Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Há já algum tempo me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas opiniões falsas como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados, não podia ser senão mui duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências. Descartes A partir desse texto que abre as Meditações Metafísicas de Descartes, é correto afirmar que
a) a filosofia cartesiana toma como ponto de partida a dúvida metódica e só admite como verdadeiro o conhecimento que a ela for capaz de resistir.
b) o cartesianismo é uma modalidade moderna da filosofia cética, já que nega a evidência de todo o conhecimento que o precedeu.
c) a filosofia de Descartes não é capaz de demonstrar a verdade das teses que propõe, já que desde o início se pauta pela dúvida.
d) o cartesianismo tem aspirações modestas e recusa a possibilidade de fundar um conhecimento certo e indubitável.
e) a filosofia de Descartes pretende passar todo conhecimento pelo crivo da dúvida apenas para assegurar a veracidade da tradição metafísica que a precedeu.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
O homem é a medida de todas as coisas. Das coisas que são o que são e das coisas que não são o que não são. A frase acima é atribuída a Protágoras, um dos mais celébres sofistas. A partir dela deve-se inferir que um dos traços distintivos de sua filosofia é o
a) positivismo.
b) relativismo.
c) dogmatismo.
d) humanismo.
e) niilismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Nas práticas arcaicas, o discurso não constata o real, ele performativamente o faz ser. (...) No discurso "racional" diz-se que as coisas são tais; logo, diz-se a verdade: subordina-se a verdade ao real que ela enuncia. (...) A passagem às práticas racionais de veridicidade pode, portanto, ser descrita como uma inversão: da autoridade do mestre como abonador da realidade daquilo que ele fala à autoridade da realidade como abonadora da veridicidade do que diz o locutor. No texto supracitado, Francis Wolff aponta uma das várias diferenças fundamentais entre o discurso racional e o discurso arcaico ou mítico. A partir dele, é correto dizer que no discurso
a) racional a verdade e a realidade estão subordinadas a seu enunciador.
b) mítico a verdade impõe-se a partir da realidade das coisas, a despeito do mestre que o profere.
c) racional a verdade depende de práticas rituais que instituem a própria realidade.
d) racional a realidade é instituída performativamente pelo elocutor.
e) racional a verdade é subordinada à realidade das coisas que se busca descrever.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Descartes acreditava "nada saber" em física se não obtivesse o equivalente de uma certeza matemática. Nesse ponto, Locke toma Descartes ao pé da letra: estando estabelecido que uma tal certeza, na física, está fora de alcance, dela não podemos saber nada, propriamente falando. Essa resignação é o suficiente para mostrar que, muito embora a evidência demonstrativa não possa ser transferida para questões de fato, ela pode continuar desempenhando o papel de escala de apreciação. Gérard Lebrun Com base na comparação entre Locke e Descartes feita por Lebrun, é correto afirmar:
a) Apesar de empirista, Locke mantém a posição cartesiana que situa na demonstração matemática o modelo do conhecimento por excelência.
b) Ao reconhecer que a demonstração matemática não tem lugar na física, Locke rompe com o quadro epistemológico de Descartes.
c) A demonstração matemática não encontra lugar no quadro epistemológico desenhado por Locke, pois ela é destituída de fundamento empírico.
d) A física moderna, em vez da matemática, é que fornece o modelo de conhecimento tanto para o empirismo de Locke quanto para o racionalismo de Descartes, pois nela combinam-se a demonstração matemática e a testabilidade empírica.
e) Por ter compreendido Descartes de forma literal, Locke empreendeu uma crítica superficial ao cartesianismo, limitada à mera recusa das idéias inatas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Assinale a alternativa em que o argumento indutivo estabelece sua conclusão de modo mais forte.
a) Todos os passageiros desse trem carregam de 10 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 14 a 16 moedas.
b) Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 13 a 15 moedas.
c) Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 20 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 15 moedas.
d) Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 20 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 13 a 15 moedas.
e) Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 16 moedas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Berkeley está persuadido de juntar-se à certeza dos homens ao declarar que a palavra "ser" tem dois sentidos diferentes e dois sentidos apenas: o de "perceber" e o de "ser percebido". Dizer que um espírito existe é dizer que ele percebe (e também, acrescenta Berkeley, que ele quer e age). Dizer que uma coisa existe é dizer que ela é percebida. A idéia metafísica de um ser material situado por trás do objeto e, por essa razão, inacessível deve, portanto, ser rejeitada inteiramente. Ferdinand Alquié Segundo o texto de Alquié, é correto afirmar:
a) A ontologia de Berkeley o leva ao ceticismo, já que nega a existência da matéria e a validade das idéias gerais e abstratas.
b) As duas definições propostas por Berkeley implicam a recusa da noção metafísica de matéria e da filosofia da representação.
c) Para Berkeley, todo espírito percebe alguma coisa e, portanto, é forçoso admitir a existência da matéria.
d) Berkeley concede um estatuto problemático à existência dos objetos da percepção, pois, para ele, o referente de nossas percepções é sempre indeterminável.
e) A ontologia de Berkeley o inscreve na filosofia da representação, pois nossas percepções devem sempre corresponder a algo existente fora da mente.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"Considere a crença de um homem, que foi hipnotizado, de que a crença nele induzida pelo hipnotizador, qualquer que seja ela, é falsa; e suponha que essa é a crença que o hipnotizador induziu." (R. Chisholm, Teoria do Conhecimento) Logo, a crença em questão
a) equivale a uma tautologia.
b) está corroborada pelos fatos.
c) envolve uma contradição lógica.
d) é um juízo sintético a priori.
e) tem probabilidade de 50%.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
É logicamente necessário que p. Segue-se que
a) é logicamente possível que não-p.
b) não é logicamente possível que p.
c) é logicamente necessário que não-p.
d) não é logicamente necessário que p.
e) não é logicamente possível que não-p.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
Pensei que meu barco fosse maior do que ele é. Mediante uma análise lógica da linguagem, pode-se reconhecer que a sentença anterior envolve
a) uma petição de princípio.
b) uma ambigüidade estrutural.
c) uma dupla negação.
d) um imperativo hipotético.
e) um experimento crucial.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia
Ano de 2007
Como Nietzsche indica na Genealogia da Moral, ainda que os sentimentos de "dever" e de "obrigação pessoal" tenham se originado nas mais antigas relações entre os indivíduos, as relações entre comprador e vendedor, eles foram concentrados e monopolizados no dever e na obrigação a Deus. Desde então, quanto mais se exponencia a idéia de Deus, tanto maior será, proporcionalmente, o sentimento de dever e de obrigação em relação a ele. (...) Sendo assim, pode-se prever que o triunfo completo e definitivo do ateísmo libertaria a humanidade de todo sentimento de obrigação em relação à sua origem. Desde então, é por um único e mesmo movimento que se obtém o eclipse do "tu deves" e a emancipação do "eu quero" (...). Carlos A. R. de Moura A partir do texto supracitado, é correto afirmar que o ateísmo de Nietzsche
a) é apenas um corolário de sua análise da moral, não desempenhando nenhum papel central em sua filosofia.
b) visa apenas a desconstruir a idéia de dever, sem realmente preocupar-se com a crítica à idéia de Deus.
c) antecipa o marxismo, uma vez que, nele, a gênese do dever moral é situada nas relações entre comprador e vendedor.
d) não implica uma mudança completa da moral, pois fica intacto o estatuto positivo para o dever.
e) desempenha um papel estruturante em sua filosofia, uma vez que ele é um requisito para a emancipação da vontade.
A resposta correta é: