Questões de Filosofia
Assunto Geral
Banca VUNESP
Estado - SP - Professor de Filosofia
Ano de 2007
"Dizer que aquilo que é não é, ou que aquilo que não é é, é falso, ao passo que dizer que aquilo que é é, ou que aquilo que não é não é, é verdadeiro." (Aristóteles, Metafísica ) Observe as seguintes afirmações: I. Verdade e falsidade são características de proposições. II. Verdade e falsidade são características das coisas. III. "Ser" e "não ser" são elementos componentes de proposições. IV. "Ser" e "não ser" expressam a existência ou inexistência das coisas. V. A verdade consiste na correspondência entre proposições e coisas. Dentre as afirmações acima, as que expressam corretamente a concepção aristotélica de verdade e falsidade na passagem citada são apenas
a) I, III e V.
b) I, II e V.
c) II, III e IV.
d) III, IV e V.
e) II, IV e V.
A resposta correta é:
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Ano de 2007
"Mas se mãos tivessem os bois, os cavalos e os leões e pudessem com as mãos desenhar e criar obras como os homens, os cavalos semelhantes aos cavalos, os bois semelhantes aos bois desenhariam as formas dos deuses e os corpos fariam tais quais eles próprios têm." "Os egípcios dizem que os deuses têm nariz chato e são negros, os trácios, que eles têm olhos verdes e cabelos ruivos." (Xenófanes de Colofão, Fragmentos) A intenção desse filósofo pré-socrático com essas afirmações é
a) negar a existência de divindades.
b) afirmar a existência de divindades animais.
c) criticar uma concepção antropomórfica da divindade.
d) estabelecer a tese de que não há conhecimento.
e) afirmar a existência de uma única divindade.
A resposta correta é:
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Ano de 2007
"Se o sábio alguma vez der assentimento a algo, às vezes opinará; mas o sábio nunca tem opiniões; portanto, o sábio não dará assentimento a nada". (Cícero, Acadêmicos) Esse argumento do cético acadêmico Arcesilau, dirigido contra o estóico Zenão e sua definição de sábio, pressupõe algumas teses. Observe agora as afirmações a seguir: I. Há uma distinção entre conhecimento e opinião na definição de sábio. II. É possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso. III. O sábio vive imune às paixões. IV. Não é possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso. V. Onde há opinião, não há sabedoria. Dentre as afirmações acima, estão pressupostas no argumento apenas
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III, IV e V.
d) I, IV e V.
e) I, II e V.
A resposta correta é:
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Ano de 2007
"Tornamo-nos construtores ao construirmos e nos tornamos citaristas ao tocarmos cítara. Assim também, executando ações justas nos tornamos justos; e, executando ações moderadas, nos tornamos moderados." (Aristóteles, Ética a Nicômaco) Assinale a afirmação que expressa corretamente a definição de virtude contida na passagem acima.
a) A virtude é produto do hábito.
b) A virtude é uma técnica.
c) A virtude é conhecimento.
d) A virtude é o meio-termo entre dois vícios.
e) Não há diferença entre virtude e vício.
A resposta correta é:
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Ano de 2007
"Se todo homem tivesse a sagacidade suficiente para perceber sempre o forte interesse que o liga à justiça e à equidade, bem como o vigor mental suficiente para aderir com firme perseverança a um interesse geral e distante, em oposição aos encantos e vantagens de prazeres momentâneos, nesse caso nunca teria existido tal coisa como o governo ou a sociedade política; mas cada homem, seguindo sua liberdade natural, viveria em completa paz e harmonia com todos os demais." (David Hume, Investigação sobre os Princípios da Moral) Assinale a alternativa que expressa as idéias desse texto.
a) Governo e sociedade civil são absolutamente necessários para que haja paz e harmonia entre os homens.
b) Os homens podem, no estado atual de suas faculdades mentais, estabelecer naturalmente relações baseadas na paz e na harmonia.
c) Os homens necessitam de governo e sociedade política porque não são suficientemente inteligentes para perceberem por si mesmos a utilidade da justiça, da eqüidade, da paz e da harmonia como o interesse de cada um e de todos.
d) O homem, por natureza, jamais poderia exercer a sua liberdade e ao mesmo tempo viver em paz e harmonia com os demais.
e) E) Os homens são suficientemente sagazes para fazerem conciliar sempre a liberdade individual e o interesse geral.
