, pois o ser do efeito está contido em potência no ser da causa.
c) A causalidade é dada a priori para o entendimento humano.
d) A causalidade é uma relação externa aos objetos, tributária do hábito e da repetição de seqüências observáveis na experiência.
e) A causalidade é inteiramente desprovida de validade no quadro conceitual do ceticismo humiano.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Todos os filósofos têm em si o defeito comum de partirem do homem do presente e acreditarem chegar ao alvo por uma análise dele. Sem querer, paira diante deles "o homem", como uma aeterna veritas, como algo que permanece igual em todo torvelino, como uma medida segura das coisas. Tudo o que o filósofo enuncia sobre o homem, entretanto, nada mais é, no fundo, do que um testemunho sobre o homem de um espaço de tempo muito limitado. Falta de sentido histórico é o defeito hereditário de todos os filósofos. É correto afirmar que a citação acima apresenta uma visão bastante característica
a) do jusnaturalismo dos séculos XVII e XVIII.
b) do pensamento sofístico de Protágoras.
c) do materialismo histórico e dialético de Marx.
d) do iluminismo kantiano.
e) do perspectivismo de Nietzsche.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Thomas Hobbes é conhecido por sua descrição do estado de natureza como um estado de guerra de todos os homens contra todos os homens. Para superar essa condição inicial de insegurança Hobbes propõe a instituição de um Estado
a) pautado por um ideal de isonomia e igualdade social.
b) civil mediante um pacto que transfere todo direito natural dos indivíduos a um soberano.
c) liberal que assegure o direito à propriedade privada e às liberdades do indivíduo.
d) pautado por valores democráticos, no plano político, e pelo mercado, no econômico.
e) fundado no despotismo esclarecido e nos ideais iluministas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Na Inglaterra e na França, o Iluminismo começa demolindo a velha forma do conhecimento filosófico: os sistemas metafísicos. Ele perdeu a fé no "espírito de sistema". Ele vê nesse espírito não a força, mas um obstáculo à razão filosófica. Mas ao renunciar, e mesmo ao opor-se diretamente, ao "espírito de sistemas" a filosofia do Iluminismo de modo algum abre mão do "espírito sistemático" (...). Ernst Cassirer No trecho acima, Ernst Cassirer assinala a posição dos iluministas diante dos sistemas metafísicos do século XVII. Segundo sua interpretação, é correto afirmar que
a) o Iluminismo foi um movimento filosófico que recusou todo e qualquer pensamento sistemático.
b) os iluministas franceses recusavam o pensamento sistemático, mas os ingleses o admitiam.
c) os iluministas ingleses recusavam o pensamento sistemático, mas os franceses o admitiam.
d) o Iluminismo considera o "espírito sistemático" como um entrave à atividade do filósofo.
e) é necessário distinguir entre "espírito de sistema" e "espírito sistemático" para compreender a crítica do Iluminismo à metafísica clássica.
A resposta correta é: