Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Deixaríamos que aos dois, ao justo e ao injusto, fosse permitido fazer o que quisessem; depois iríamos atrás deles observando para onde a paixão conduziria cada um. Em flagrante apanharíamos o homem justo a buscar o mesmo alvo que o injusto, por causa da ambição de possuir sempre mais, ambição que toda natureza busca como um bem e da qual, à força, a lei a desvia para levá-la ao respeito da eqüidade." (Platão, A Repúblic

a) Assinale a afirmação que está em conflito com os comentários acima.
a) Não há diferença natural entre o justo e o injusto.
b) Existe um bem natural.
c) Ninguém é naturalmente justo.
d) Natureza e lei se complementam.
e) A lei reprime as paixões.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Por onde conheces aquela unidade segundo a qual julgas os corpos? Pois se não a visses, não poderias julgar que estes não a alcançam perfeitamente; e se a visses com olhos corporais, não dirias com razão que eles distam muito da unidade, embora contenham algum vestígio dela? Pois com olhos corporais só vês coisas corporais. Donde se segue que é com a mente que a vemos. Mas onde a vemos? Se ela se encontrasse ali onde está o nosso corpo, seria inacessível ao que, no Oriente, formula juízos idênticos sobre os corpos. Portanto ela não está restrita a nenhum lugar particular; e, visto estar presente a quem quer que julgue de acordo com ela, segue-se que não está em parte alguma do espaço, e que não há lugar algum em que ela se não se encontre com sua eficácia." (Santo Agostinho, Da Verdadeira Religião) Assinale a afirmação que expressa o conteúdo do texto.

a) O conhecimento da unidade nos corpos é obtido pela observação dos mesmos.
b) A unidade dos corpos é um elemento intelectual do conhecimento que somente pode estar presente no espírito.
c) A unidade dos corpos é conhecida ao examinarmos como eles se situam em termos de espaço e tempo.
d) Não há unidade dos corpos, mas apenas pluralidade e diversidade.
e) A unidade dos corpos depende do ponto de vista que assumimos em relação a eles.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

No contexto geral da filosofia crítica de Kant, a imortalidade da alma é

a) apenas um dogma da religião.
b) um postulado da razão pura prática.
c) uma especulação metafísica comprovadamente falsa.
d) uma proposição teórica demonstrável pelo entendimento.
e) uma hipótese experimental da psicologia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Assim, pois, como há muitos homens de gosto pervertido, que preferem o verso à própria arte da versificação, por anteporem o ouvido à inteligência: assim, muitos homens amam as coisas temporais, isto é, históricas, mas ignoram a Divina Providência que origina e dirige os tempos, e por causa de seu apego temporal, não querem que passe aquilo que amam. Sua insensatez é comparável à daquele que, ao ouvir recitar um poema famoso, desejasse ouvir sempre uma só e mesma sílaba." (Santo Agostinho, Da Verdadeira Religião) A afirmação que expressa o conteúdo do texto é: A Na hierarquia proposta por Santo Agostinho, o intelecto é superior aos sentidos e essa superioridade deve servir de critério para julgarmos as coisas e os acontecimentos.

a) Na hierarquia proposta por Santo Agostinho, o intelecto é superior aos sentidos e essa superioridade deve servir de critério para julgarmos as coisas e os acontecimentos.
b) A sucessão temporal das coisas particulares é o que deve sobretudo reter nossa atenção quando desejamos conhecer a verdade.
c) Como cada coisa possui a sua particularidade no espaço e no tempo, devemos conhecer as coisas de modo separado da totalidade.
d) O objeto do amor humano deve ser buscado na diversidade das coisas temporais.
e) Não existe qualquer critério superior às coisas singulares a partir do qual possamos avaliá-las. 1767

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção de causalidade em Tomás de Aquino.