A resposta correta é:
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Ano de 2007
"Na tua opinião, será que pode existir alguém mais feliz do que aquele que tem um juízo reverente acerca dos deuses, que se comporta de modo continuamente destemido a respeito da morte, que bem compreende a finalidade da natureza, que discerne que o máximo bem está nas coisas simples e fáceis de obter, e que o máximo mal ou dura pouco ou nos causa sofrimentos breves?" (Epicuro, Carta a Meneceu) Das afirmações que seguem, assinale aquela que, segundo a doutrina epicurista, está em conflito com as teses defendidas por Epicuro no trecho transcrito.
a) A felicidade consiste na saúde corporal e na tranqüilidade da alma.
b) Bem e mal residem nas sensações e a morte é a privação das sensações.
c) Felizes e imortais, os deuses punem os maus e recompensam os bons.
d) O adequado conhecimento dos desejos permite evitar os que são inúteis.
e) A conduta sábia busca o prazer e evita a dor.
A resposta correta é:
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Ano de 2007
"Foi Zenão o primeiro a dizer, no seu tratado Sobre a natureza do homem, que a felicidade é viver em concordância com a natureza, o que significa viver conforme à virtude; pois a natureza nos conduz a ela." (Diógenes Laércio, Vidas dos Filósofos VII) Essa é uma das principais teses do estoicismo. Considere agora estas afirmações: I. O mundo é um ser vivo, racional, animado e inteligente. II. As naturezas dos homens são partes da natureza do todo. III. Deus é causa do movimento do mundo. IV. Corpo e alma se relacionam de modo incognoscível ao homem. V. A alma humana é um fragmento da alma do Mundo. Dentre as afirmações acima, fornecem fundamentação metafísica para a citada tese de Zenão apenas
a) I, III e V.
b) II, III e IV.
c) II, IV e V.
d) I, II e V.
e) I, II e IV.
A resposta correta é:
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Ano de 2007
"É evidente que não é ofício do poeta narrar o que aconteceu; é, sim, o de representar o que poderia acontecer, quer dizer: o que é possível segundo a verossimilhança e a necessidade... Por isso a poesia é algo de mais filosófico e mais sério do que a história, pois refere aquela principalmente o universal, e esta o particular. Por "referir-se ao universal" entendo eu atribuir a um indivíduo de determinada natureza pensamentos e ações que, por liame de necessidade e verossimilhança, convêm a tal natureza." (Aristóteles, Poética ) Assinale o conceito aristotélico que fundamenta essas características da poesia.
a) Reprodução.
b) Verificação.
c) Versificação.
d) Argumentação.
e) Imitação.
A resposta correta é:
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Ano de 2007
"Mas, ainda que a razão seja suficiente, quando plenamente assistida e aperfeiçoada, para instruir-nos acerca das tendências úteis ou perniciosas das qualidades ou ações, somente ela não é suficiente para produzir aprovação ou censura moral. A utilidade é apenas uma tendência para um certo fim, e se o fim nos fosse completamente indiferente, seríamos igualmente indiferentes aos meios. Para que se escolham as tendências úteis e não as perniciosas é indispensável que se manifeste o sentimento. Esse sentimento é sempre o enaltecimento da felicidade da humanidade e a indignação frente ao seu sofrimento, pois são esses os diferentes fins que a virtude e o vício tendem a promover." (David Hume, Investigação sobre os Princípios da Moral) Assinale alternativa que expressa as idéias do texto acima.
a) A razão é plenamente suficiente para as avaliações morais e para a escolha da ação mais adequada à realização dos fins.
b) Quando se trata de escolhas morais, o sentimento é ao mesmo tempo o único critério de opção e o único instrumento de ação.
c) A razão e o sentimento se opõem um ao outro de modo absoluto e assim não podem estar ambos presentes na vida moral.
d) A virtude promove o bem e o vício conduz ao mal, independente da interferência da razão e do sentimento.
e) A razão nos informa acerca da utilidade das ações e o sentimento aprova ou desaprova essas ações na medida em que se mostrem conformes à realização da felicidade.
A resposta correta é:
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Ano de 2007
"Dizemos que a finalidade do cético é a tranqüilidade nas matérias de opinião...Pois, tendo começado a filosofar para julgar as representações e apreender quais são verdadeiras e quais são falsas, de modo a obter a tranqüilidade, deparou com uma discordância de igual força; e, não podendo decidila, suspendeu seu juízo sobre ela. Estando em suspensão de juízo, ocorreu-lhe casualmente a tranqüilidade nas matérias de opinião." (Sexto Empírico, Hipotiposes Pirrônicas) Em virtude dessa descoberta do cético pirrônico, assinale qual deverá ser seu procedimento para manter-se no estado de tranqüilidade.
a) Afirmar que as coisas são como aparecem.
b) Negar que as coisas são como aparecem.
c) Opor a todo argumento um argumento igual.
d) Manter-se em absoluto silêncio e completamente inativo.
e) Recusar-se a reconhecer os dados sensíveis.
A resposta correta é: