Questões de Filosofia

Assunto Geral

Banca FCC

Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Julgamos conhecer cientificamente cada coisa, de modo absoluto e não, à maneira sofística, por acidente, quando julgamos conhecer a causa pela qual a coisa é, que ela é sua causa e que não pode essa coisa ser de outra maneira. Aristóteles Dada essa definição de ciência que Aristóteles nos fornece nos Segundos Analíticos, é correto afirmar que, para ele, o conhecimento científico é sempre relativo

a) à opinião.
b) ao contingente.
c) ao necessário.
d) à moral.
e) às matemáticas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

Na visão positivista de Augusto Comte, o espírito humano passa por três estágios em seu desenvolvimento. O estágio mais avançado é o

a) mitológico.
b) científico.
c) metafísico.
d) teológico.
e) fictício.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Estado - SP - Professor de Filosofia

Ano de 2007

"Constato que posso produzir idéias em minha mente à vontade, variá-las e mudá-las sempre que achar adequado. Basta querer e imediatamente esta ou aquela idéia surge em minha mente, e pelo mesmo poder são apagadas e dão lugar a outras. Por produzir e desfazer idéias a mente é com justeza considerada ativa...Mas, qualquer que seja o poder que tenha sobre meus próprios pensamentos, constato que as idéias realmente percebidas pelos sentidos não têm semelhante dependência de minha vontade. Quando abro meus olhos pela manhã, não está em meu poder escolher se verei ou não, ou determinar que objetos se apresentarão à minha visão; o mesmo vale para a audição e os outros sentidos. As idéias neles impressas não são produtos de minha vontade. Há, portanto, alguma outra Vontade ou Espírito que as produz." (George Berkeley, Princípios do Conhecimento Humano) Considere estas afirmações: I. Uma idéia não pode ser causa de outra idéia. II. As idéias dos sentidos independem da vontade de quem as percebe. III. Toda idéia deve ter uma causa. IV. A mente pode ser ativa e passiva. Considerando-se a doutrina de Berkeley, estão pressupostas nesse raciocínio, dentre as afirmações acima, apenas

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I e IV.

A resposta correta é:

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Banca VUNESP

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Ano de 2007

"Entendo pelo termo impressão, portanto, todas as nossas percepções mais vívidas, sempre que ouvimos, ou vemos, ou sentimos, ou amamos, ou odiamos, ou desejamos ou exercemos nossa vontade. E impressões são distintas das idéias, que são as percepções menos vívidas, das quais estamos conscientes quando refletimos sobre quaisquer umas das sensações ou atividades acima mencionadas." (David Hume, Investigação sobre o Entendimento Humano) Assinale a afirmação que está em conflito com o texto supracitado.

a) Toda impressão é percepção.
b) Toda idéia é percepção.
c) A diferença entre impressão e idéia é de grau.
d) Toda percepção é impressão.
e) Toda sensação é impressão.

A resposta correta é:

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Pref- São Paulo - Professor de Ensino Médio - Filosofia

Ano de 2007

Segundo Kuhn, um campo científico é criado quando métodos, tecnologias, formas de observação e experimentação, conceitos e demonstrações formam um todo sistemático, uma teoria que permite o conhecimento de inúmeros fenômenos. A teoria se torna um modelo de conhecimento ou um paradigma científico. Uma revolução acontece quando o cientista descobre que os paradigmas disponíveis não conseguem explicar um fenômeno ou fato novo, sendo necessário produzir um novo paradigma (...). Marilena Chauí A passagem acima descreve a teoria do filósofo da ciência Thomas Kuhn que procura explicar os movimentos de transformação pelos quais passam as diversas ciências. A partir dele, devemos inferir que Kuhn é partidário

a) da tese segundo a qual a ciência progride e evolui constante e continuamente ao longo de sua história.
b) da tese segundo a qual as grandes transformações científicas resultam de rupturas radicais com quadros conceituais e procedimentos previamente existentes.
c) da tese segundo a qual a história da ciência é um continuum, no qual cada nova teoria pode ser considerada como um desdobramento lógico das precedentes.
d) da tese segundo a qual o essencial para o progresso da ciência é o desenvolvimento de métodos e a aquisição de novas tecnologias que tornem a observação mais precisa.
e) do positivismo, pois considera a ciência como um conjunto de conhecimentos testáveis empiricamente que progride cumulativamente ao longo da história.

