Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Com as perguntas O que posso saber? e O que devo fazer? Kant caracteriza interesses da razão, que são, respectivamente:

a) metafísico e teológico.
b) antropológico e científico.
c) teórico e prático.
d) científico e religioso.
e) estético e psicológico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Assinale a afirmação correta quanto ao conhecimento em Descartes.

a) As percepções sensíveis são fundamento do conhecimento.
b) O instrumento privilegiado do conhecimento é o silogismo.
c) O preceito de clareza e distinção é a primeira regra do método de conhecimento.
d) A união substancial é critério de objetividade.
e) O paradigma de conhecimento é a lógica formal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Na quarta parte do Discurso do Método, dentre as características da essência de Deus listadas, a mais genérica é a

a) eternidade.
b) onisciência.
c) onipotência.
d) perfeição.
e) imutabilidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

E ainda que esteja decidido a falar aqui muito de figuras e números, porque não se podem pedir a nenhuma das outras disciplinas exemplos tão evidentes e tão certos, quem, no entanto, prestar atenção à minha idéia aperceber-se-á facilmente de que estou a pensar nada menos do que nas matemáticas vulgares e que exponho outra disciplina de que elas são mais roupagem do que partes. Esta disciplina deve conter efetivamente os primeiros rudimentos da razão humana e se estender para fazer brotar verdades a respeito de qualquer assunto. René Descartes A passagem acima refere-se a mathesis universalis que Descartes pretendia fundar e que influenciou intensamente o racionalismo moderno. A partir do mesmo texto, é correto afirmar que a disciplina a que Descartes se refere

a) é aplicável apenas aos objetos da matemática, como grandezas numéricas e figuras geométricas.
b) é a somatória dos métodos e resultados da aritmética e da geometria.
c) tem escopo bastante restrito, limitando-se apenas a objetos que podem ser traduzidos em números.
d) tem escopo de validade irrestrito, estendendo-se a todos os objetos da razão humana.
e) deriva suas proposições da observação, da experimentação e da generalização por indução.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Nas Meditações, Descartes apresenta o exemplo do pedaço de cera, que sofre modificações ao aproximar-se do fogo. Uma das conclusões obtidas nessa análise de Descartes é que

a) a quantidade de movimento na matéria nem sempre se conserva.
b) todo corpo é uma substância pensante.
c) a natureza da cera é conhecida apenas pelos sentidos exteriores.
d) a concepção que se tem da cera realiza-se na faculdade da imaginação.
e) só concebemos os corpos pelo entendimento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Segundo a Enciclopédia das Ciências Filosóficas, de Hegel, a arte

a) é uma das figuras do espírito absoluto.
b) é uma das figuras do espírito subjetivo.
c) é uma das figuras do espírito objetivo.
d) não é uma figura do espírito.
e) é um mero dado da intuição.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Indique a conjunção de características que define o conhecimento em Leibniz.

a) Realismo; atomismo; ceticismo.
b) Inatismo; determinismo; finalismo.
c) Contingência; empirismo; criticismo.
d) Imaterialismo; ocasionalismo; convencionalismo.
e) Dialética; materialismo; logicismo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Desta maneira, a evolução não é uma simples eclosão, sem esforço e sem luta, como a da vida orgânica, mas o trabalho duro e persistente sobre si mesmo. Por outro lado, não é uma evolução no sentido formal do termo, mas a produção de um fim com um determinado conteúdo. Este fim, definimo-lo desde o início: é o Espírito tal como ele é na sua essência, o conceito de liberdade. É correto afirmar que o texto acima é um claro exemplo de uma filosofia

a) da história teleológica e idealista.
b) da história materialista e dialética.
c) da história fenomenológica e existencialista.
d) política fundada no jusnaturalismo contratualista.
e) política moderna e liberal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Assinale a definição correta de idéia segundo Locke.

a) Idéia é sempre uma intuição intelectual.
b) Idéia é uma representação metafísica da realidade.
c) Idéia é conhecimento virtual presente no espírito.
d) Idéia é tudo que se encontra na mente.
e) Idéia é representação inata que possibilita o conhecimento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Sendo os homens, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. A maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar- se e unir-se em comunidade para viverem com segurança, conforto e paz umas com as outras, gozando garantidamente das propriedades que tiverem e desfrutando de maior proteção contra quem quer que não faça parte dela. Qualquer número de homens pode fazê-lo, porque não prejudica a liberdade dos demais; ficam como estavam na liberdade do estado de natureza." (John Locke, Segundo Tratado sobre o Governo Civil) A alternativa que expressa as idéias expostas no texto é:

a) A sociedade civil consiste na união de homens livres por natureza, para que todos em conjunto possam melhor desfrutar de suas propriedades.
b) Somente quando unidos numa sociedade civil os homens podem desfrutar da liberdade.
c) É o poder vigente na sociedade civil que institui a propriedade, razão pela qual deve prover os meios de sua preservação e proteção.
d) Liberdade e propriedade não existem no estado de natureza, e essa seria a principal razão que levaria os homens a unir-se na sociedade civil.
e) Os laços que unem os indivíduos na sociedade civil provêm de mecanismos de coerção, e não da livre concordância de todos.

A resposta correta é:

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