a) Tudo ocorre por intermédio de causas naturais e de acordo com o encadeamento físico das causas e efeitos, por meio do qual podemos conhecer os modos pelos quais se constituem os eventos, sem recorrer a qualquer causa extranatural.
b) Deus, como criador do universo, é a única causa atuante, qualquer que seja o gênero de eventos ou relações, de modo que o conhecimento de qualquer efeito no mundo supõe que o relacionemos diretamente com Deus como causa primeira e única.
c) Nosso conhecimento, devido às suas limitações, não alcança qualquer relação de causalidade e assim nada podemos saber acerca de como se determinam os eventos do mundo.
d) As causas são entidades ideais que só existem na mente.
e) Deus é a causa primeira de tudo que existe, o que não impede que exista um sistema de causalidade segunda, a partir do qual podemos conhecer, de maneira relativamente autônoma, o sistema do mundo existente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

O juízo de gosto, em Kant, tem como características:

a) ser singular e ter universalidade subjetiva.
b) ser interessado e ter universalidade objetiva.
c) ter interesse prático e ser particular.
d) ser desinteressado e ter universalidade objetiva.
e) ser interessado e ser um juízo estético.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Assinale a afirmação que expressa a doutrina da alma em Tomás de Aquino.

a) A alma é a forma do corpo, entendendo-se por isso uma funcionalidade biopsíquica que não sobrevive ao corpo.
b) A alma é forma substancial do corpo, portanto sua essência, e essa diferença autoriza a afirmar a imortalidade da alma.
c) Alma e corpo são completamente distintos a ponto de não podermos compreender como estariam unidos na condição atual do homem.
d) O que chamamos de alma é apenas a função intelectiva da matéria.
e) A alma é imanente ao corpo no sentido de uma forma que tão-somente organiza a matéria.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de conhecimento em Tomás de Aquino.

a) Conhecemos todas as coisas exclusivamente em Deus e por Deus.
b) O conhecimento é exercido pela alma e, portanto, é exclusivamente intelectual ou conceitual.
c) Devido à nossa condição sensível, estamos restritos unicamente ao conhecimento empírico.
d) O processo de conhecimento inclui primeiramente a percepção sensível e depois a abstração intelectual.
e) Qualquer conhecimento verdadeiro só pode ser fornecido pela fé.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

O método científico, tal como caracterizado por Galileu, consiste basicamente em

a) experiências sensatas e demonstrações necessárias.
b) induções por enumeração e argumentos transcendentais.
c) intuições evidentes e silogismos categóricos.
d) amostragens aleatórias e inferências estatísticas.
e) observações diretas e cálculo diferencial e integral.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Iniciando o estudo da percepção, encontramos na linguagem a noção de sensação, que parece imediata e clara: eu sinto o vermelho, o azul, o quente, o frio. (...) A sensação pura será a experiência de um "choque" indiferenciado, instantâneo e pontual. Não é necessário mostrar, já que os autores concordam com isso, que essa noção não corresponde a nada de que tenhamos experiência, que as mais simples percepções de fato que conhecemos, em animais como o macaco e a galinha, versam sobre relações e não sobre termos absolutos. Maurice Merleau-Ponty O trecho acima resume as linhas gerais da análise que o fenomenólogo Merlau-Ponty faz da percepção e, mais especificamente, da noção de "sensação", cara à filosofia moderna. A partir dele é correto inferir que:

a) Merleau-Ponty retoma integralmente a noção moderna de sensação adaptando-a sutilmente ao quadro conceitual da fenomenologia.
b) Merleau-Ponty nega a noção moderna de sensação, pois, para ele, não há percepção "pura" e toda a percepção inclui a apreensão de relações.
c) Para Merleau-Ponty a noção de sensação dos modernos é apenas um erro de linguagem sem maiores conseqüências.
d) Para Merlau-Ponty a percepção tem início com impressões sensíveis puras, desconectadas e sem relações umas com as outras.
e) Para Merleau-Ponty nossas sensações são dadas isoladamente à percepção e as relações entre elas são estabelecidas a posteriori pela imaginação e pela fantasia.

A resposta correta é:

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