A resposta correta é:

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Ano de 2007

"Se todo homem tivesse a sagacidade suficiente para perceber sempre o forte interesse que o liga à justiça e à equidade, bem como o vigor mental suficiente para aderir com firme perseverança a um interesse geral e distante, em oposição aos encantos e vantagens de prazeres momentâneos, nesse caso nunca teria existido tal coisa como o governo ou a sociedade política; mas cada homem, seguindo sua liberdade natural, viveria em completa paz e harmonia com todos os demais." (David Hume, Investigação sobre os Princípios da Moral) Assinale a alternativa que expressa as idéias desse texto.

a) Governo e sociedade civil são absolutamente necessários para que haja paz e harmonia entre os homens.
b) Os homens podem, no estado atual de suas faculdades mentais, estabelecer naturalmente relações baseadas na paz e na harmonia.
c) Os homens necessitam de governo e sociedade política porque não são suficientemente inteligentes para perceberem por si mesmos a utilidade da justiça, da eqüidade, da paz e da harmonia como o interesse de cada um e de todos.
d) O homem, por natureza, jamais poderia exercer a sua liberdade e ao mesmo tempo viver em paz e harmonia com os demais.
e) E) Os homens são suficientemente sagazes para fazerem conciliar sempre a liberdade individual e o interesse geral.

A resposta correta é:

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Ano de 2007

"Toda arte, toda filosofia, pode ser considerada como meio de cura e de auxílio a serviço da vida que cresce, que combate: pressupõe sempre sofrimento e sofredores. Mas há duas espécies de sofredores, primeiro os que sofrem de abundância de vida, que querem uma arte dionisíaca e, do mesmo modo, uma visão e compreensão trágicas da vida - e depois os que sofrem de empobrecimento de vida, que procuram por repouso, quietude, mar liso, redenção de si mesmo pela arte e pelo conhecimento, ou então a embriaguez, o espasmo, o ensurdecimento, o delírio". Essa passagem, extraída de A Gaia Ciência, de Nietzsche, evoca a relação do autor com o trágico e o dionisíaco. A mesma relação foi tratada em outro livro de Nietzsche, O Nascimento da Tragédia. Assinale a alternativa que expõe corretamente algum aspecto dessa relação em algum dos livros.

a) Em A Gaia Ciência, tal relação implica necessariamente assumir um pessimismo romântico.
b) Em O Nascimento da Tragédia, tal relação é pensada exclusivamente a partir da metafísica de Schopenhauer.
c) Em ambos os livros, tal relação mantém o mesmo vínculo com a noção de apolíneo.
d) Em A Gaia Ciência, tal relação é pensada como teorização da música de Wagner.
e) Em ambos os livros, tal relação funciona como critério para valores estéticos.

A resposta correta é:

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Ano de 2007

"Mas, ainda que a razão seja suficiente, quando plenamente assistida e aperfeiçoada, para instruir-nos acerca das tendências úteis ou perniciosas das qualidades ou ações, somente ela não é suficiente para produzir aprovação ou censura moral. A utilidade é apenas uma tendência para um certo fim, e se o fim nos fosse completamente indiferente, seríamos igualmente indiferentes aos meios. Para que se escolham as tendências úteis e não as perniciosas é indispensável que se manifeste o sentimento. Esse sentimento é sempre o enaltecimento da felicidade da humanidade e a indignação frente ao seu sofrimento, pois são esses os diferentes fins que a virtude e o vício tendem a promover." (David Hume, Investigação sobre os Princípios da Moral) Assinale alternativa que expressa as idéias do texto acima.

a) A razão é plenamente suficiente para as avaliações morais e para a escolha da ação mais adequada à realização dos fins.
b) Quando se trata de escolhas morais, o sentimento é ao mesmo tempo o único critério de opção e o único instrumento de ação.
c) A razão e o sentimento se opõem um ao outro de modo absoluto e assim não podem estar ambos presentes na vida moral.
d) A virtude promove o bem e o vício conduz ao mal, independente da interferência da razão e do sentimento.
e) A razão nos informa acerca da utilidade das ações e o sentimento aprova ou desaprova essas ações na medida em que se mostrem conformes à realização da felicidade.

A resposta correta é:

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Banca FCC

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Ano de 2007

O contratualismo esteve entre as posições dominantes da filosofia política moderna. A idéia de um contrato social que assegure a instituição de um estado liberal é característica de

a) Maquiavel.
b) Hobbes.
c) Hume.
d) Descartes.
e) Locke.

A resposta correta é:

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Banca VUNESP

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Ano de 2007

No contexto geral da filosofia crítica de Kant, a imortalidade da alma é

a) apenas um dogma da religião.
b) um postulado da razão pura prática.
c) uma especulação metafísica comprovadamente falsa.
d) uma proposição teórica demonstrável pelo entendimento.
e) uma hipótese experimental da psicologia.

A resposta correta é:

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